Ir para o conteúdo

Thin logo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Tire suas dúvidas

24 de Julho de 2014, 19:36 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

É necessário fiador?

22 de Janeiro de 2015, 11:09, por Igor Leonardo

Em alguns casos, não é necessária apresentação de fiadores para contratação do FIES. É o caso de alunos bolsistas parciais do Prouni, ou que estejam matriculados em cursos de licenciatura, ou que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Nestes casos, o estudante pode optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) no momento da sua inscrição, ficando dispensado da exigência do Fiador.



Quais as modalidades de fiança?

22 de Janeiro de 2015, 11:08, por Igor Leonardo

Fiança convencional: é aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao agente financeiro, observadas as seguintes condições: no caso de estudante beneficiário de bolsa parcial do ProUni, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual à parcela mensal da semestralidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela instituição de Ensino, inclusive aqueles concedidos em virtude de pagamento pontual. Nos demais casos, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da parcela mensal da semestralidade.

Fiança solidária: é aquela formada por um grupo de três a cinco participantes, e que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais. O grupo de fiadores solidários deve ser constituído no agente financeiro (instituição bancária) no ato da contratação do financiamento por parte dos estudantes. Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, sendo vedado aos membros do grupo o oferecimento de outro tipo de fiança a qualquer estudante financiado pelo FIES. Para a constituição do grupo da fiança solidária, não será exigida comprovação de rendimentos dos membros do grupo. Os membros do grupo de fiadores solidários devem obrigatoriamente ser estudantes da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos.



Ocorrerá reembolso após a realização da inscrição?

22 de Janeiro de 2015, 11:06, por Igor Leonardo

Caso a contratação do financiamento aconteça no decorrer do semestre, a instituição de ensino deverá reembolsar ao estudante, o valor referente aos repasses (do FIES) recebidos de parcelas da semestralidade já pagas pelo estudante.  O reembolso será feito de acordo com as regras definidas pela Instituição, obedecendo aos valores de repasse do FIES. 



O que é aditamento de renovação?

22 de Janeiro de 2015, 11:06, por Igor Leonardo

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.  Os prazos para aditamentos são divulgados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a cada semestre.



O que é aditamento simplificado e não simplificado?

22 de Janeiro de 2015, 11:05, por Igor Leonardo

Aditamento simplificado: ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. 

Não simplificado ocorre quando há alguma alteração das clausulas contratuais do financiamento do estudante.

Lembrando que o Agente Operador do FIES poderá incluir e/ou alterar as hipótese de aditamentos simplificados e não simplificados.