Ir para o conteúdo

Thin-logo

 Voltar a Tire suas dú...
Tela cheia Sugerir um artigo

Como proceder para o aditamento de transferência do FIES?

22 de Janeiro de 2015 , por Igor Leonardo -

1. TRANSFERÊNCIA DE CURSO NA MESMA IES

- O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18(dezoito) meses.

- O estudante beneficiário de bolsa parcial ProUni poderá transferir-se de curso mais de uma vez mesmo após transcorridos os 18 meses [...]

 

2. TRANSFERÊNCIA DE IES

- O estudante poderá transferir de instituição de ensino uma única vez a cada semestre, NÃO sendo, neste caso, para fins do FIES, considerado transferência de curso.

 

3. TRANSFERÊNCIA SIMULTÂNEA DE CURSO E IES

- O estudante NÃO poderá efetuar a transferência de curso e de instituição de ensino em um mesmo semestre.

 

4. PROCEDIMENTOS DE TRANSFERÊNCIA

*A transferência integral de curso ou de instituição de ensino deverá ser realizada por meio do SisFIES(Sistema informatizado do fies).

1. O aluno solicita no SisFies a transferência desejada;
2. A CPSA de origem faz a validação caso as informações registradas no Sisfies e os documentos do estudante estejam em conformidade com as normas do FIES;
3. A CPSA de destino faz a validação caso as informações registradas no Sisfies e os documentos do estudante estejam em conformidade com as normas do FIES.

OBS: A transferência só poderá ser solicitada pelo estudante se o aditamento de renovação semestral do financiamento, relativo ao semestre de transferência, não estiver em trâmite ou contratado.

 

5. PRAZO DE VALIDAÇÃO PELA CPSA 

-O prazo máximo para validação da transferência é de 10 dias a contar da data de conclusão da solicitação pelo estudante, sendo 5 dias destinados a CPSA de origem e os 5 dias restantes destinados à CPSA de destino.
- Quando a transferência integral de curso for na mesma IES, o prazo máximo COMUM é de 5 dias para validação.

 

6. CRITÉRIOS PARA MATRÍCULA FINANCEIRA 

O aluno que desejar transferir para a UCSAL seu financiamento estudantil (FIES), deverá efetuar primeiramente sua tranferência acadêmica. Após esse procedimento, no ato da matrícula financeira, o estudante assinará um termo de responsabilidade de realizar o aditamento dentro do prazo estabelecido pelo FNDE, sob pena de pagar a dívida.