DIFERENCIAIS
O Curso de Biomedicina da UCSAL possui laboratórios específicos, com tecnologia avançada. São eles: Microbiologia, Análises Clínicas, Anatomia, Microscopia, Química Experimental, Bioquímica e laboratórios de Pesquisa. Além da formação básica, oferece a Empresa Júnior de Bromatologia e possui incentivo à Pesquisa e Inovação, através da Iniciação Científica e atividades de Extensão.
Conheça nossos laboratórios aqui.
OBJETIVO DO CURSO
- Este curso tem por objetivo geral formar profissionais com uma postura crítica e reflexiva com base em referenciais técnico-científicos, sócio-políticos e culturais, dotado de competências e habilidades para intervir, decidir sobre os problemas/situações de saúde e interagir com compromisso profissional em dois eixos sustentadores:
- Pesquisa e ensino: propondo e desenvolvendo projetos de promoção de saúde e inovação científica e tecnológica relacionados ao bem estar e à melhoria da qualidade de vida do indivíduo, da sociedade e à preservação do meio ambiente, atuando na construção do conhecimento e formação de futuros profissionais;
- Atenção e promoção à saúde: desenvolvendo, aprimorando e aplicando técnicas de prevenção, de diagnóstico e tratamento de patologias humanas e de problemas relacionados à sociedade, principalmente no que tange à área de análises clínicas e imaginologia.
VAGAS E TURNOS: 120 vagas / Matutino
LOCAL: Campus de Pituaçu
DURAÇÃO DO CURSO: 8 semestres (4 anos)
Clique aqui e acesse a Matriz Curricular
PERFIL PROFISSIONAL
O curso de Biomedicina está essencialmente voltado para a formação de profissionais que tenham visão integral da realidade social e da saúde, capacitados para a resolutividade dos problemas apresentados pela população. O biomédico formado pela UCSAL será um profissional capaz de realizar diagnóstico com conhecimentos científicos sólidos e críticos sobre as atividades exercidas, atentos para os avanços tecnológicos. Além disso, são profissionais com a habilidade de entender não apenas o processo saúde-doença, mas, também, os problemas da sociedade neste campo, e propor ações para promoção da saúde.
Os Biomédicos atuam nos mais diversos setores da área de saúde, somando 35 habilitações, conforme o Conselho Federal de Biomedicina. Dentre estas habilitações, destacam-se: Análises Clínicas, Banco de Sangue, Análise Ambiental, Citologia oncótica, Acupuntura, Biomedicina Estética, Genética e Imaginologia. Esta amplitude de competências do profissional Biomédico, aliada à crescente demanda dos serviços de saúde, demonstra claramente a importância da implementação de cursos de Biomedicina para auxiliar o programa geral de assistência à saúde, destacando a promoção e a atenção básica à saúde.
O estudante de Biomedicina deve ter sua formação acadêmica construída em bases científicas sólidas, tendo como um dos focos a pesquisa das patologias humanas, suas etiologias e os estudos para ações resolutivas. O curso de Biomedicina da UCSAL tem como princípio a construção da visão científica desde o início do curso inserindo os alunos em situações-problemas e na discussão de artigos, a fim de formularem hipóteses para a elaboração de projetos de pesquisa. Os alunos são motivados a desenvolver projetos de pesquisas, com estímulo ao desenvolvimento de uma visão crítica e questionadora acerca dos problemas da sociedade. Um estímulo adicional à formação crítica, necessária à pesquisa biomédica, é a oportunidade dos alunos desenvolverem na graduação projetos de iniciação científica como bolsistas dos programas de bolsas UCSAL, CNPQ ou FAPESB.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O curso de Biomedicina da UCSAL prima por envolver o discente na vivência do Biomédico em Análises Clínicas, ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância, de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Assim, o Biomédico participa do processo de identificação de problemas de saúde das pessoas. O egresso do curso de Biomedicina pode ser habilitado em Análises Clínicas.
Além das Análises Clínicas, outra importante área de atuação do Biomédico é a Imaginologia, que é o estudo de órgãos e sistemas do corpo, através de diversas modalidades de exame de imagem. O Biomédico Imaginologista atua em atividades de diagnóstico e terapia, sendo um membro indispensável da equipe multidisciplinar em serviços de diagnóstico por imagem. Dessa forma, o Biomédico pode contribuir para a Atenção à Saúde, a partir da realização de diversos exames de imagem, como Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, na medida em que a Imaginologia tem papel fundamental no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversas patologias.
A Pesquisa, Análises Clínicas e Imaginologia, principais áreas de atuação do Biomédico, são experienciadas ao longo do curso de Biomedicina da UCSAL nos âmbitos do ensino, através dos com componentes curriculares afins; na extensão, com as visitas técnicas e atividades na comunidade, por exemplo; na pesquisa e no estágio curricular.
COORDENAÇÃO: Profa. Dannieli do Espirito Santo Silva - dannieli.silva@ucsal.br
PROFESSSORES QUE MINISTRAM AULA NO CURSO DE BIOMEDICINA | |
Nome | LINK DO LATTES |
Filipe Ferreira de Almeida Rego | http://lattes.cnpq.br/3396167382817529 |
Luciane Amorim Santos | http://lattes.cnpq.br/5234646852674978 |
Erika Pedreira da Fonseca | http://lattes.cnpq.br/2188084232837529 |
Eder Carvalho da Silva | http://lattes.cnpq.br/1255883595571156 |
Gisele Barreto Lopes Menezes | http://lattes.cnpq.br/1093756844502572 |
Sheila Suarez Fontes | http://lattes.cnpq.br/5305604352934302 |
Flávia Couto Paschoal | http://lattes.cnpq.br/3383886736733471 |
Anderson Abehussen Freire de Carvalho | http://lattes.cnpq.br/5993855189651811 |
Luana Leandro Gois | http://lattes.cnpq.br/4929550925767587 |
Juanita da Rocha Mucão | http://lattes.cnpq.br/5670630835319060 |
Marcelo Alves Dias | http://lattes.cnpq.br/0356584693478149 |
Thassila Nogueira Pitanga | http://lattes.cnpq.br/4203467925704186 |
Sanzio Silva Santana | http://lattes.cnpq.br/2237337781001114 |
Ogvalda Devay de Souza Torres | http://lattes.cnpq.br/3670965628678199 |
Sara Nunes Vaz | http://lattes.cnpq.br/4053660971033232 |