Durante todo o decorrer do ano, a Universidade disponibiliza recursos financeiros no seu orçamento para a atualização permanente das indicações bibliográficas dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, sendo que, para a Graduação, no início do semestre as aquisições são mais representativas.
O Plano de Atualização e Expansão do Acervo pavimenta-se a partir da Coordenação dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação – que representam o elo entre a Biblioteca e os demais membros do corpo docente e instâncias colegiadas ligadas aos cursos e programas. O plano prioriza as indicações dos docentes referentes às bibliografias básicas e complementares, de acordo com as necessidades de cada componente curricular, de modo a disponibilizar as bibliografias renovadas, adequadas aos currículos e em quantidade compatível com o número de alunos de cada curso.
As bibliotecas universitárias são um reflexo direto da importância e relevância da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no contexto das instituições. Portanto, qualquer mudança no currículo gera atualização das indicações bibliográficas que, por isso, estão contempladas, permanentemente, no processo de aquisição de livros e outros materiais bibliográficos.
O Sistema de Bibliotecas, a cada cinco anos, traça uma política de aquisição, expansão e atualização dos acervos. A cada semestre é feita uma revisão dos quantitativos estabelecidos procurando adequá-los aos atuais programas e às novas necessidades dos cursos.