Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Hum...
Tela cheia

Teologia

31 de Julho de 2014, 10:50 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 14295 vezes

 

OBJETIVOS DO CURSO

- Formar bacharéis em Teologia, abertos ao diálogo entre fé e cultura humana, que coloquem a inteligência a serviço da Palavra de Deus em suas dimensões fundamentais: Palavra enraizada na História de Israel, encarnada em Jesus e confiada à Comunidade Eclesial, fundamentada em “Fontes bíblico-eclesiais”; Palavra a ser perscrutada cientificamente na sua organicidade e sistemática, evidenciando a sua relevância prática na vida, no serviço e na Celebração Litúrgico-Sacramental.

- Fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão através de critérios científicos que favoreçam o diálogo ecumênico e interreligioso e propiciem a integração da fé e da razão, a fim de apreender o saber dos campos teológico e religioso, bem como produzir conhecimentos pertinentes à realidade eclesial e social.

- Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho socio-eclesial.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do Curso de Bacharelado em Teologia possui uma formação científica abrangente dos conteúdos abordados nos diversos eixos acadêmicos (geral, básico e teológico) e está capacitado para emitir juízo abalizado em questões de Teologia especulativa e prática, oferecer parecer sobre produção teológica, anunciar o querigma cristão e acompanhar a formação cristã que o mundo atual requer; mais do que Teólogo, deverá ser um místico, cultivando a dimensão teologal na própria vida em vista do testemunho esperado pelos que serão destinatários da sua ação pastoral. O egresso deste Curso poderá oferecer à Igreja a que pertence adequada orientação, subsidiando-a na sua prática evangelizadora e pastoral, pois estará capacitado para planejar e gerir projetos pastorais, na perspectiva de responder aos anseios dos seus destinatários, sempre com embasamento crítico-científico e capacidade investigativa. Neste sentido, o Bacharel em Teologia estará qualificado para elaborar projetos de ação que conjuguem observação, pesquisa e prática, visando à promoção do ser humano. Espera-se, também, capacitar o egresso com uma formação integral, interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar que lhe dê condições de dialogar com a pluralidade sócio-cultural e religiosa da sociedade brasileira. Assim, será capaz de posicionar-se criticamente, tomar decisões, mobilizar recursos e produzir novos conhecimentos em contextos de diversidade e complexidade sócio-cultural, além de atuar criticamente na realidade social e religiosa, eclesial e eclesiástica, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio da aplicação prática dos fundamentos teológico-metodológicos e da reflexão e ação, criando condições necessárias ao exercício humanizador das atividades desempenhadas.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Bacharel em Teologia poderá atuar em diferentes ambientes onde as relações humanas e sociais estão presentes. O/A teólogo/a poderá atuar nas comunidades e bairros, paróquias, em Instituições eclesiásticas e paraeclesiásticas. As diferentes confissões religiosas cristãs veem no teólogo/a uma pessoa preparada academicamente para o exercício de atividades pastorais e de aconselhamento. Além de atuar em igrejas e comunidades, o teólogo pode atuar no exercício da capelania militar, hospitalar, prisional, carcerária, educacional e outras. O teólogo com outra graduação de licenciatura está mais apto para a docência de Ensino Religioso nas escolas e universidades. Outro campo de atuação que necessita da presença de teólogos são as ONG´s de apoio às comunidades menos favorecidas. Poderá, igualmente, atuar em empresas compondo equipes de relacionamento humano e fomentando a espiritualidade empresarial.

Acesse as matrizes curriculares: Matutino / Noturno.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus da Federação

VAGAS E TURNOS: 40 vagas anuais - Matutino / Noturno.

O QUE O CURSO OFERECE:  O Curso de Bacharelado em Teologia oferece o Curso de Extensão em Teologia, com funcionamento aos sábados e ingresso semestral, além de um Projeto de Extensão intitulado Programa Economia dos Setores Populares – ITCP.

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos (8 semestres).

Coordenação: Prof. Adilton Pinto Lopes