Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Thin logo

22 a 26 de Outubro de 2018

Tela cheia

APRESENTAÇÃO

21 de Março de 2018, 17:38 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5200 vezes

XXI SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA – SEMOC

 

ALTERIDADE, DIREITOS FUNDAMENTAIS E EDUCAÇÃO

 

22- 26 de Outubro de 2018

 

A Semana de Mobilização Científica - SEMOC - é uma atividade promovida anualmente pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), integrando a programação regular de atividades do calendário acadêmico desde 1998, organizada e executada democraticamente pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários), e já é uma tradição na cidade do Salvador.

Dentre seus principais objetivos, a SEMOC pretende estimular e socializar as iniciativas no campo da pesquisa científica, contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da função pesquisa para a Universidade, promover o intercâmbio intra e interinstitucional em torno da produção do conhecimento, e fomentar a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no Estado da Bahia, como também no âmbito nacional e internacional.

A série SEMOC tem gerado importantes desdobramentos para o fortalecimento da ambiência acadêmica, dentre os quais se inclui o estímulo à sensibilização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade universitária, com repercussões na produção e socialização da pesquisa científica, no intercâmbio de atividades culturais, na articulação entre os campi e entre diferentes instituições e na criação e aprofundamento de redes internacionais.

Neste já tradicional evento anual, docentes, discentes, funcionários, pesquisadores e comunidades realizam atividades diversas em torno das temáticas selecionadas, que inclui conferências, mesas redondas, jornadas de pesquisa, debates, apresentações de trabalho, oficinas e atividades culturais.

     A sucessão de temáticas centrais da série SEMOC demonstra um encadeamento lógico e tradutor do mérito privilegiado pela UCSal. Circunscrito nas preocupações explícitas com questões sociais e com princípios basilares de cunho universal, articula-se, dessa forma, com a proposta pedagógica institucional, como, também, evidencia a tendência de colocar no centro dos debates temas de ampla abrangência e de abordagem interdisciplinar.

            A cultura institucional de integração das diferentes áreas do conhecimento alicerça o portfólio acadêmico da UCSal. Para a XXI edição, a SEMOC traz como temática central Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação”, o que possibilita experienciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e entre as grandes áreas do conhecimento: exatas, da saúde e humanas.

Este tema se sincroniza, assim, com a diretriz institucional de pautar agendas que privilegiam reflexões de relevância social, que sejam efetivas e inovadoras na perspectiva de soluções para problemas reais que afetam a vida humana.