Ir para o conteúdo

Graduação

 Voltar a Ciências Hum...
Tela cheia

Psicologia

4 de Janeiro de 2017, 18:53 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 18177 vezes

O CURSO:


O Curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica do Salvador tem como objetivo formar profissionais com capacidade reflexiva e crítica, aptos à construção de conhecimento no campo psicológico e ao cuidado em processos clínicos nos diferentes contextos. O profissional estará habilitado a exercer a profissão de psicólogo em todos os campos, privilegiando a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial em níveis individuais e coletivos. Embasado em princípios como a Reforma Psiquiátrica e os Direitos Humanos, o Curso de Psicologia da UCSAL tem compromisso com a formação cidadã, fomentando um perfil de profissional crítico, investigativo, interventivo, consciente de sua condição de sujeito histórico e papel protagonista na construção de uma sociedade democrática de direito.


O curso nasceu como uma inciativa de um conceituado Programa de Mestrado e Doutorado da universidade. Desde a sua origem, concebe uma formação voltada para competências investigativas e em intervenção clínica ampliada, com intenso investimento na formação e na práxis interdisciplinar. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão orienta as ações do curso, que compreendem o saber-fazer psicológico como inseparável do saber-fazer científico.

Turno: Manhã – 10 períodos (5 anos)

Turno: Noturno – 10 períodos (5 anos)

Campus: Pituaçu

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA – BACHARELADO

  

PERFIL PROFISSIONAL:

O profissional desta área utiliza-se de conhecimentos teóricos e técnicos para atuar, dentro de suas especificidades, nos âmbitos da saúde, educação, assistência social, justiça, trabalho, comunidades, comunicação, bem como em outras áreas emergentes no mercado de trabalho, visando a promover a saúde, o bem-estar e o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Os profissionais formados em Psicologia pela UCSAL estarão aptos a atuar nas diversas frentes da ação do psicólogo, desenvolvendo suas atividades na pesquisa científica, em serviços de saúde, locais de aprendizagem, empresas, escolas e afins, serviços de assistência social e jurídica, bem como, nas áreas emergentes no mercado de trabalho, onde a atuação do psicólogo se estende a empresas de gestão, tecnologia e inovação, e à área de produção intelectual inovadora.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO:

Campus de Pituaçu

DESTAQUES DO CURSO:

Adotando uma perspectiva de atuação interdisciplinar, o curso prevê, no decorrer de todos os seus semestres, uma aproximação sucessiva a diversos cenários de prática, possibilitando aprendizagem contextualizada de complexidade crescente das teorias e habilidades técnicas do campo da psicologia. Ao mesmo tempo, o projeto pedagógico abrange processos formativos compartilhados entre graduação e pós-graduação, incentivando a formação continuada e a interlocução com grupos de pesquisa em nível nacional e internacional.

São ofertados laboratórios de pesquisa e ensino-aprendizagem específicos, tais como o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas, o Laboratório de Anatomia e Genética e o Laboratório Virtual de Análise do Comportamento. O Curso oferece também o Serviço Escola de Psicologia, que se constitui em um dos espaços de desenvolvimento das competências profissionais esperadas do psicólogo, aliando conhecimento e prática.

VAGAS:

60 vagas / Turno Manhã

60 vagas / Turno Noturno

DURAÇÃO DO CURSO:

5 anos (10 semestres)

COORDENAÇÃO:

Professor Me. Júlio César Hoenisch

 

Professores

Dra. Ana Clara Bastos 

Dra. Ana Vilella Brandino 

Dra. Ana Pitta 

Me. Ricardo Cruz 

Dra. Elaine Rabinovich 

Dra. Elsa de Mattos 

Me. Denise Gersen

Dr. João Marcos de Oliveira

Dr. José Luiz Ferriz

Esp. Gustavo Caribe Cerqueira 

Me. Renata Berenstein

Me. Manuela Viveiros de Sá

Dra. Silvana Sarno

Me. Liz Martinez

Me. Thiago Wesley Silva e Silva

Esp. Fernanda Correia