Ir para o conteúdo

Graduação

 Voltar a Ciências Nat...
Tela cheia

Educação Física (Bacharelado)

31 de Julho de 2014, 11:24 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 18338 vezes

OBJETIVOS DO CURSO

  • Produzir, disseminar e estimular a produção de conhecimentos científicos na área, com ênfase na aptidão física, educação para à saúde, esporte, gestão do esporte, lazer, entretenimento entre outros.
  • Estimular uma formação voltada para o desenvolvimento de ações em atenção primária à saúde, sociais, culturais, esportivas e de lazer.
  • Refletir sobre conceitos e técnicas que permitam uma diversificação e melhor atuação nas diversas áreas de conhecimento da Educação Física.

 Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do Curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador está capacitado para atuar na área da Educação Física, em suas diversas manifestações, tais como: atenção primária à saúde, ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, ergonomia, relaxamento corporal, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, prestando serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação para a saúde e contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento físico-corporal, para a prevenção de doenças, problemas posturais, distúrbios funcionais, autoestima, cooperação e solidariedade.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso deste Curso poderá desenvolver suas atividades no campo da saúde, gestão esportiva, lazer e entretenimento, treinamento de equipes e atletas individuais, atuando em academias, clubes sociais e esportivos, clinicas, hospitais, Secretarias de Esportes de Estado e Município, ou como profissional autônomo, realizando atendimento personalizado, entre outras possibilidades.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO DO CURSO: Campus de Pituaçu e Federação.

VAGAS E TURNOS:120 vagas anuais/matutino

TEMPO E CARGA HORÁRIA DO CURSO

O de Bacharelado em Educação Física, terá no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos.

COORDENADOR DO CURSO

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos (oito semestres)

COORDENADOR: Prof. Lauro Gurgel de Oliveira Júnior

E-mail: lauro.junior@ucsal.br

Tel: 71 - 991438054

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador/ UCSal (1984), Especialização em Metodologia do Ensino Superior / FEBA (1986), Especialização em Motricidad Humana e Salud pelo Instituto Superior de Cultura Física de Havana - Cuba(1991), estágio na Escola Superior de Esportes da Alemanha / Deutchersporthochulle (1987), Mestrado em Educação Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia / CEFET / INSPETP/ CUBA (2002).  Doutor em Educação área de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira / UMA / Portugal (2015). Possui 34 anos de experiência profissional no âmbito da Escola Básica pública e privada e 32 anos no Ensino Superior. Possui curso de formação em Rádio e TV. Pesquisador Associado da UCSal no Centro de Pesquisa em Políticas Públicas Esporte e Lazer/Redes CEDES. Líder do Grupo de Estudos em Educação Física Esporte e Lazer / GEPEFEL-UCSal.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA – QUARTA – SEXTA

07h às 12h30 / 14h às 17h30