OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Pedagogia tem por objetivo desenvolver a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizando-se em diversos espaços educativos que demandem conhecimentos pedagógicos, incluindo a gestão educacional. O Pedagogo em formação deve instigar e refletir sobre a docência, enquanto objeto de estudo, podendo ampliar este à gestão dos processos educativos, na organização e gestão de sistemas. O Curso proposto assegura a pesquisa como fundamento do processo formativo e a escola como lócus base de investigação, entendida na sua complexidade, consubstanciada em diferentes relações entre estado e sociedade.
PERFIL PROFISSIONAL
O Licenciado em Pedagogia é um profissional com formação para exercer a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que inclui a alfabetização e as práticas sociais de leitura e escrita, a investigação e a intervenção nos processos pedagógicos; a participação no planejamento, na gestão, na coordenação e avaliação de sistemas de educação e estabelecimentos de ensino, públicos e privados, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem os processos educativos.
Competências e as habilidades
- Desenvolver o trabalho docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica.
- Reconhecer as ações de cuidar e educar das crianças de zero a cinco anos, como parte da atuação do pedagogo, incorporando o desenvolvimento das dimensões, física, psicológica, intelectual, social, entre outras, no seu trabalho docente.
- Desenvolver processos alfabetizadores contextualizados, com uso sistemático das práticas sociais de leitura e escrita, considerando os conhecimentos do sistema alfabético necessários à apropriação da língua escrita.
- Participar dos processos de gestão dos sistemas educacionais e instituições de ensino, públicas e privadas, bem como projetos e atividades educativas em espaços escolares e não escolares, assumindo a gestão como conhecimento que integra o trabalho docente.
- Participar da elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico da escola e de outros espaços educativos.
- Investigar o trabalho docente, reconhecendo a Pedagogia como Ciência da Educação, que tem como objeto de estudo a relação entre as práticas socioculturais e educativas, com vistas a contribuir para a inclusão social, étnico-racial, ambiental, econômica, cultural, religiosa, política e outras.
- Interpretar o fenômeno educativo, fundamentá-lo teoricamente e produzir conhecimento a partir das relações estabelecidas entre a teoria e a prática.
- Desenvolver valores éticos, reconhecendo o outro na sua forma particular de ser, com suas demandas, necessidades, interesses, formas de expressão e atuação no mundo, inclusive as pessoas com necessidades especiais educativas.
- Trabalhar em equipe, interagindo com diferentes sujeitos que integram o espaço educativo, oportunizando as diversas formas de participação.
- Valorizar todas as formas de conhecimento, estabelecendo relação entre a área educacional e outros campos de saber.
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação nos processos didático pedagógicos, demonstrando conhecimentos das tecnologias de informação e comunicação.
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa a família e a comunidade a partir de atividades de extensão.
- Compreender, Ciências da Natureza, História, Geografia, Artes e Educação Física) na sua atuação docente, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
- Desenvolver práticas docentes a partir do princípio da autonomia, cumprindo as determinações da legislação educacional vigente.
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CAMPO DE ATUAÇÃO
- Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em outras áreas, nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam necessários para a investigação, produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
- Gestão Educacional, entendida numa perspectiva democrática e investigativa, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente, no que se refere à gestão pedagógica e à avaliação de sistemas educacionais, públicos e privados, e de outras instituições da sociedade civil que desenvolvam programas, projetos e planos pedagógicos, realizando análises, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.
Vagas e Turnos: 60 vagas semestrais/ Noturno.
O que a UCSal oferece:
• Laboratórios
• Iniciação Científica
• Projetos de Extensão e Ação Comunitária
• Biblioteca atualizada
Titulação: Licenciatura
Duração: 4 (quatro) anos
Local de funcionamento: Campus da Federação
Coordenação: Profa. Rujane Mota Alves
PROFESSORES |
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NOME |
CURRÍCILO LATTES |
Adenildes dos Santos |
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Ana Cláudia Gomes de Souza |
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Ana Sueli Teixeira de Pinho |
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Anna Catharina C. Teixeira Cavalcante |
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Antonio Gilmar de Carvalho Santos |
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Cesar Vaz |
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Cláudio Ribeiro |
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Florinda Lima do Nascimento |
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Isa Beatriz Neves |
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José Luis Sepúlveda |
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Judite Oliveira Faria e Barros |
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Lícia Margarida Dias |
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Lino Mosquera |
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Marcelo Couto Dias |
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Marcia Covre |
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Marguerita Fialho |
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Maria Auxiliadora das Graças Fidelis Barboza |
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Mayra Castro |
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Patrícia Carvalho Vieira |
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Raildes da Cruz Alves |
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Roberto Carlos Vieira |
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Rujane Mota Alves |
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Silvana de Oliveira Guimarães |
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Simone Chaves |
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Valmara Andrade |
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Velda Gama |
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Vinicius Mascarenhas |
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