Ir para o conteúdo

Thin-logo

Tela cheia

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL

12 de Maio de 2017 , por Ana Elisa Rocha -
Visualizado 83 vezes

A Plataforma Brasil constitui-se em uma “base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP (Comitê de Ética)/CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa/Ministério da Saúde) [...] propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas” . Foi formalizada, a partir de janeiro de 2012, como o sistema eletrônico oficial de submissão e monitoramento de protocolos de pesquisa. 

Tem-se, a partir daí, a sistematização do recebimento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos nos Comitês de Ética,  conferindo maior agilidade e transparência ao processo, sem prejuízo da análise ética.  

Desse modo, para a submissão de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos  o pesquisador interessado deverá acessar o site www.saude.gov.br/plataformabrasil e se cadastrar no sistema da Plataforma Brasil.

Orientações para responder às pendências através da Plataforma Brasil (veja aqui).

 

Orientações sobre o cadastramento na Plataforma Brasil:

O protocolo, para ser submetido à revisão ética, deverá ter seu Pesquisador Responsável cadastrado na Plataforma Brasil no endereço eletrônico: http://www.saude.gov.br/plataformabrasil

 

 

Documentos obrigatórios para o Cadastramento: 

  • Currículo (pdf) – cadastrado na Plataforma Lattes;
  • Documento de identificação com foto digitalizado

 

 

Contatos da Plataforma Brasil:

 

- Email: plataformabrasil@saude.gov.br

(Atendimento online de segunda a sexta, das 8h às 20h, horário de Brasília).
- Telefone: 136
 
(Atendimento de segunda a sexta, das 8h ás 20h, horário de Brasília. Escolher a opção 9 e solicitar ao atendente suporte ao Plataforma Brasil).