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RPG, JOGOS DIGITAIS E ENSINO DE HISTÓRIA

11 de Setembro de 2018, 20:14 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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1.     Introdução e Justificativa

 

Os jogos digitais, RPG’s (Rolling Player Game) e seus gêneros dialogam com as demandas educacionais da geração atual, por serem flexíveis em diversificação e incorporação de elementos tecnológicos. Na era informacionalista, a adequação dessa tecnologia aos processos de ensino-aprendizagem de história torna-se cada vez mais possível e desejável, visto que a construção do conhecimento em ambientes de jogos tende a se dar numa relação dialética entre o sujeito e o seu contexto sócio-histórico, potencializado por uma abordagem colaborativa e contextualizada.

O curso ocupa-se da utilização dos jogos digitais e RPG’s enquanto solução pedagógica e tecnológica para uma prática de ensino-aprendizagem de História. Na qual o dialogismo, práxis e as bases interdisciplinares como a pluralidade cultural e memória sejam consideradas no desenvolvimento de uma consciência histórica autêntica, rica de significado pessoal e engajada socialmente.

Nesse sentido o curso se propoente a discutir os jogos e seus gêneros como instrumento mediador na construção conhecimento histórico, contribuindo para a transformação da metodologia tradicional, centrada no docente, que ainda é aplicada nas relações de ensino-aprendizagem. Consideramos os jogos digitais e RPG’s por serem uma linguagem tecnológica de caráter lúdico, acessível aos jovens e capaz de gerar uma aprendizagem crítica e significativa para os estudantes que a ele tiverem acesso

 

2.     Objetivos

Objetivo Geral:  Discutir a utilização de jogos digitais e RPG’s como práxis pedagógicas para o ensino-aprendizagem de História.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Contextualizar a utilização das TIC’s (Tecnologias da informação e comunicação) como práxis pedagógicas nas relações ensino-aprendizagem de historia;
  • Discutir abordagens metodológicas e pedagógicas sobre o ensino historia mediado por jogos;
  • Apresentar possibilidade de práxis pedagógicas mediada por jogos;
  • Discutir roteirização e construção de RPG’s;

 

 

 

3.     Público Alvo

Alunos dos cursos de História, Pedagogia e profissionais já atuantes no mercado de trabalho.

 

4.     Vagas

30 alunos

 

5.     Local

Campus Federação

 

6.     Carga Horária

40 horas

 

7.     Período

Início – 13/10/18

Término – 15/12/2018

 

CURSO CANCELADO !

 

8.     Datas


Outubro: 13, 20,27

Novembro: 03, 10, 17, 24

Dezembro: 01, 08, 13

 

9.     Conteúdo Programático

  • Utilização das TIC’s como práxis pedagógicas:
    • A educação na Sociedade em Rede;
    • Tecnologia, sociedade e suas transformações;
    • O Ser na sociedade informacional;
    • Tecnologias de Rede e a produção de difusão do conhecimento;
  • RPG’s, Jogos digitais e seus gêneros.
  • Abordagens metodológicas e pedagógicas sobre o ensino historia mediado por jogos:
    • Socioconstrutivismo;
    • Pensar Histórico;
    • Design Based Research.
  • Design Cognitivo aplicado ao ensino-aprendizagem.
  • Roteirização e construção de RPG’s:
    • O RPG- Rolling Player Game;
    • Modelagem da Campanha, aventuras e sistemas de regras;

 

 

 

10.  Corpo Docente

Me. Antônio Lázaro Pereira de Souza

 http://lattes.cnpq.br/6017532534347150

 

11.  Metodologia e Avaliação

 

As aulas serão dividias em: aulas expositivas, ministradas no campus Federação, e aulas práticas onde os alunos simularão praxis de ensino-aprendizagem de historia mediado por jogos a partir das habilidades apreendidas nas aulas teóricas.

A avaliação será construção de práxis pedagógica e a roteirização de um jogo de história.

 

 

12.  Certificação

O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga horária total do curso.

 

13.  Investimento estimado

Público Externo: R$ 300,00

Comunidade UCSAL: R$240,00

 

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