Ir para o conteúdo

Extensão

Tela cheia

Atividades do Plenus

28 de Maio de 2021, 12:10 , por ascom - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 187 vezes

O Centro de Escuta e Atendimento Comunitário (CEAC) PLENUS caracteriza-se como um setor de apoio, mediação e  aconselhamento, que presta serviços de atenção psicossocial e escuta qualificada a funcionários e alunos; acolhe e promove a inclusão dos alunos com deficiência e necessidades pedagógicas especiais; acompanha e monitora os programas de Bolsa UCSal , Santander e ProUni , Projeto Monitoria Solidária, Projeto UCSal com Você, dentre outras parceiras com os setores da comunidade interna e externa.

 

Atividades desenvolvidas

  • Entrevista social para atendimento; 
  • Atendimento a Comunidade UCSal;
  • Gestão do ProUni/ bolsa UCSal;
  • Supervisão e Acompanhamento dos alunos bolsistas;
  • Atendimento Social e psicológico;
  • Processo de bolsa Santander;
  • Visita domiciliar e hospitalar ( se necessário);
  • Avaliação socioeconômica;
  • Avaliação Social;
  • Acompanhamento de estudantes de Inclusão;
  • Suporte ao corpo técnico-administrativo e aos professores no que tange aos estudantes de Inclusão;
  • Capacitação nas áreas de inclusão, serviço social, psicologia;
  • Seleção, entrevista, Encontros e Acompanhamento dos monitores, supervisores e alunos participantes no Projeto de Monitoria Solidária;
  • Supervisão de estágio em serviço social;
  • Supervisão de estágio em psicologia;
  • Atendimento no Projeto UCSal com Você;
  • Escuta qualificada;
  • Execução de projetos de intervenção ( Serviço Social e Estagiárias);
  • Produção de Relatório Técnico Semestral e Anual;
  • Rodas de Conversa, Elaboração de Cartilhas e Vídeos de Orientação ( de acordo com as datas do calendário social). Ex: Vídeo Prevenção ao Suicídio, Cartilha Outubro Rosa, Depressão, etc…)

 

 

PROCESSO SELETIVO PROUNI 

1ª e 2ª CHAMADAS, LISTA DE ESPERA E VAGAS REMANESCENTES 

Como fazer? Acompanhar calendário de inscrição no SITE do SISPROUNI 

Atividades do Plenus: Relação dos pré-selecionados disponibilizada pelo sisprouni; Convocação  dos pré-selecionados; Entrevista (na plataforma digital Google Meet); Análise do processo; Indicações se necessária; Divulgação do resultado; Assinatura do Termo (envio digitalizado por  e-mail), Resultado (no site da Universidade). 

 

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PROUNI 

Como fazer? Os alunos bolsistas com ingresso até 2020.1 devem seguir as orientações abaixo  para assinatura do Protocolo de Atualização Bolsa ProUni.  

Enviar para o e mail: plenus-prouni@ucsal. br  

Assunto: Atualização ProUni 2020/1  

Documentação necessária: Nome completo, curso, turno, carteira de identidade e CPF 

 

VISITA DOMICILIAR 

Destina-se aos estudantes que possuem o benefício estudantil de bolsa UCSal; Estudantes que não  possuem nenhum tipo de benefício, colaboradores e a comunidade UCSal que necessitem de  assistência pela equipe do Plenus.

Por outras demandas diversas sendo essas: denúncias, visita hospitalar a funcionários,  solicitação pela Reitoria e Pró-reitora da Universidade.  

Etapas: Indicação; Análise do processo ;Programação da visita; Relatório da visita; Parecer final. 

 

ACOMPANHAMENTO COM ESTUDANTES DE INCLUSÃO 

Como fazer? O estudante com alguma necessidade especial deve abrir um requerimento (via Portal do Aluno e/ou presencial) solicitando  acompanhamento do Plenus e anexar relatório médico.  A partir daí a equipe fará o atendimento/acolhimento e monitoramento semestral durante toda a sua trajetória acadêmica na instituição.

Os alunos podem chegar até o PLENUS/CEAC, por diversas portas de entrada. No que tange em particular aos alunos com deficiência, desde o momento da inscrição no vestibular é apresentada a possibilidade de identificação de deficiência e de qual natureza. Uma vez aprovado no processo seletivo, o aluno de inclusão passa a ser monitorado e acompanhado pela equipe multidisciplinar do setor. Este acompanhamento é ajustado à deficiência ou disfunção que o aluno apresenta. 

Quando esta condição de funcionalidade comprometida não é identificada desde o início, nem autodeclarada, é possível que o aluno seja encaminhado por professores ou coordenação de curso. Uma vez este encaminhamento ocorrendo, o mesmo procedimento de reflexão sobre necessidades é realizado. Caso seja identificada a suspeita de uma avaliação psicopedagógica, clínica ou de outra natureza, o setor encaminha a pessoa para as instituições parceiras para avaliação diagnóstica.

Uma vez encontrando um diagnóstico de deficiência, disfunção ou problema que interfira no desempenho de aprendizagem do aluno, é possível ao setor pensar estratégias específicas e singulares, que devem ser encaminhadas para o coordenador de curso e disponibilizadas para os professores do aluno naquele semestre. 

 

Tecnologias pedagógicas de apoio disponíveis:

  •         Intérprete de libras,   ledor individual para cada avaliação, adaptação para arquivos acessíveis, adaptação de provas para braille, orientação psicopedagógica, escuta qualificada. 

 

BOLSA UCSAL  

Dúvidas sobre bolsa UCSal (Manutenção, Reativação de bolsa, etc).

Como fazer? Enviar e-mail para o seguinte endereço: plenus@ucsal.br e/ou abrir requerimento  através do portal do aluno. 

 

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA 

Como fazer? Para inserção no Plenus, o aluno deve manifestar seu interesse ao professor-supervisor da matéria em curso Estágio-Básico. 

Os interessados poderão  desenvolver o Estágio Básico do curso de Psicologia no setor com o intuito de observação e planejamento de atividades pertinentes ao profissional psicólogo inserido no contexto da educação.

 O Plenus dispõe, atualmente, de 3 vagas para estágio em Psicologia. 

Pré-requisito: Regularmente matriculado no curso de Psicologia da UCSal, cursando Estágio Básico e com disponibilidade de cumprir a carga horária de 20h direcionada ao estágio.

 

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL 

Como é feito? Através de Edital, o Plenus-CEAC realiza o processo seletivo visando selecionar candidatos a estágio  supervisionado curricular na área de Serviço Social.  

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO -Orientação (Observação, Elaboração do Projeto e Execução do  Projeto de Intervenção); 

Atualmente, seguindo a orientação técnica nº 04/2020 da Comissão de Orientação e Fiscalização  e Conselho Regional de Serviço Social da Bahia, o estágio supervisionado encontra-se suspenso  com indicativo de reposição da supervisão para fins dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas  após a pandemia e liberação/autorização dos órgãos responsáveis. 

 

Requisitos e Compromissos 

Do Estagiário 

A inscrição do participante na seleção implica no conhecimento das normas do setor Plenus; Estar regularmente matriculado no curso de Serviço Social da Escola de Serviço Social da  Universidade Católica do Salvador; Ter disponibilidade para cumprir a carga horária do estágio  em concordância com a Escola de Serviço Social. 

 

ESCUTA PLENUS

O Plenus conta com um espaço de escuta qualificada em Psicologia e Serviço Social de orientação e construção conjunta para demandas de ordem emocional ou social. É um dos pilares de cuidado com a comunidade UCSal e aberto a todos, alunos e colaboradores.

Funciona através de agendamento presencial no Plenus (Pituaçu e Federação) ou via telefone através do número (71)32067848 (Pituaçu)  e (71) 32038904(Federação). Você pode agendar um horário com profissionais da Psicologia ou Serviço Social, a partir da demanda pessoal tanto no campus da Federação quanto de Pituaçu. 

 

PROJETO DE MONITORIA SOLIDÁRIA 

O Projeto de Monitoria Solidária, desenvolvido pelo PLENUS/CEAC em parceria com as  Coordenações dos Cursos de Graduação, é caracterizado como um programa de fomento à  educação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do processo de aprendizagem,  através de iniciativas fundadas na cooperação entre os discentes, fortalecendo atitudes  proativas de participação comunitária. 

Cada monitor é responsável por conduzir entre cinco e dez alunos participantes do programa de  Monitoria Solidária. RE 

Requisitos para Monitores:  

Poderão inscrever-se para monitor os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:  

1 - Ser aluno da graduação e estar regularmente matriculado na UCSAL; 

2 - Não estar matriculado em disciplinas cujo horário de aula choque com o da Monitoria  Solidária;

3 - Apresentar Coeficiente de Rendimento Global igual ou superior a 7,0 (sete) no respectivo  histórico escolar de graduação; 

4 - Ter concluído um semestre na Universidade Católica do Salvador; 

5 - Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar acadêmica;  

6 - Ter disponibilidade de horário para participar das reuniões e encontros que venham a ser  promovidos pelo PLENUS/CEAC. 

Como fazer? Caso o estudante que não realizou a inscrição tenha interesse em participar deverá  entrar em contato com o Plenus através dos e-mails: fabiana.pontes@ucsal.br;  manuela.sa@ucsal.br e/ou rafaela.alfaya@ucsal.br, manifestando desejo.

 

PROJETO UCSAL COM VC

O projeto UCSal com você tem por objetivo oferecer escuta qualificada, por via telefônica, a comunidade UCSal referente a dificuldades psicossociais e emocionais oriundas da repercussão do isolamento social frente à pandemia do COVID-19.

Como fazer? Não precisa agendar, somente seguir os horários de atendimento conforme informação abaixo.

 474 ucsalcomvoce card 4 1080x1080px 08 1

 

UNAFISIO – Unidade de Fisioterapia (Campus Pituaçu)

Apresentação 

A UNAFISIO, Unidade de assistência em fisioterapia, é uma clínica escola vinculada ao curso de Fisioterapia da UCSAL, que presta atendimento gratuito à comunidade nas áreas de fisioterapia, nutrição e serviço social. 



Equipe e contatos 

Coordenação: Elaine Cristina Cartaxo Villas Bôas

e-mail: elaine.boas@pro.ucsal.br

Corpo Administrativo

  • Secretária: Glécia Crispiniana dos Santos
  • Fisioterapeutas supervisores: 

                 Hugo Leonardo Nascimento Guerra

                 José Fernando Pereira Costa Neto 

                 Livia Aguiar Pereira 

                  Luanne Dias Freitas Carvalho 

  • Nutricionista supervisoras

Paola Vieira da Silva

Layanne Rodrigues TRindade Sampaio

  • Assistente social

Solimar Pereira da Costa


Endereços e telefone (localização no campus)

UCSal Pituaçu - Bloco A

Dia e horário: segunda a sexta das 8:00 as 18:00h; sábado: 8:00 as 12:00h

Contatos:  3206- 7826

 

Como pode ser agendado? 

Contato telefônico ou presencialmente para triagem com o Serviço Social.

 

Documentos necessários? 

Nome completo, Rg, CPF, endereço, solicitação médica

 

Atividades desenvolvidas (serviços prestados):

  •  Fisioterapia, Nutrição, Serviço social
  • Áreas da fisioterapia: pediatria, neurologia, ortopedia, urologia, dermatofuncional, Saúde do trabalhador. 
  • Atendemos também pacientes diabéticos e oncológicos.

 

Demandas da Unafisio prestadas pelo PLENUS – Orientações sobre os direitos sociais e previdenciários dos pacientes e/ou  acompanhantes; trabalho em grupo; palestras informativas com a equipe multidisciplinar,  encaminhamentos com as redes sócio assistenciais quando necessário; elaboração de projeto  de intervenção em parceria com as estagiárias em Serviço Social. 

A recepção de pacientes do Projeto de Extensão Diabete da Clínica escola de fisioterapia Unafisio da UCSAL demandou a criação de um grupo multiprofissional que atendesse aos  Diabéticos de forma global e humanizada, estabelecendo uma interface entre o atendimento  com Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Direito, as iniciativas multiprofissionais.  

Objetivo: É uma iniciativa de educação em saúde, destinado a informar, conscientizar e  esclarecer os direitos sociais e previdenciários aos pacientes e cuidadores além de promover o cuidado em saúde.

 

 

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) 

O Núcleo de Práticas Jurídicas da UCSAL proporciona aos acadêmicos treinamento e exercício das atividades prática, estando diretamente voltado à orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa extrajudicial e judicial, em todos os graus, dos direitos individuais e coletivos, incluindo, dentre seus objetivos, a primazia da dignidade da pessoa humana, a redução das desigualdades sociais através da prestação da assistência jurídica gratuita.

Atualmente, o Núcleo atende a toda população carente do município de Salvador que necessite de assistência jurídica gratuita nas áreas do direito  civil, trabalhista, tributária e administrativa.

Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o Núcleo de Prática Jurídica da UCSAL também oferece o serviços do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos - Pituaçu, responsável por promover sessões de conciliação e mediação pré-processuais nas áreas cíveis e família, estimulando a cultura da paz e a resolução consensual dos conflitos.

 

 Equipe e contatos 

 NPJ FEDERAÇÃO

Coordenação: Prof. Vander Costa

Advogados: Igor Nunes e Carolina Muiños

Secretaria do NPJ: Antônia Pacífico e Cristiano Araújo

 NPJ PITUAÇU

Coordenação: Prof. Vander Costa

Advogado: Flávio Almeida

Secretaria do NPJ: Gerson Santos

 CEJUSC PITUAÇU

Coordenação: Prof. Vander Costa

Mediadora/Conciliadora: Carolina Muiños

Secretaria do CEJUSC: Gerson Santos

 

Como fazer: agendamento por telefone e por e-mail

Triagem do Serviço Social: entrevista socioeconômica e apresentação da documentação comprobatória 

Demandas: área cível e família  

Fluxo de atendimento do NPJ  

Triagem do Serviço Social: Entrevista social, preenchimento da ficha social, recebimento de documentos  necessários para o atendimento e análise do perfil de vulnerabilidade, produção do laudo social.

 Perfil da população alvo para qual o Serviço Social dirige sua ação

Pessoas maiores de 18 anos de idade, com renda até dois salários mínimos, isto é, sem condições  financeiras para arcar com os custos processuais e honorários advocatícios. Atividades/trabalho desenvolvido pelo Serviço Social: As atividades desenvolvidas pelo são: Triagem, entrevistas, informação e orientação sociojurídica, relatórios, acompanhamento  aos processos, elaboração e execução de oficinas socioeducativas para comunidades,  planejamento, avaliação e relato das atividades socioeducativas, orientação e  acompanhamentos de alunos (as) no fazer profissional no campo de estágio.

 

 

 

ESCRITÓRIO MODELO PROFESSOR MANOEL RIBEIRO

Apresentação

 O Escritório Modelo Professor Manoel Ribeiro é uma entidade sem fins lucrativos e de cunho assistencial que tem por finalidades principais funcionar como campo básico de estágio para os estudantes de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), bem como prestar serviços de consultoria e assistência jurídica gratuita à comunidade carente de Salvador.

 

Equipe e contatos

A equipe do Escritório Modelo é composta por advogados inscritos na Ordem dos Advogados (OAB) na qualidade de monitores, e de estudantes do curso de Direito da UCSAL, desempenhando funções na qualidade de estagiários e de gestores (diretores).

Whatsapp: (71) 99282-9183

Telefone fixo: (71) 3203-8935

E-mail: escritoriomodelo_ucsal@hotmail.com

 Monitores (advogados):

 - Andreia Lima Cerqueira de Hamburgo OAB/BA 54.056;

 - Gabriela Santos da Conceição OAB/BA 63.512;

 - Isabel Helena Strobel Becker Pereira OAB/BA 25.996;

 - Luciano Galvão Rocha OAB/BA 58.043;

 - Tainá Conceição Cavalcante OAB/BA 34.593.

 Diretores (estudantes eleitos):

 - Presidente: Angelo Vinicius Marques Cidreira Muniz;

 - Vice-presidente: Moema Lívia Musse Conduru;

 - Diretora Administrativa: Camila Teixeira de Lemos;

 - Diretora Financeira: Urânia Miranda Ferreira;

 - Secretária-geral: Nádia Maia Sampaio.

 - Diretor de Relações Pública: Cargo vacante.

 Estagiários (estudantes aprovados em processo seletivo):

 - Angelo Vinicius Marques Cidreira Muniz. RM: 000917044;

 - Camila Teixeira de Lemos. RM: 100906825;

 - Gabriel Souza Rodriguez Campo. RM: 000922420;

 - Urânia Miranda Ferreira. RM: 000955140.

 Como pode ser agendado?

 O agendamento pode ser realizado por whatsapp, telefone fixo ou e-mail. O horário de atendimento via whatsapp e telefone fixo é de segunda à sexta, das 08:00 às 16:00.

 Whatsapp: (71) 99282-9183

Telefone fixo: (71) 3203-8935

E-mail: escritoriomodelo_ucsal@hotmail.com

 Documentos necessários?

 São documentos necessários para dar início ao atendimento:

- Comprovante de residência;

- Documento de identidade com foto;

- Comprovante de renda (extrato bancário, contracheque ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);

  • Documentação relativa ao processo, caso haja.

 

  Atividades desenvolvidas

No Escritório Modelo são desenvolvidas atividades em prol da defesa de interesses da comunidade carente, através da prestação de consultoria e assistência jurídica gratuita.

Na consultoria, se busca tirar dúvidas de quem tenha interesse, referente a algum tema ou situação que envolva direitos.

Na assistência jurídica, é feito o acompanhamento extraprocessual e processual da questão levada pelo interessado. Seria, por exemplo, a elaboração de acordo com a parte contrária, ou seja, fora do ambiente processual.

Já processual, seria o acompanhamento em um processo propriamente dito, seja dando início a um, ou passando a dar assistência em um que já se encontra em andamento, representando autor ou réu.

Área de atuação:

Família: Conciliação; Divórcio; Dissolução de união estável; Pensão Alimentícia; Alimentos Gravídicos; Guarda; Partilha de bens; Cobrança (alimentos já estabelecidos por juiz ou acordo).

Consumidor: Cobrança indevida (Embasa; Coelba; Telefonia; Banco etc.); Inscrição indevida SPC/SERASA; Ações de indenização.

Direito Civil: Direito de vizinhança; Contratos; Ação de cobrança.

Direito Constitucional: Ações mandamentais.

 

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.