Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Hum...
Tela cheia

Filosofia (Bacharelado)

3 de Outubro de 2014, 11:35 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 10776 vezes

 

Selos_filo2016

OBJETIVOS DO CURSO

- Promover a iniciação ao questionamento meditativo do sentido dos fenômenos, a fim de capacitar o   discente para posicionar-se com profundidade reflexiva, discernimento e coerência face aos problemas e desafios lançados pela existência.

- Aprofundar a reflexão sobre os problemas filosóficos do pensamento contemporâneo, para habilitar a uma leitura e compreensão críticas da realidade.

- Incentivar o aprofundamento do exercício do senso crítico próprio à reflexão filosófica, de modo que a prática e a investigação do futuro bacharel venha a contribuir para a transformação de estruturas socioculturais que impedem a promoção da vida humana nos seus vários níveis.

- Promover a iniciação nas principais linhas de pensamento e áreas temáticas da tradição filosófica, de modo que o futuro bacharel tenha à sua disposição uma sólida formação para suas atividades profissionais.

- Capacitar para a prática da pesquisa em Filosofia, pelo domínio dos conceitos e exercício da análise, interpretação e comentário do texto filosófico, segundo os procedimentos hermenêuticos.

 

PERFIL PROFISSIONAL

O Curso de Bacharelado em Filosofia da UCSal, visando o exercício do pensar, preocupa-se em formar o profissional capaz de dirigir criticamente uma interrogação ao mundo, reavaliando tendências, pontos-de-vista e certezas acerca do absoluto, do homem e de suas instituições, das ciências (seus métodos e resultados), e das próprias conclusões do questionamento filosófico. É também sua preocupação proporcionar o instrumental básico para o filosofar, observando o rigor, a radicalidade e a abrangência como marcas da atividade filosófica. O filósofo é aquele que caminha com a humanidade em busca do sentido mais profundo do homem, do mundo, do transcendente. O papel do filósofo é compreender e transformar o real, aprender a desvelar a realidade presente, a iluminá-la com a herança cultural do passado e interpretá-la à luz das teorias que mergulham na profundeza do ser. Assim, busca descobrir veredas de praxes pelas quais o homem vai construindo o mundo e fazendo a história.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Curso de Bacharelado deve caracterizar-se principalmente pela pesquisa, em geral direcionada aos futuros programas de pós-graduação em Filosofia, bem como ao magistério superior. A sólida formação do bacharel o credencia preferencialmente para a pesquisa acadêmica e, eventualmente, para a reflexão transdisciplinar (neste caso, adicionando à sua formação habilitações suplementares).

Pensar o desenvolvimento das competências do profissional formado no Bacharelado em Filosofia é pensar um perfil amplo, que deve englobar capacidades e qualificações que garantam a possibilidade da realização pessoal e profissional.

Tendo-se formado em Filosofia, o bacharel estará habilitado a realizar ingerências capazes de cooperar profissionalmente em diversas áreas do saber e do mundo do trabalho, tais como: competências técnicas, competências pedagógicas, competências sociais, competências em recursos humanos. 

 

MATRIZ CURRICULAR

Clique aqui e acesse.

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus da Federação

 

VAGAS E TURNO: 60 vagas semestrais / Matutino

 

O QUE O CURSO OFERECE

Laboratórios

Projetos de Extensão

Iniciação Científica

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 3 anos (6 semestres)

 

COORDENAÇÃO: Prof. Paulo Sérgio Dantas Vasconcelos