Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Nat...
Tela cheia

Educação Física (Licenciatura)

17 de Novembro de 2014, 10:12 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 10985 vezes

BASE LEGAL

 

RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015.

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Formar o professor licenciado em Educação Física com domínio de conhecimentos ampliados e específicos para uma competente atuação profissional na Educação Infantil e Educação Básica, capaz de avaliar criticamente sua própria atuação pedagógica e o contexto educacional no qual se insere para intervir e contribuir para a melhoria da qualidade da educação e da sociedade em geral.

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

 

PERFIL PROFISSIONAL

Os conteúdos curriculares estão relacionados com as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso, possibilitando ao acadêmico uma formação generalista, humanista, crítico-reflexiva para formar o profissional de educação qualificado para atuar nas diferentes áreas da Educação Física e que tem o movimento humano como cerne da atuação profissional nas diferentes formas e modalidades de ginásticas, de jogos, de esportes, dentre outras.

Os conteúdos teórico-práticos oferecem aos alunos, ao longo do curso, as bases e fundamentos científicos, tecnológicos, metodológicos e os meios e instrumentos necessários à formação do professor em Educação Física, bem como desenvolvem os princípios éticos, legais e humanísticos que vão possibilitar a formação do profissional cidadão almejado pela UCSal.

 O equilíbrio entre os componentes curriculares de formação básica e humanista e os componentes curriculares profissionalizantes se reflete em uma proposta de formação capaz de promover o professor que tenha desenvoltura para atuar de forma autônoma e criativa, compreendendo as especificidades dos alunos.  

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O professor com Licenciatura Plena em Educação Física deverá estar qualificado para a docência desse componente curricular na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e ainda, participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes interdisciplinares no âmbito escolar, na rede pública e privada.

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO DO CURSO:Campus de Pituaçu e Federação.

 

VAGAS E TURNOS:120 vagas anuais/matutino

 

TEMPO E CARGA HORÁRIA DO CURSO

 

1º O curso de Licenciatura em Educação Física, terá no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo:

 I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;

 II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

 III - pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição;

IV - 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.

 

COORDENADOR DO CURSO

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos (oito semestres)

COORDENADOR: Prof. Lauro Gurgel de Oliveira Júnior

E-mail: lauro.junior@ucsal.br

Tel: 71 - 991438054

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador/ UCSal (1984), Especialização em Metodologia do Ensino Superior / FEBA (1986), Especialização em Motricidad Humana e Salud pelo Instituto Superior de Cultura Física de Havana - Cuba(1991), estágio na Escola Superior de Esportes da Alemanha / Deutchersporthochulle (1987), Mestrado em Educação Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia / CEFET / INSPETP/ CUBA (2002).  Doutor em Educação área de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira / UMA / Portugal (2015). Possui 34 anos de experiência profissional no âmbito da Escola Básica pública e privada e 32 anos no Ensino Superior. Possui curso de formação em Rádio e TV. Pesquisador Associado da UCSal no Centro de Pesquisa em Políticas Públicas Esporte e Lazer/Redes CEDES. Líder do Grupo de Estudos em Educação Física Esporte e Lazer / GEPEFEL-UCSal.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA – QUARTA – SEXTA

07h às 12h30 / 14h às 17h30