Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Exa...
Tela cheia

Engenharia Civil

31 de Julho de 2014, 11:56 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 31406 vezes

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Engenharia Civil da UCSAL tem por objetivo assegurar uma formação geral para o Engenheiro Civil, capacitando-o a realizar atividades de projetar, analisar, monitorar, gerenciar e fazer manutenção em processos e sistemas relativos à engenharia civil, além de trabalhar com as novas tecnologias deste ramo da engenharia. O profissional formado pelo Curso de Engenharia Civil da UCSal incorpora por meio da aquisição do conhecimento teórico, prático e humanístico habilidades e competências necessárias ao exercício das atividades pertinentes à profissão no contexto social, econômico, cultural e ambiental, reconhecendo a graduação como passo inicial para uma formação continuada.

Os objetivos específicos do curso estão relacionados ao perfil profissional do engenheiro civil que se deseja formar e ao contexto institucional, geográfico e social relativo à sua implementação:

  1. preparar o estudante para a profissão e para o auto-aprimoramento continuado;
  2. criar condições para que o estudante desenvolva o potencial de criatividade, de raciocínio e de visão crítica, de trabalhar em equipe e de cooperação;
  3. promover a formação de valores éticos e humanísticos, levando o estudante a compreender o exercício da profissão como instrumento de transformação social, política, econômica, cultural e ambiental;
  4. estimular a evolução cultural, o desenvolvimento do espírito científico, investigativo e o pensamento reflexivo;
  5. promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais que constituem patrimônio da humanidade, para beneficiar a sociedade na qual o profissional está inserido;
  6. estimular o contato do estudante com a realidade e o conhecimento dos problemas do mundo atual, em particular os nacionais, regionais e locais, de modo a estabelecer uma relação de reciprocidade com a comunidade, visando a discussão de alternativas de encaminhamento para esses problemas;
  7. promover pesquisas e experiências práticas, além de ações comunitárias, como atividades de extensão, para produzir e difundir conhecimentos.

 

PERFIL PROFISSIONAL

O perfil do profissional a ser formado pelo Curso de Engenharia Civil da UCSAL baseia-se na Resolução CNE/CES no 11/2002, que estabelece em seu art. 3º.

 

[...] O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

O curso de Engenharia Civil da Universidade Católica do Salvador, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, busca garantir ao estudante uma formação básica técnico-científica e profissional geral, que o capacite a utilizar e a desenvolver novas tecnologias, a atuar crítica e criativamente na identificação e resolução de problemas da sociedade e responder aos desafios com visão humanística e atitude ética.

 

O engenheiro civil formado pela UCSal é o engenheiro gestor, que está preparado tecnicamente para atuar na área de projetos e execução de obras, apresentando competências e habilidades na área de gerenciamento de obras, compatíveis com as exigências de mercado.

 

Com vistas à formação do perfil profissional delineado, o currículo permite que o estudante desenvolva, durante a sua graduação, as seguintes competências e habilidades indispensáveis ao exercício das suas atividades profissionais:

  • capacidade de conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos utilizando modelos adequados;
  • capacidade de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de engenharia;
  • capacidade de operacionalizar sistemas;
  • domínio de infotecnologias e outras ferramentas necessárias à prática da engenharia;
  • domínio da comunicação oral e escrita;
  • visão crítica de ordens de grandeza na solução e interpretação de resultados em engenharia;
  • domínio da leitura, da interpretação e da expressão por meios de gráficos;
  • capacidade de desenvolver atividades práticas, analisando e interpretando os resultados;
  • capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, socio-econômicos e do meio ambiente.

 

O curso propicia condições para que o estudante desenvolva senso crítico e consciência de cidadania, preparando-o para a prática profissional pautada nas seguintes atitudes: compromisso com a ética profissional; responsabilidade social, política e ambiental; espírito empreendedor; postura pró-ativa; busca de permanente atualização profissional; espírito critico e criativo.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

A Engenharia Civil proporciona um campo de atuação bem abrangente ao graduado, possibilitando atuar em atividades relacionadas a projetos, no gerenciamento e execução de obras de construção civil, de infraestrutura, obras hidráulicas e geotécnicas, na escolha e especificação de materiais de construção, nos estudos de viabilidade técnica e econômica das obras, ao acompanhamento técnico de execução das obras, ao planejamento e gerenciamento de empreendimentos e de pessoas, ao planejamento de meios de transporte e de tráfego urbano, na fiscalização de obras e problemas técnicos de cálculo estrutural, na fiscalização e perícia técnica ligada às obras civis, bem como possibilitar a atuação na área de pesquisa e no ensino superior.

 

O engenheiro civil pode atuar como contratado de empresas públicas, estatais ou privadas, como autônomos, empresários, consultores, em institutos de pesquisa tecnológica, universidades e centro de ensino, secretarias de obras ou de infraestrutura estaduais e municipais, contudo, a maior demanda de contratação vem das empresas de construção civil e da indústria da construção civil.

 

Acesse as Matrizes Curriculares: Matutino / Noturno

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus de Pituaçu

 

VAGAS E TURNOS: 120 vagas semestrais – Matutino e Noturno

 

O QUE O CURSO OFERECE:  Laboratórios, Projetos de Extensão e Ação Comunitária, Iniciação Científica.

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: MATUTINO com 10 semestres e NOTURNO com 11 semestres. 

 
Coordenação: Prof. Antônio Sérgio Ramos da Silva
 
 

 Ano 2

Informativo de janeiro 2018 Informativo de fevereiro 2018  Informativo de março 2018 Infomativo abril 2018 
       
Informativo de maio 2018