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POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO

26 de Agosto de 2021, 12:48 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Política de Atualização e Expansão do Acervo se pavimenta, a partir da Coordenação dos Cursos – que representa o elo entre a Biblioteca e os demais membros do corpo docente e do NDE. O Plano prioriza as indicações dos docentes referentes às bibliografias básicas e complementares, de acordo com as necessidades de cada componente curricular, de modo a disponibilizar as bibliografias renovadas, adequadas aos currículos e em quantidade compatível com o número de alunos de cada curso. 

Os Coordenadores e Professores encaminham o formulário padrão de Solicitações e Atualização de Obras. Os alunos também participam do processo de indicação de material bibliográfico, através de sugestões encaminhadas às bibliotecas. Outra medida adotada é o estudo da demanda através do serviço de reserva de livros. Os títulos mais procurados são sempre contemplados na aquisição de novos exemplares. 

Semestralmente, a Biblioteca solicita aos coordenadores de cursos as indicações dos docentes para atualização das bibliografias para o semestre seguinte, de modo a planejar a aquisição dos novos títulos requisitados. A Universidade disponibiliza recursos financeiros no seu orçamento para a atualização permanente das indicações bibliográficas.

O Coordenador do curso deverá enviar o ementário atualizado para a biblioteca que faz o levantamento bibliográfico, ou seja, identifica os títulos existentes e sugere títulos para as obras solicitadas ainda não disponíveis na Biblioteca. Após o levantamento, o coordenador deverá avaliar se as sugestões da biblioteca atendem às suas necessidades e após a sua revisão deverá enviar à Biblioteca, para, se for o caso, realizar o levantamento e a análise da quantidade de exemplares e obras que deverão ser adquiridas. O próximo passo é o envio do referido levantamento ao Setor de Compras da Universidade, responsável pela cotação de preços junto às editoras e pela compra dos títulos indicados. Destaca-se neste processo a importância da parceria entre a Biblioteca e a coordenação de curso, professores, procuradoria institucional e setor financeiro.