Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Extensão

 Voltar a Núcleo de Pr...
Tela cheia

LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO REITOR EUGÊNIO VEIGA - LEV

8 de Abril de 2016, 17:30 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 844 vezes

O Laboratório de Conservação, Restauração e Tratamento Arquivístico Reitor Eugênio de Andrade da Veiga (LEV) abriga o acervo que constitui o Arquivo da Cúria Metropolitana, o qual é constituído pelos Atos dos Arcebispos e outras obras da história religiosa, documentos da sociedade soteropolitana e nacional desde a Colônia até o início do século atual, tais como registros de batizados, casamentos e óbitos e séries relativas ao divórcio, no sentido eclesiástico. Além destes, existem outros conjuntos documentais, como: dispensas matrimoniais e despachos; ordenações; ofícios; correspondências dos Arcebispos, correspondências avulsas, colação cônegos, apresentação de padres, matrículas, documento do Cabido Metropolitano, entre muitos outros, que certamente contêm importantes evidências históricas.

Em razão da urgente necessidade de intervenção da documentação, no tocante à sua preservação, restauração e tratamento arquivístico, a Arquidiocese de Salvador, na pessoa do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella Agnelo, então Grão Chanceler da Universidade Católica do Salvador, solicitou serviços técnicos do Centro de Documentação da UCSal, coordenado, na época, pela professora Venétia Durando Braga Rios, para dar tratamento documental do acervo da Cúria Metropolitana. O acervo foi, então, transferido para o espaço da UCSal, ficando o LEV responsável por viabilizar intervenções nesta documentação visando estes três aspectos: conservação, restauração e tratamento arquivístico.

 

Articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão

O LEV é espaço de prática e estágio para estudantes dos cursos de História e Informática, capacitando-lhes na técnica arquivística, historiográfica, conservação e restauração e história da arte.

O LEV possui ainda um grupo de estudos cadastrado no CNPq sobre a História da Igreja no Brasil, aberto a todos que quiserem participar.

Durante a semana, o LEV atende a pesquisadores (professores, graduandos, mestrandos, doutorandos, genealogistas, historiadores e outros pesquisadores afins) de todo Brasil e, em menor número, pesquisadores de outros países.