Ir para o conteúdo

Thin logo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

ARI Notícias

24 de Julho de 2014, 19:36 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Live - Intercâmbio Acadêmico: Você tem coragem de viver o mundo?

13 de Agosto de 2020, 14:17, por ascom



Relato da aluna do curso de Direito e intercambista - Açucena Chamusca

26 de Junho de 2020, 17:31, por ascom

"Olá querida Roberta!
 
Obrigada pelos esclarecimentos! Eu estou ótima, nessa fase final do intercâmbio, cada dia que passa fico mais emocionada e saudosa com tudo que vivi (e também deixe de viver - coronavírus). 
 
Estou tentando aproveitar ao máximo tudo que me cerca aqui no Porto, e sempre que fico com saudade de casa, ou triste por algum motivo, só é sair para dar um passeio que as ruas dessa cidade linda me abraçam.
 
Conheci pessoas que quero levar para vida toda e vivi momentos que contribuíram imensamente para o meu crescimento pessoal. Sou muito grata a Universidade Católica por ter um programa tão interessante, que consegue abrir inúmeras portas para os estudantes. E claro, sou grata por ter tido seu acompanhamento desde o início, fazendo com que esse processo fosse mais simples e cheio de carinho e cuidado.
 
A vivência na Universidade em Portugal abriu minha mente para tantas coisas... tenho de fato, muitas novidades! Amo o meu curso, mas descobri aqui na Europa um curso que é tão, mas tão a minha cara e que sempre tive a vontade de cursar, mas que no Brasil não é tão viável. Estou pensando em fazer um master não muito ligado ao direito quando acabar o bacharelado na UCSAL... já estou até pesquisando como funcionam os cursos de Gestão e Hospitalidade na Itália e na Espanha... nem acredito que estou te dizendo isso hahahaha. Antes do intercâmbio estudar fora era uma coisa tão distante, e agora consigo perceber que sou capaz de estar aqui, e que sou habilitada a conseguir muitas outras coisas na minha vida acadêmica.
 
Espero muito que você esteja bem e não vejo a hora de poder te dar um abraço e contar todas as novidades que esse intercâmbio proporcionou na minha vida. 
 
Escrevo esse email de fato muito emocionada...
 
Grande beijo,
 
Açucena "


Abertas inscrições para o Programa Bolsa Graduação 2S – Santander

27 de Maio de 2020, 23:09, por ascom

Mais informações:  www.becas-santander.com/pt



Isla, aluna de Direito, relata sua experiência em Portugal

19 de Maio de 2020, 13:32, por ascom

Após 1 Mês e meio de quarentena, devido a pandemia do COVID-19, a situação começa a melhorar na cidade do Porto (Portugal), embora não fosse esse o sonho de intercâmbio de nenhum intercambista, não posso dizer que esse momento foi de todo mal. Estive perto de pessoas incríveis que me ajudaram a passar por este momento da melhor forma possível. 

Os portugueses desde o início da pandemia seguiram as recomendações, e mesmo com o fim do isolamento social o uso dos EPI’s como máscara e viseiras seguem sendo obrigatórios, sob pena de multa por descumprimento. Esta medida tem como objetivo evitar o alastramento de modificações da doença como tem sido noticiado por outras regiões que romperam o isolamento. 

Umas das principais diferenças notadas entre a pandemia enfrentada por Portugal e a que vem assolando o Brasil, está na estrutura das unidades médicas de saúde, bem como a qualidade de vida, além de que em termos políticos, existia certa unidade e todos trabalharam para frear os números de contaminações e consequentemente de casos graves e mortes.  Em nenhum momento trataram a doença como “gripezinha” ou associaram esta fase como propiciais a passeios, passeatas, festas e outras aglomerações. 

Embora o isolamento social neste momento tenha sido flexibilizado, o retorno tem sido parcial e com muita cautela. As aulas seguiram através da plataforma zoom, até o fim do semestre para o curso de Direito, pois não é exigido aulas práticas laboratoriais. 

Com o fim deste período pude conhecer a Ribeira, um dos pontos turísticos do centro de Porto e que possui um dos monumentos mais importantes que é a ponte do Rio D’Oro o mais importante de Porto. 

 

                                          

                                

 



Açucena, aluna de Direito, relata sua experiência em Portugal

19 de Maio de 2020, 13:14, por ascom

As aulas onlines estão sendo bem eficientes e estou conseguindo acompanhar. Os professores e toda a Universidade Portucalense estão bem preparados, e claro, sendo compreensivéis, com toda essa situação.
 
Infelizmente estamos vivendo um momento atípico, mas de maneira geral cresci muito nesses 3 meses em Portugal, seja no quesido acadêmico, bem como no pessoal. Estou muito orgulhosa em estar conseguindo vivenciar tudo isso sozinha, e também muito feliz em ter conhecido pessoas incríveis. 
 
                                           
 
                                           


A internacionalização da Universidade Católica do Salvador é um sucesso!

30 de Março de 2020, 15:40, por ascom

"Nas férias pude descansar bastante e aproveitar o que esse país tem para me oferecer, conheci lugares lindos, encantadores e também pude passar um pouco do meu dia a dia para a minha mãe, que veio visitar-me. Está semana começou as aulas e o sentimento de ansiedade, medo é o mesmo que sentir no semestre anterior e busco o motivo e não encontro, capaz seja porque é um recomeço, pessoas novas, professores novos, desafios novos ... Eu pensei que estaria mais tranquilo para esse novo semestre, mas o mix de emoções são os mesmos.

Cada vez mais me impressiono com a arquitetura daqui, há um pouco de tudo e como os argentinos são acolhedores e principalmente com os brasileiros que para eles o Brasil é um país muito importante e lindo. Este intercâmbio está sendo muito importante para mim, porque sinto o quanto amadureci pessoalmente e hoje vejo a vida mais simples".

 

 

#Internacionalização #UCSAL #Argentina #Intercâmbio



Vaga de estágio

25 de Novembro de 2019, 16:30, por ascom

Assessoria de Relações Internacionais - ARI, abre edital para vaga de estágio.

Confira o edital, aqui.



Aluna Juliana do curso de direito compartilha sua experiência na Univ. do Porto

19 de Novembro de 2019, 14:43, por ascom

Ei! Já faz um tempinho que estou aqui,né? Agora parece está um pouco mais fácil e, ao mesmo tempo, difícil. 

Confesso que ainda não sou boa na cozinha, então minha comida ainda não estar sendo das melhores, porém ainda tenho esperanças de que, até o final do intercâmbio, consiga virar uma super chef hahaha
Aqui já conheci Guimarães uma cidade pequena, bonita e que possui um castelo e ruínas que são muito interessantes. Comemorar meu aniversário aqui, também, foi incrível, pois fui a Fátima e lá é lindo e tem uma energia maravilhosa. Amei!
A minha primeira viagem para fora de Portugal foi com a própria U.Porto. Fomos para a feira de empregos na Universidade de Vigo, na Espanha no qual pude conhecer empresas internacionais que oferecem suporte aos recém formados, além disso foi a grande oportunidade de conhecer a cidade que é muito bonita. Achei maravilhoso a U.Porto nos levar, uma vez que demonstra que a Universidade transcende os limites nacionais e nos proporciona essa transcendência também.
Sabe, estou adorando tudo isso, principalmente, as dificuldade, porque elas estão me fazendo crescer muito. A rotina de pensar e fazer eu mesma tudo e morar sozinha não é fácil, a carga horária de estudos é pesada, estou com saudades de mainha, do meu pai, irmã e amigos, porém estou vivendo tantas coisas novas que consigo sim aguentar. 
Ah! Só não sei se consigo aguentar o frio,né? Ai, saudades do verão de Salvador hahaha! Brincadeira, até o frio está interessante para mim. Olha, Já estou até começando a me acostumar em sair toda "encazacada" com 3 blusas e duas calças haha
 
Beijos,
 
Juliana Magalhães.
 
                                              


Aluno Clebson Luis conta sua experiência na Universidade Católica de Córdoba - Argentina

19 de Novembro de 2019, 11:41, por ascom

"Estou no meu 4º mês de intercâmbio e as experiências e descobertas só fizeram aumentar. Por esse período fiz muitos trabalhos práticos e aprendi muito, em principal com a matéria de sistemas digitais II que me fez trabalhar com um novo software que aqui na Argentina já se usa e recém chegou no Brasil, e é uma ferramenta que pode agregar muito aos nossos trabalhos.  Agora estou na reta final da faculdade, na qual estou preparando-me para fazer as provas finais. 
Mês passado tive a oportunidade de conhecer uma parte da Patagônia e foi encantador, Bariloche sem dúvidas foi uma das cidades mais lindas que eu conheci aqui na Argentina, sua paisagem é como uma pintura artística e a arquitetura é deslumbrante, totalmente distinto do que já vi na vida. 
 
Tive a oportunidade de fazer um trabalho sobre Salvador, na qual falei um pouco sobre a história e seus pontos turísticos e foi muito gratificante trazer um pouco da minha cidade para um outro país e também fiz um trabalho de paisagismo na qual fizemos todo um estudo sobre um canal de Córdoba e depois fizemos uma intervenção em uma zona de este canal. A faculdade vem agregando-me muito e o intercâmbio acrescentou muito em minha vida profissional e pessoal."
 
                                             


Aluna Laira Nery Brito conta sua experiência em Lisboa - Portugal

18 de Novembro de 2019, 14:43, por ascom

" Há pouco mais de 2 meses iniciei uma experiência incrível que levarei comigo por toda a vida. Chega a ser difícil resumir tudo que tenho aprendido, vivido e o quanto é incrível. Acordar todos os dias em um país tão diferente, cheio de coisas, pessoas, comidas e lugares novos é desafiador, às vezes bate a saudade de toda rotina, família e amigos...  , mas ao mesmo tempo dá vontade de sair caminhando pela cidade, cheia de lugares bonitos e que está ficando cada vez mais fria (a parte do frio não é tão interessante assim).

Esses meses que passaram era verão aqui e o clima estava ótimo, o dia escurecia bem tarde e as pessoas sentavam nos gramados, iam à praia e saiam para lugares abertos à noite, fiz bastante essas 3 coisas. Recentemente precisei comprar casacos e mudar um pouco a rotina, mas confesso que achei até que seria pior minha adaptação ao frio, afinal, meu inverno não tinha menos de 20°. 

Visitei muitas cidades nesse tempo também, todas elas aqui mesmo de Portugal, e estou vendo passagem para conhecer os países próximos, mas isso só nas férias. Além dos lugares, conheci muitas pessoas nesse tempo, a maioria brasileiros, apesar de estar em Portugal os brasileiros que aqui estão são muitos e a semelhança do país de origem logo nos aproxima, assim fica mais difícil sentir saudades de casa.

E por falar em saudade, já chorei algumas vezes ao ligar para minha família ou falar com minhas amigas, achei que não sentiria tanto por já morar só em Salvador, mas com toda essa distância e a ciência da impossibilidade de os verem tão logo, a saudade às vezes bate mesmo, mas meus avós até vieram passar uma semana aqui, o que amenizou essa falta de casa.

Quanto à vida acadêmica aqui, não é tanto quanto passear e vivenciar a arquitetura e o urbano olhando os prédios e paisagens, mas é interessante também. Matérias diferentes, agregar conhecimentos únicos ao currículo, entender novos jeitos de projetar.. é uma enorme gama de conhecimentos a serem levados."