Ir para o conteúdo

Thin-logo

Tela cheia

Perguntas Frequentes

21 de Março de 2017 , por Ana Elisa Rocha -
Visualizado 166 vezes

- Quais são os tipos de programas de intercâmbio da UCSAL? 

 

Hoje a UCSAL possui três possibilidades de Mobilidade Internacional:

 

Uma é através da seleção feita anualmente pela UCSAL, onde o aluno passando pela seleção, escolhe a Universidade que deseja estudar e normalmente através deste convênio o aluno fica isento do valor do curso na Universidade escolhida, porém todas as custas de viagem, passagens, taxas, etc. são por conta do aluno.

 

 A outra modalidade de intercâmbio, também anual, é através de uma parceria com o Banco Santander, que concede bolsas e havendo um processo de seleção, junto a UCSAL, onde o aluno é contemplado com a bolsa para custear as passagens, taxas, seguro de saúde, estadia, etc..., devendo ser uma Universidade conveniada à UCSAL.

 

A última modalidade é a bolsa sanduíche de doutorado, financiada pela CAPES, onde o aluno de doutorado, passando pelo processo de seleção, escolhe a Universidade conveniada e recebe uma bolsa pelo período de 1 ou 2 semestres para fazer seus estudos.

 

Estamos sempre buscando melhorias na área e cada vez mais novidades, por isso todos precisam estar sempre ligados no site para saberem das novidades. 

 

- Como funciona o processo seletivo para um intercâmbio através da UCSAL?

 

Normalmente o aluno precisa estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação (a não ser que seja um processo específico), deve ter integralizado todos os créditos referentes aos 2 primeiros semestres, possuir 18 anos completos até a data de saída do país, ter bom conhecimento da língua do país de destino (comprovado), média total maior ou igual a 7,5, produções, artigos, participação em grupos de pesquisa, participação em eventos, etc..., mas cada processo seletivo tem seu edital, onde tudo vem explicado.

 

- Quando ocorrem as inscrições para os programas de intercâmbio?

 

Basicamente duas vezes ao ano ao final para saírem no início do próximo ano, e nos primeiros meses para saírem ao meio do ano (mas podem ser mais).

 

- O conhecimento do idioma do país de destino é obrigatório? 

SIM, e deve ser comprovado!

 

- Preciso traduzir documentos. Quais fontes e locais devo procurar?

Para algumas Universidades é necessário traduzir documentos é importante que sejam tradutores juramentados. 

 

- Onde posso obter informações sobre passaporte, vistos e documentos necessários para viajar para o exterior?

Todas as informações sobre vistos e passaportes podem ser obtidas no site da Polícia Federal. Para a obtenção de Visto, recomenda-se entrar em contato com o consulado do país de destino para esclarecer as eventuais dúvidas.

 

- Como me hospedar no país estrangeiro?

Algumas Universidades Conveniadas oferecem benefício como alojamento, porém recomendamos que o estudante esteja sempre atento à referências, no próprio site, com alguém conhecido que já tenha ido, pedir referência ao escritório de Relações Internacionais do país de destino, etc...