Ir para o conteúdo

Graduação

 Voltar a Ciências Exa...
Tela cheia

Engenharia Mecânica

31 de Julho de 2014, 11:59 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 15292 vezes

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Engenharia Mecânica da UCSAL tem como objetivo preparar o engenheiro mecânico para realizar atividades de projetar, monitorar, gerenciar e fazer manutenção de máquinas, processos e sistemas mecânicos industriais, além de trabalhar com as novas tecnologias deste ramo da engenharia. O curso objetiva, ainda, capacitar o aluno para atuar como gestor e/ou na manutenção de equipamentos, campos que tem demandas constantes no estado da Bahia e na região, em especial com domínio em tecnologias renováveis. O profissional formado incorpora por meio da aquisição do conhecimento teórico, prático e humanístico habilidades e competências necessárias ao exercício das atividades pertinentes à profissão, no contexto social em que se insere, na busca por um desenvolvimento sustentável.

 

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

 

PERFIL PROFISSIONAL

O perfil do profissional a ser formado pelo Curso de Engenharia Mecânica da UCSAL baseia-se na Resolução CNE/CES no 11/2002 em seu art. 3º, que estabelece que 

[...] O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Mecânico graduado pela UCSal, além das competências e habilidades indicadas pela legislação vigente, deverá ser capaz de compreender e transformar a realidade em que se encontra, por meio da geração, sistematização e difusão de tecnologias e conhecimentos. Sua formação é abrangente, porém aprofundada, podendo atuar na concepção, dimensionamento e desenvolvimento de processos e produtos. Deve liderar e supervisionar equipes de trabalho, de forma crítica, criativa, solidária e construtiva. Deve ser capaz de conduzir estudos de viabilidade técnico-econômica e de impacto ambiental. Deve executar e fiscalizar obras e serviços técnicos, efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Pode atuar em ensino e pesquisa científica e tecnológica, contribuindo para a geração de conhecimento e formação de recursos humanos.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

Dentre as áreas de atuação do Engenheiro Mecânico destacam-se os segmentos químico, petroquímico, metal-mecânico, alimentício, metalúrgico, moveleiro, de minerais não metálicos, plásticos, fertilizantes, eletroeletrônicos, bebidas, logística, têxtil, serviços, comércio e mais recentemente o segmento termelétrico. O Engenheiro Mecânico poderá atuar, também, nos setores de energia eólica, centrais hidrelétricas, usinas térmicas e na indústria automotiva e de celulose. Todas estas áreas necessitam de engenheiros mecânicos tanto no ramo da manutenção quanto no segmento da gestão. 

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus de Pituaçu

 

VAGAS E TURNOS: 60 vagas semestrais / Matutino e 60 vagas semestrais / Noturno 

 

O QUE O CURSO OFERECE:  Laboratórios, Projetos de Extensão e Ação Comunitária, Iniciação Científica.

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 5 anos (10 semestres). 

Coordenação: Prof. Rogério Flores