Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Thin logo

22 a 26 de Outubro de 2018

Tela cheia

APRESENTAÇÃO

21 de Março de 2018, 17:38 , por Ana Elisa Rocha - | 3 pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 22816 vezes

XXI SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA – SEMOC

 

ALTERIDADE, DIREITOS FUNDAMENTAIS E EDUCAÇÃO

 

22- 26 de Outubro de 2018

 

A Semana de Mobilização Científica - SEMOC - é uma atividade promovida anualmente pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), integrando a programação regular de atividades do calendário acadêmico desde 1998, organizada e executada democraticamente pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários), e já é uma tradição na cidade do Salvador.

Dentre seus principais objetivos, a SEMOC pretende estimular e socializar as iniciativas no campo da pesquisa científica, contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da função pesquisa para a Universidade, promover o intercâmbio intra e interinstitucional em torno da produção do conhecimento, e fomentar a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no Estado da Bahia, como também no âmbito nacional e internacional.

A série SEMOC tem gerado importantes desdobramentos para o fortalecimento da ambiência acadêmica, dentre os quais se inclui o estímulo à sensibilização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade universitária, com repercussões na produção e socialização da pesquisa científica, no intercâmbio de atividades culturais, na articulação entre os campi e entre diferentes instituições e na criação e aprofundamento de redes internacionais.

Neste já tradicional evento anual, docentes, discentes, funcionários, pesquisadores e comunidades realizam atividades diversas em torno das temáticas selecionadas, que inclui conferências, mesas redondas, jornadas de pesquisa, debates, apresentações de trabalho, oficinas e atividades culturais.

A sucessão de temáticas centrais da série SEMOC demonstra um encadeamento lógico e tradutor do mérito privilegiado pela UCSal. Circunscrito nas preocupações explícitas com questões sociais e com princípios basilares de cunho universal, articula-se, dessa forma, com a proposta pedagógica institucional, como, também, evidencia a tendência de colocar no centro dos debates temas de ampla abrangência e de abordagem interdisciplinar.

A cultura institucional de integração das diferentes áreas do conhecimento alicerça o portfólio acadêmico da UCSal. Para a XXI edição, a SEMOC traz como temática central Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação”, o que possibilita experienciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e entre as grandes áreas do conhecimento: exatas, da saúde e humanas.

Este tema se sincroniza, assim, com a diretriz institucional de pautar agendas que privilegiam reflexões de relevância social, que sejam efetivas e inovadoras na perspectiva de soluções para problemas reais que afetam a vida humana.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Comitê Executivo Científico

Profa. Dra. Silvana Sá de Carvalho, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Giorgio Borghi

Profa. Dra. Kátia Oliver Sá

Profa. Dra. Thais Novaes Cavalcanti

 

Organização

Mário Lázaro do Espírito Santo, PROPPG

Profª. Msc. Bárbara Cristina Teodoro de Carvalho, PROEXT

Mércia Dias, ASCOM

Cláudio Cunha, Cerimonial

Lucas Peixinho, Administração dos campi

 

Instituições Parceiras

 

- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

- Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)

- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP

- Universidad Catolica de Buenos Aires (Argentina)

- Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argetina)

- Universidade de São Paulo - USP

- Universidade do Minho – UMINHO (Portugal)

- Universidade de Coimbra (Portugal)

- Universidade Federal da Bahia – UFBA

- Universidade Federal de Sergipe (UFS)

- Universidade Federal do ABC - UFABC

- Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

- Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

- Universidade San Pablo di Arequipa (Peru)

- Universidade São Judas Tadeu (USJT)

- Universidade Salvador (UNIFACS)

 

OBJETIVO

 

O objetivo principal do evento é contribuir para a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no país. A XX Semana de Mobilização Científica – SEMOC inclui, dentre suas principais metas e contribuições:

  1. a) promover a difusão científico-cultural no âmbito universitário;
  2. b) articular iniciativas de produção do conhecimento de forma integrada entre os cursos de graduação e pós-graduação da UCSAL;
  3. c) incentivar e promover o intercâmbio científico e cultural entre os Centros de Pesquisa da Região, do País e do Mundo;
  4. d) contribuir para a reflexão sobre Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação tanto do ponto de vista teórico quanto de agendas que privilegiam reflexões sobre uma cultura ética de respeito e valorização das diferenças;
  5. e) criar redes de conhecimento interinstitucionais internacionais e nacionais, fortalecendo a produção e difusão do conhecimento científico de caráter interdisciplinar acerca do eixo temático ampliado;
  6. f) ampliar os impactos sociais e culturais através de ações integradas à temática.

g) ampliar as possibilidades de projetos de extensão (via projetos científicos, ações sociais, culturais e esportivas) relacionados com o tema Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação.