Ir para o conteúdo

Graduação

 Voltar a Ciências Hum...
Tela cheia

Música

31 de Julho de 2014, 10:32 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 13913 vezes

OBJETIVOS DO CURSO

 

Objetivo Geral:

 

Oferecer formação inicial para o exercício da docência no campo da música, em toda a Educação Básica e nos diferentes espaços em que ocorram processos de transmissão e apropriação do fenômeno musical. O Curso oferece as opções de habilitação em Violão ou habilitação em Piano.

 

 

Objetivos Específicos:

 

  1. Ampliar as perspectivas de atuação profissional no mundo da música;
  2. Construir uma visão abrangente e humanística do papel de educador;
  3. Capacitar para a promoção de ações musico-pedagógicas interdisciplinares;
  4. Qualificar para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, considerando a música como área de conhecimento;
  5. Preparar para a criação, performance, produção e difusão da cultura musical do mundo e no mundo;
  6. Incentivar o uso de recursos tecnológicos para o ensino, a criação, produção e difusão da música.

 

 

PERFIL PROFISSIONAL

 

O Curso de Licenciatura em Música propõe que o profissional tenha uma formação integral, crítica, ética, investigadora; que seja produtor e difusor de conhecimentos musicais, que proponha e implemente ações que favoreçam a formação humana e musical de outros cidadãos. Deseja-se que o egresso possua um perfil que reúna:

 

  • conhecimentos e saberes – além dos conhecimentos pedagógicos e musicais específicos, o licenciando terá a oportunidade de discutir assuntos relacionados à diversidade cultural, social, econômica, étnica, refletindo sobre a urgência e as possibilidades de inclusão de minorias discriminadas e portadores de necessidades especiais.

 

  • conhecimentos a respeito das novas tecnologias da informação serão incorporados aos conhecimentos musico-pedagógicos e favorecerão a construção de materiais didáticos, e na performance musical do egresso.

 

  • competências e habilidades – o licenciado em música pela UCSAL deverá possuir habilidades e competências para atuar como professor e músico, sentindo-se seguro para realizar performances musicais individuais e coletivas e para atuar como agente criativo em todas as etapas do processo de produção musical (criação, divulgação, execução, difusão, etc.). Também deverá intervir, com compromisso, nas diversas fases do desenvolvimento pedagógico (planejamento, execução, avaliação, etc.). E, tanto nas práticas musicais como nas pedagógicas, será capaz de atuar como investigador, ampliando seu conhecimento e produzindo novos conhecimentos.

 

  • comportamentos e atitudes – neste aspecto, o perfil desejado para os educadores musicais egressos deste curso é de um profissional comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e mais sustentável, que vai atuar com sensibilidade e responsabilidade por meio de ações éticas transformadoras. Um profissional capaz de enfrentar os desafios encontrados nas diferentes esferas das práticas pedagógicas, capaz de exercer uma liderança colaborativa, democrática e aglutinadora e de comportar-se como um liderado participativo, criativo, autônomo e pró-ativo.

 

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

 

O Licenciado em Música possui um campo de atuação amplo, diversificado e em constante transformação, todavia, a docência é a sua principal área de atuação. A docência pode ser exercida em todos os níveis de ensino da Educação Básica, em instituições de ensino não formal e demais contextos de ensino-aprendizagem. O licenciado poderá, também, dedicar-se às atividades que exijam o uso da música em seus diversos contextos sócio-cultuturais, atuando como compositor, instrumentista, regente e produtor. Como pesquisador poderá utilizar adequadamente metodologias e técnicas de pesquisa científica e tecnológica, produzindo materiais, métodos e conhecimentos ligados à prática musico-pedagógica.

 

Matriz Curricular: VIOLÃO, PIANO.

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus de Pituaçu.

 

VAGAS E TURNOS: 40 vagas semestrais – Matutino e Noturno.

 

O QUE O CURSO OFERECE: Laboratórios, Projetos de Extensão e Ação Comunitária, Iniciação Científica, Atividades de Pesquisa e Monitoria.

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos (8 semestres). 

 

Coordenação: Prof. Eduardo Bertussi