Ir para o conteúdo

Thin logo

Tela cheia

Perguntas Frequentes

21 de Março de 2017, 14:14 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1206 vezes

         a) Quais são os tipos de programas de intercâmbio na UCSAL?

 

 hoje, a Universidade Católica do Salvador possui três tipos de Mobilidade Internacional; 

 

A primeira: Através de um processo seletivo da instituição, normalmente realizada duas vezes por ano, ou seja, no primeiro e no segundo semestre.

 

Por conta do convênio da UCSAL com as universidades parceiras, o aluno fica isento do valor do curso enquanto estiver no período de intercâmbio acadêmico nas duas instituições (universidade de origem e universidade de destino), entretanto, questões como: custos da viagem, passagem, hospedagem, visto, seguro saúde... São de total responsabilidade do aluno.

 

A segunda: O Banco Santander, anualmente, em razão da parceria com a instituição, concede bolsas através de um processo seletivo. O aluno selecionado é contemplado com uma bolsa auxílio para custear despesas como passagem, hospedagem, visto, seguro saúde… 

Vale ressaltar que deverá ser uma Universidade conveniada com a UCSAL e com o Banco Santander.

 

A terceira:  A bolsa sanduíche de doutorado, financiada pela CAPES.

Após o processo seletivo, obtendo a aprovação, o aluno escolhe a Universidade a qual fará o período de estudos e recebe uma bolsa de auxílio, pelo período de 1 ou 2 semestres.

         b)   Como funciona o processo seletivo para um intercâmbio através da UCSAL?

 

  Normalmente o aluno precisa: estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação (a não ser que seja um processo específico), possuir 18 anos completos até a data de saída do país, ter conhecimento comprovado da língua do país de destino, média global do curso total maior ou igual a 7,0, além de produções, artigos, participação em grupos de pesquisa, participação em eventos, etc. Contudo, no edital de cada processo seletivo é possível encontrar detalhadamente os critérios de inscrição e o barema para julgamento de títulos.

          c)   Quando ocorrem as inscrições para os programas de intercâmbio? 

 

Geralmente em dois períodos (podendo ocorrer mais de um Edital ao mesmo tempo); ao início do ano; para o intercâmbio no segundo semestre e do meio/final do ano para o intercâmbio início do próximo ano.

         d)   O conhecimento do idioma do país de destino é obrigatório?

 

  Sim, e deve ser comprovado por meio de certificação

         e)   Preciso traduzir documentos. Quais fontes e locais devo procurar?

 

Caso alguma Universidade solicite a tradução de documentos é importante que sejam feitos com tradutores juramentados.

         f) Onde posso obter informações sobre passaporte, vistos e documentos necessários para viajar para o exterior?


 Informações sobre passaportes podem ser obtidas no site da Polícia Federal. Sobre o visto e demais documentações, recomenda-se que entre em contato diretamente com o consulado do país de destino para esclarecer as eventuais dúvidas. Porém, costumamos acompanhar e auxiliar de perto a todos os nossos alunos durante o processo para a obtenção da documentação necessária para a sua mobilidade.