Ir para o conteúdo

Extensão

Tela cheia

A Ação Pastoral, a cidade e o urbano: uma abordagem multidisciplinar

18 de Dezembro de 2018, 18:35 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 517 vezes

1.     Introdução e Justificativa

O cristianismo surgiu e experimentou o seu primeiro período de expansão em uma cultura urbana. Jerusalém era uma metrópole e as primeiras cidades atingidas pela mensagem do Evangelho, dentro do Império Romano, eram grandes e com mentalidade cosmopolita. A ação na cidade, portanto, faz parte da história da Igreja desde a sua gênese.

Hoje, a Igreja volta o seu olhar para a cidade. Não apenas como lugar geográfico, mas mentalidade em torno da ideia do urbano, a cidade e a pessoa da cidade, por excelência, está no horizonte da ação da Igreja, merecendo destaque em documentos atuais como o publicado depois da Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, ocorrido em 2007, em Aparecida.

Um curso de extensão que aborde a Pastoral na Cidade, a partir da transversalidade de saberes teológicos e não teológicos, será de capital importância para a ação da Igreja, a partir dos sacerdotes, diáconos, coordenadores de Conselhos Pastorais Paroquiais, Religiosos e Religiosas e interessados no tema, pois possibilitará uma melhor compreensão sobre o fenômeno do urbano, no que ele influência na construção do homem e da mulher modernos e, consequentemente, nas esperanças e desafios para a ação pastoral e evangelizadora.

 

2.     Objetivos

Objetivo Geral – Formar lideranças pastorais capazes de refletir e elaborar estratégias de ação para a pastoral urbana.

Objetivos Específicos

  1. Capacitar leigos e consagrados para uma eficaz ação pastoral na realidade urbana.
  2. Possibilitar a reflexão em torno da relação Pastoral X Cidade X Urbano
  3. Refletir sobre a ação pastoral com o suporte de outras áreas do conhecimento.
  4. Gerar conhecimento a partir de vivências e experiências que extrapolem o limite do cognitivo e toquem a sensibilidade do pastoralista.

 

3.     Público Alvo

Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Coordenadores de Conselhos de Pastoral Paroquial e Comunitário, Leigos e Leigas engajados no fazer pastoral.

 

4.     Vagas

40 alunos

 

5.     Local

Campus de Pituaçu

 

6.     Carga Horária

50 horas

 

7.     Período

03 de agosto à 06 de outubro de 2019.

 

8.     Datas

03/08; 10/08; 17/08; 24/08; 31/08 e 14/09 – das 08:00 às 11:50 e 13:00 às 17:00

06/10 – 09:00 às 11:00

 

9.     Conteúdo Programático

  • Conceito de Cidade: Cidade Ideal e Cidade Real
  • Cidade como lugar da empatia: Possibilidades e contradições
  • A pessoa da cidade: contradições da contemporaneidade
  • O Urbano: um conceito que extrapola o limite da cidade
  • A cidade no Antigo Testamento: Jerusalém e Babilônia
  • A cidade no Novo Testamento: O Evangelho trás alegria
  • O Magistério da Igreja e a cidade
  • Pastoral e Cidade: o desafio da Igreja para a evangelização
  • Apresentação de Projeto Pastoral

 

10.  Corpo Docente

  • Manoel de Oliveira Filho – Licenciatura em História (UCSal); Bacharel em Teologia (UCSal); Master em Jornalismo (IICS/ CEU); Extensão Universitária em Comunicação (USF); Professor de Teologia Pastoral (UCSal); Coordenador da Pastoral do Turismo (CNBB). http://lattes.cnpq.br/1920453147939832
  • Tânia Márcia Baraúna Teixeira – Pós-doutorado em Humanidades (Universitat Pompeu Fabra – Barcelona); Doutorado em Educação e Sociedade (UAB – Barcelona); Mestrado em Administração Estratégica (UCSal); Mestrado em Processo Criativo (Universidade de Santiago de Compostela); Licenciatura em Antropologia Social e Cultural (UAB – Barcelona); Bacharel em Enfermagem (UCSal); Professora Titular do Curso de Enfermagem (UCSal); Coordenadora do Curso de Enfermagem (UCSal); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Hospitalar (UCSal). http://lattes.cnpq.br/0117366710534624
  • Liana Silva Viveiros e Oliveira – Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFBA); Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFBA); Professora Colaboradora da Residência em Arquitetura e Urbanismo/ Especialização (UFBA); Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UCSal). http://lattes.cnpq.br/8583090742995485
  • Prof. Mes. Pe. Xavier Jean Marie Melchior Bizard - Mestrado em Teologia Bíblica (PUG - ROMA), Professor do Curso de Teologia UCSAL, Sacerdote da Comunidade Católica Emanuel. 

 

 

11.  Certificação

O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga horária total do curso.

 

12.  Investimento estimado

R$240,00 (Público Externo)

R$200,00 (Comunidade UCSAL)

 

Inscreva-se