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POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

5 de Agosto de 2014, 10:47 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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As bibliotecas universitárias são um reflexo direto da importância e relevância da qualidade do ensino, pesquisa e extensão no contexto das instituições.

A aquisição, expansão e atualização do acervo contemplam ações com prioridades para:

  • atender às bibliografias básicas e complementares dos cursos;
  • manter o acervo atualizado e condizente com as necessidades dos cursos;
  • contemplar a demanda de usuários.

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos contemplam as bibliografias básicas e complementares indicadas para todas as disciplinas. Com base nessas indicações bibliográficas, as bibliotecas adquirem os livros constantes dessas bibliografias.

Qualquer mudança no currículo gera atualização das indicações bibliográficas que, por isso, estão contempladas, permanentemente, no processo de aquisição de livros e outros materiais bibliográficos.

A outra medida adotada para a permanente atualização dos acervos, no âmbito dos cursos, foi a de inserir, semestralmente, no “Calendário Acadêmico”, a data da entrega, pelos professores, da Bibliografia adotada para o semestre seguinte, cujo formulário encontra-se disponível aqui.

O Sistema de Bibliotecas, a cada cinco anos, traça uma política de aquisição, expansão e atualização dos acervos, com revisão semestral dos quantitativos estabelecidos, procurando adequá-los aos atuais programas, às novas necessidades do Curso e aos padrões recomendados pelo MEC.

Com essas medidas, procura-se assegurar uma evidente relação dos acervos das bibliotecas com os Projetos Pedagógicos dos Cursos, assim como, manter uma constante atualização das indicações bibliográficas das disciplinas que compõem a estrutura curricular de cada curso.

Durante todo o decorrer do ano, a Universidade disponibiliza recursos financeiros no seu orçamento para aquisição de material bibliográfico, mas, é no início do semestre que as aquisições são mais representativas.

Para acompanhar a evolução das tecnologias na relação ensino-aprendizagem, tomou-se como meta um maior investimento em multimeios – suporte da informação com utilização de som,imagem e vídeo, bases de dados e documentos eletrônicos.