Ir para o conteúdo

Graduação

 Voltar a Ciências Hum...
Tela cheia

Psicologia

4 de Janeiro de 2017, 18:53 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 12974 vezes

O CURSO:


O Curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica do Salvador tem como objetivo formar profissionais com capacidade reflexiva e crítica, aptos à construção de conhecimento no campo psicológico e ao cuidado em processos clínicos nos diferentes contextos. O profissional estará habilitado a exercer a profissão de psicólogo em todos os campos, privilegiando a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial em níveis individuais e coletivos. Embasado em princípios como a Reforma Psiquiátrica e os Direitos Humanos, o Curso de Psicologia da UCSAL tem compromisso com a formação cidadã, fomentando um perfil de profissional crítico, investigativo, interventivo, consciente de sua condição de sujeito histórico e papel protagonista na construção de uma sociedade democrática de direito.


O curso nasceu como uma inciativa de um conceituado Programa de Mestrado e Doutorado da universidade. Desde a sua origem, concebe uma formação voltada para competências investigativas e em intervenção clínica ampliada, com intenso investimento na formação e na práxis interdisciplinar. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão orienta as ações do curso, que compreendem o saber-fazer psicológico como inseparável do saber-fazer científico.

Turno: Manhã – 10 períodos (5 anos)

Campus: Pituaçu

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA – BACHARELADO

  

PERFIL PROFISSIONAL:

O profissional desta área utiliza-se de conhecimentos teóricos e técnicos para atuar, dentro de suas especificidades, nos âmbitos da saúde, educação, assistência social, justiça, trabalho, comunidades, comunicação, bem como em outras áreas emergentes no mercado de trabalho, visando a promover a saúde, o bem-estar e o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Os profissionais formados em Psicologia pela UCSAL estarão aptos a atuar nas diversas frentes da ação do psicólogo, desenvolvendo suas atividades na pesquisa científica, em serviços de saúde, locais de aprendizagem, empresas, escolas e afins, serviços de assistência social e jurídica, bem como, nas áreas emergentes no mercado de trabalho, onde a atuação do psicólogo se estende a empresas de gestão, tecnologia e inovação, e à área de produção intelectual inovadora.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO:

Campus de Pituaçu

DESTAQUES DO CURSO:

Adotando uma perspectiva de atuação interdisciplinar, o curso prevê, no decorrer de todos os seus semestres, uma aproximação sucessiva a diversos cenários de prática, possibilitando aprendizagem contextualizada de complexidade crescente das teorias e habilidades técnicas do campo da psicologia. Ao mesmo tempo, o projeto pedagógico abrange processos formativos compartilhados entre graduação e pós-graduação, incentivando a formação continuada e a interlocução com grupos de pesquisa em nível nacional e internacional.

São ofertados laboratórios de pesquisa e ensino-aprendizagem específicos, tais como o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas, o Laboratório de Anatomia e Genética e o Laboratório Virtual de Análise do Comportamento. O Curso oferece também o Serviço Escola de Psicologia, que se constitui em um dos espaços de desenvolvimento das competências profissionais esperadas do psicólogo, aliando conhecimento e prática.

VAGAS:

60 vagas / Turno Manhã

DURAÇÃO DO CURSO:

5 anos (10 semestres)

COORDENAÇÃO:

Professor Me. Júlio César Hoenisch

 

Professores

Ana Clara Bastos - Dra

Dafne Suit - Dra

Elaine Rabinovich - Dra

Elsa de Mattos - Dra

Gustavo Siquara - Dr

 João Marcos Oliveira - Dr

Lucia Vaz Moreira - Dra

Monica Neves Aguiar - Dra

Nara Cortes Andrade - Dra

Silvana Sarno - Me

Silvia Telles - Me