Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Hum...
Tela cheia

Pedagogia

31 de Julho de 2014, 10:38 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 15328 vezes

OBJETIVOS DO CURSOSelos_ped2016_c_pia

O Curso de Pedagogia tem por objetivo desenvolver a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizando-se em diversos espaços educativos que demandem conhecimentos pedagógicos, incluindo a gestão educacional. O Pedagogo em formação deve instigar e refletir sobre a docência, enquanto objeto de estudo, podendo ampliar este à gestão dos processos educativos, na organização e gestão de sistemas. O Curso proposto assegura a pesquisa como fundamento do processo formativo e a escola como lócus base de investigação, entendida na sua complexidade, consubstanciada em diferentes relações entre estado e sociedade. 

 

PERFIL PROFISSIONAL

O Licenciado em Pedagogia é um profissional com formação para exercer a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que inclui a alfabetização e as práticas sociais de leitura e escrita, a investigação e a intervenção nos processos pedagógicos; a participação no planejamento, na gestão, na coordenação e avaliação de sistemas de educação e estabelecimentos de ensino, públicos e privados, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem os processos educativos. 

 

Competências e as habilidades

- Desenvolver o trabalho docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica. 

- Reconhecer as ações de cuidar e educar das crianças de zero a cinco anos, como parte da atuação do pedagogo, incorporando o desenvolvimento das dimensões, física, psicológica, intelectual, social, entre outras, no seu trabalho docente.

- Desenvolver processos alfabetizadores contextualizados, com uso sistemático das práticas sociais de leitura e escrita, considerando os conhecimentos do sistema alfabético necessários à apropriação da língua escrita.

- Participar dos processos de gestão dos sistemas educacionais e instituições de ensino, públicas e privadas, bem como projetos e atividades educativas em espaços escolares e não escolares, assumindo a gestão como conhecimento que integra o trabalho docente.

- Participar da elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico da escola e de outros espaços educativos.

- Investigar o trabalho docente, reconhecendo a Pedagogia como Ciência da Educação, que tem como objeto de estudo a relação entre as práticas socioculturais e educativas, com vistas a contribuir para a inclusão social, étnico-racial, ambiental, econômica, cultural, religiosa, política e outras.   

- Interpretar o fenômeno educativo, fundamentá-lo teoricamente e produzir conhecimento a partir das relações estabelecidas entre a teoria e a prática.

- Desenvolver valores éticos, reconhecendo o outro na sua forma particular de ser, com suas demandas, necessidades, interesses, formas de expressão e atuação no mundo, inclusive as pessoas com necessidades especiais educativas.   

- Trabalhar em equipe, interagindo com diferentes sujeitos que integram o espaço educativo, oportunizando as diversas formas de participação.

- Valorizar todas as formas de conhecimento, estabelecendo relação entre a área educacional e outros campos de saber.

- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação nos processos didático pedagógicos, demonstrando conhecimentos das tecnologias de informação e comunicação.  

- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa a família e a comunidade a partir de atividades de extensão.

- Compreender, Ciências da Natureza, História, Geografia, Artes e Educação Física) na sua atuação docente, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

- Desenvolver práticas docentes a partir do princípio da autonomia, cumprindo as determinações da legislação educacional vigente.

 

Clique aqui e Matriz Curricular

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

- Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em outras áreas, nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam necessários para a investigação, produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

- Gestão Educacional, entendida numa perspectiva democrática e investigativa, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente, no que se refere à gestão pedagógica e à avaliação de sistemas educacionais, públicos e privados, e de outras instituições da sociedade civil que desenvolvam programas, projetos e planos pedagógicos, realizando análises, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.

 

Vagas e Turnos: 60 vagas semestrais/ Noturno.

 

O que a UCSal oferece:

• Laboratórios

• Iniciação Científica

• Projetos de Extensão e Ação Comunitária

• Biblioteca atualizada

 

Titulação: Licenciatura

 

Duração: 4 (quatro) anos

 

Local de funcionamento: Campus da Federação

 

Coordenação: Prof. Roberto Carlos Vieira

 

PROFESSORES

NOME

CURRÍCILO LATTES

Adenildes dos Santos

http://lattes.cnpq.br/2244017421317262

Ana Cláudia Gomes de Souza

http://lattes.cnpq.br/9368778418461266

Ana Sueli Teixeira de Pinho

http://lattes.cnpq.br/6649541365596258

Anna Catharina C. Teixeira Cavalcante

http://lattes.cnpq.br/5009172412255203

Antonio Gilmar de Carvalho Santos

http://lattes.cnpq.br/7214251015701707

Cesar Vaz

http://lattes.cnpq.br/7446420076706519

Cláudio Ribeiro

 

Florinda Lima do Nascimento

http://lattes.cnpq.br/4053809585346554

Isa Beatriz Neves

http://lattes.cnpq.br/9098330075555982

José Luis Sepúlveda

http://lattes.cnpq.br/5727317687272572

Judite Oliveira Faria e Barros

 

Lícia Margarida Dias

http://lattes.cnpq.br/0001415983708468

Lino Mosquera

http://lattes.cnpq.br/628849288036083

Marcelo Couto Dias

http://lattes.cnpq.br/7064330374040553

Marcia Covre

http://lattes.cnpq.br/6359880703144868

Marguerita Fialho

http://lattes.cnpq.br/8055181911203837

Maria Auxiliadora das Graças Fidelis Barboza

http://lattes.cnpq.br/9100579862952120

Mayra Castro

 

Patrícia Carvalho Vieira

http://lattes.cnpq.br/1486247183215880

Raildes da Cruz Alves

http://lattes.cnpq.br/3901344450901533

Roberto Carlos Vieira

http://lattes.cnpq.br/8305309803231108

Rujane Mota Alves

http://lattes.cnpq.br/3599763691836395

Silvana de Oliveira Guimarães

http://lattes.cnpq.br/5827281268805185

Simone Chaves

http://lattes.cnpq.br/8976378690981443

Valmara Andrade

http://lattes.cnpq.br/3286334634923756

Velda Gama

http://lattes.cnpq.br/1557225844207792

Vinicius Mascarenhas