Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Extensão

Tela cheia

CURSO DE FORMAÇÃO EM e-SOCIAL: uma nova temática para as empresas

14 de Junho de 2018, 18:48 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 309 vezes

 

1.     Introdução e Justificativa

 

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), onde os empregadores passarão a comunicar e prestar informações ao Governo, de forma unificada, obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas.

A prestação das informações ao e-Social substituirá o preenchimento, entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

A implantação do e-Social racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

 

O projeto e-Social é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTB.

A intensão do curso é apresentar para sociedade em geral qual a razão da existência dessa plataforma eletrônica, decorrentes da relação do trabalho entre a empresa e o trabalhador, com ou sem vínculo empregatício, criando uma base única e centralizadora deste conjunto de informações. Além disso, é preciso um mentor o qual seja responsável por verificar o que a empresa dispõe de informações em seu sistema e demais subsistemas, a fim de comparar com as informações exigidas pela plataforma, de modo a certificar quais informações não são atendidas e quais estão em desconformidade ou possam gerar divergências de acordo com o leiaute dos arquivos. Não necessariamente precisa ser responsável por abastecer todos os dados necessários e exigidos para atender as novas exigências, mas apenas apontar quais providências necessárias deverão ser tomadas, bem como acompanhar ininterruptamente, ao menos nos primeiros meses, o envio e a validação das informações.

  1. Objetivos

 

Transmitir informações atualizadas sobre as questões trabalhistas e previdenciárias e fiscais que serão informadas na e-Social, desenvolvendo exemplos práticos, comentando e analisando a correta aplicação da legislação. O treinamento é totalmente voltados para a legislação trabalhista, previdenciária e as práticas diárias do departamento pessoal, com exemplos práticos de rotina diária da área.

 

Objetivos específicos

Curso voltado para formação de profissionais não sendo limitado apenas as empresas, mas aos micro empreendedores individuais que possuem empregados, as micro e pequenas empresas, ao empregador domestico, aos estudantes e profissionais de áreas afins, ou seja, a todos aqueles que possuem mão de obra onerosa.

 

2.     Público Alvo

Estudantes e profissionais da área de RH, TI, Administração, contabilistas, advogados, auditores, Assistentes, Analistas, Auxiliares, Coordenadores, Gerentes, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho e profissionais ligados ou interessados na área trabalhista.

 

3.     Vagas

50

 

4.     Local

Campus de Pituaçu

 

5.     Carga Horária

24h

 

6.     Datas

13 e 14/07

20 e 21/07

Sextas-feiras das 18h às 22h e Sábados das 8h às 17h.

 

7.     Conteúdo Programático

  • Conceitos fundamentais
  • Mudanças na aplicação da legislação trabalhista e Previdenciária
  • Segurança e medicina do trabalho 
  • Qualificação do cadastro dos trabalhadores
  • Integração entre os departamentos da empresa
  • Objetivo, benefícios e penalidades
  • Vigência - prazos para implantação 
  • Certificado Digital
  • Obrigações acessórias que desaparecerão
  • Mudanças na apresentação das empresas/trabalhadores
  • Conteúdo da e-Social
  • Encargos sociais
  • Eventos do e-Social
  • Tabelas do e-Social
  • Transmissão dos arquivos
  • Navegação


8.      Corpo Docente

Prof. Heleno Rocha  dos Santos Júnior

Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236735Y5

 

 

9.      Metodologia e Avaliação

Conteúdo teórico e prático demonstração de cases de sucesso, criação dos processos para inicio de uma consultoria para implantação, grupo de discussão, apresentações, etc.

As avaliações ocorrerão com criação de Planilha para uma implantação do esocial, considerando todas as vertentes estudadas, desde um checklist até um Mapeamento de Risco.

 

10.  Recursos Materiais e Audiovisuais

Redes Sociais, mídia, panfletos (não tenho idéia da quantidade)

 

11.  Certificação

O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga horária total do curso.

 

12.  Investimento estimado

Público Externo: R$ 700,00

Comunidade UCSAL: R$ 560,00

 

Inscreva-se