Ir para o conteúdo

Extensão

Tela cheia

FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL – 2ª turma

7 de Dezembro de 2017, 12:30 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1278 vezes

O curso de extensão em “Formação de Agentes de Pastoral” pretende criar um itinerário sistematizado de formação para Educadores/Agentes de Pastoral que atuem em escolas católicas e paróquias da Arquidiocese de Salvador, num formato de Educação à Distância. Neste sentido, é fundamental compreender e aprofundar a natureza da pastoral católica tanto na paróquia quanto na escola, as características, os modelos, os avanços, os desafios, o perfil dos interlocutores, entre outras demandas, para que os Agentes de Pastoral possam atuar com pertinência nos diferentes contextos, qualificando suas possibilidades de ação evangelizadora.

 

 

1.       Objetivos:

Promover a formação sistematizada de Educadores/Agentes de Pastoral que atuam na Arquidiocese de Salvador através de um itinerário acadêmico de estudos e reflexões a fim de qualificar o trabalho de evangelização e pastoral que acontece nas diferentes comunidades, escolas, contextos e ambiências.

 

 

Objetivos Específicos

  • Oferecer formação continuada para Agentes de Pastoral.
  • Provocar o reconhecimento dos lugares, modelos, metodologias, limites e possibilidades dos contextos de atuação pastoral, especialmente o da escola católica e o da paróquia.
  • Aprofundar o reconhecimento dos interlocutores da ação pastoral, com ênfase em infâncias, adolescências e juventudes.
  • Estimular um ambiente de partilha e produção acadêmica sobre as diferentes realidades, perfis e desafios da atuação do Agente de Pastoral.

 

 

2.    Público Alvo

O curso se destina a Agentes de Pastoral, Educadores, Animadores de Comunidades, Professores e demais Cristãos que já atuam nas diferentes comunidades, escolas, contextos e ambiências da Arquidiocese de Salvador.

 

 

3.    Vagas

80 participantes

 

 

4.    Local

Educação a Distância

 

 

5.    Carga Horária

70 horas

 

 

6.    Período

14/08 a 28/09/2018, dividido em 3 unidades.

 

 

 

7.    Cronograma e Conteúdo Programático

 

Atividade

Aula

CH

Período

Professor (a) Tutor (a)

Unidade 1: As diversas formas de se relacionar com o Sagrado

Pressupostos da relação entre o Humano e o Sagrado

10h

 

Pe. Manoel Filho

Cenários do Cristianismo no Brasil e no Mundo

10h

 

Unidade 2: Evangelização e Pastoral

Conceitos Fundamentais da Evangelização e Pastoral

10h

 

José Braga

Pedagogia e Espiritualidade da Pastoral

10h

 

Unidade 3: Evangelização de Crianças, Adolescentes e Jovens.

Conceitos Fundamentais para pastoral com infâncias, adolescências e juventudes.

10h

 

Hildete Emanuel

Juventude, Comunicação e Novas Mídias.

10h

 

Entrega do Trabalho Final

10h

 

José Braga

 

 

8.    Corpo Docente

Indicam-se professores/tutores que também assumam o papel de conteudistas e garantam a consistência acadêmica das unidades. Projeta-se necessário ao menos 3 professores/tutores que tenham formação na área de conhecimento relacionada à unidade e comprovada experiência pastoral, além de habilidade e manejo da tecnologia para acompanhamento de estudantes em formato EaD. Nomes confirmados:

 

9.     Metodologia e Avaliação

  • Para cada Unidade:

- 1 Fórum Virtual de Discussão em que o estudante deverá contribuir com no mínimo 2 postagens pertinentes às aulas e conteúdos trabalhados pelo tutor, interagindo com colegas de grupo.

- 1 Tarefa on-line - Texto Dissertativo de 20 a 30 linhas sobre tema relativo à Unidade e segundo as orientações dadas pelo tutor ou Avaliação Virtual com questões de múltipla escolha.

- 1 Relato de Experiência (vídeo, texto, slides, etc.) sobre vivência na ação pastoral indicada pelo tutor, problematizado e debatido no Fórum Virtual.

  • Avaliação Final de sistematização do curso.

 

 

10.  Certificação

 

O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram acesso a 70% do conteúdo do curso e obtenção de nota mínima 7,0 na atividade virtual disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

No caso do formato EaD, a assiduidade se dá pelas participações nos fóruns, entrega de textos dissertativos, performance nas avaliações de múltipla escolha e relatos de experiência dos estudantes, a cada módulo. O Trabalho Final deverá ter peso maior.

 

11.  Investimento estimado

 

R$ 250,00  Público Externo

R$ 200,00 Comunidade Ucsal (alunos ativos, egressos, docentes e funcionários), Agentes de Pastoral, Animadores de Comunidades, Professores de Ensino Religioso, Cristãos das comunidades eclesiais e alunos das IES associadas à ANEC.

 

Obs:O valor refere-se ao curso completo e pode ser parcelado em até 3x pelo PagSeguro.

 

Informações:

Tel: (71) 3206-7979

extensao@ucsal.br