Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Biblioteca

Eventos

RENOVAÇÃO ON-LINE

Renove o prazo de  empréstimo de itens que você retirou da Biblioteca.

(Aluno)

 
RESERVA ON-LINE

Faça a reserva do documento que você não conseguiu emprestado da   Biblioteca.

(Aluno)
 

 Voltar a Home
Tela cheia

Biblioteca

1 de Agosto de 2014, 9:11 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 97020 vezes

Clique aqui

 

A UCSAL dispõe de um Sistema composto de uma Biblioteca Central e um Memorial, instalados nos Campi da Federação e de Pituaçu, com acervos especializados nas respectivas áreas dos cursos.

O foco das ações está centrado no enriquecimento, atualização e ampliação do acervo, na qualificação do pessoal e na adequação e uso das novas tecnologias disponíveis. Há que se ressaltar, também, o desenvolvimento institucional com o crescimento dos serviços, dos demais acervos, das áreas físicas e das instalações.

O acervo do Sistema de Bibliotecas é constituído de: livros, periódicos (jornais, revistas), obras de referência (dicionários, enciclopédias, manuais técnicos, relatórios, etc), teses, dissertações, monografias, projetos experimentais, mapas e multimeios (CD, CD-Rom, DVD, etc), documentos digitais e partituras pertencentes ao acervo de Música da UCSal, sendo algumas, inclusive, raras. Fazem parte ainda do acervo os projetos experimentais do Curso de Comunicação, alguns que alcançaram prêmios nacionais e as monografias do Curso de Serviço Social, primeiro a ser oferecido no Estado da Bahia, contemplando estudos inéditos na área.

A cobertura temática desse acervo atende às áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, bem como a formação sociocultural da comunidade acadêmica usuária.
Merece destaque o acervo do Memorial da Universidade composto de obras raras, e obras esgotadas algumas dos séculos XVII a XIX com, aproximadamente, 29.872 volumes.

Em maio de 2012, passou a funcionar nas dependências da Universidade o Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro – CDPB com, aproximadamente, dez mil volumes de obras raras ou inéditas, nas áreas de Filosofia, Pensamento Político, Sociologia e Antropologia.

Esses valiosos acervos subsidiam as pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UCSal.

Atualmente o acervo da Universidade é constituído de 355.108 livros, 8.357 periódicos, 7.031 multimeios e 839 documentos eletrônicos e encontra-se disponível para consulta no portal da UCSAL.

As instalações físicas das bibliotecas são amplas, confortáveis e adequadas para atenderem ao número de usuários. Os ambientes são climatizados e bem iluminados. Possuem salas de leitura, com cabines para estudo em grupo, bancadas  individuais de estudo, salas multimídias, salas para orientação às Teses, Dissertações e Trabalho de Conclusão de Curso.

Os usuários têm livre acesso a todas as dependências das bibliotecas, que são bem sinalizadas, facilitando aos alunos o acesso à informação.
As instalações para o acervo abrigam, ainda, microcomputadores que podem ser utilizados para a realização de consultas ao acervo, empréstimos e acesso a Internet. Os ambientes de todas as bibliotecas da Universidade estão em condições de acessibilidade a portadores de necessidades especiais, com rampa de acesso ou elevadores.

  

089 antiplagio abnner 01

Capes1 

Bdtd1

Bdtd 01

Bot es banco de disserta es d 02