Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Nat...
Tela cheia

Enfermagem

31 de Julho de 2014, 11:35 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 20696 vezes

OBJETIVOS DO CURSO

Selos_enf2016_c_pia

 

Geral

O Curso de Enfermagem tem como objetivo formar profissionais que desenvolvam a práxis comprometidos com as necessidades de saúde da população, revelando competência em seu desempenho, autonomia, iniciativa, ética, racionalidade crítica e reflexiva, e que contribuam para a busca de soluções para os problemas de saúde da população, através de um trabalho humanizado e articulado com os demais componentes da equipe de saúde.

 

Específicos

  1. Formar o enfermeiro generalista com capacidade para compreender e atuar nas dimensões do cuidado de enfermagem nos níveis de atenção primária, secundária e terciária.
  2. Qualificar o enfermeiro para atuar em equipe multiprofissional, desenvolvendo ações intersetoriais e buscando a integralidade da atenção à saúde individual e coletiva.
  3. Preparar o enfermeiro para atender às necessidades de produção, renovação e atualização do conhecimento, através da pesquisa, ensino e extensão, visando contribuir para a ampliação do atendimento à população.
  4. Instrumentalizar o enfermeiro para as ações pedagógicas em curso no âmbito da educação básica, da educação profissional em enfermagem e da educação permanente, voltadas para os membros da equipe de saúde e para a população.
  5. Formar profissionais aptos a tomar decisões nos planos da assistência, do gerenciamento e da administração de recursos e de informações, capazes de atuar como empreendedores, gestores e educadores.

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.

 

PERFIL PROFISSIONAL


O curso pretende formar o Enfermeiro, bacharel, generalista, com perfil crítico, reflexivo, criativo, propositivo e ético, capaz de avaliar o ser humano em suas fases de desenvolvimento e no processo de saúde-doença, com condições de intervir, segundo suas peculiaridades, no perfil epidemiológico nacional, nas políticas sociais e de saúde, articulando com as práticas da enfermagem e reconhecendo as dimensões biopsicossociais. Nesse processo, o profissional deverá estar apto a identificar e compreender os fenômenos da enfermagem, utilizando raciocínio clínico e evidências científicas para a prática, segundo as especificidades dos sujeitos e dos perfis epidemiológicos do coletivo, em conformidade aos princípios éticos e legais da profissão.

CAMPO DE ATUAÇÃO


O Enfermeiro pode atuar em diversas áreas, como gestão do sistema e gerência de Unidades de Saúde, cuidado direto ao paciente nos diversos níveis de complexidade, terapias alternativas, ensino e pesquisa, assessorando grupos comunitários no desenvolvimento de uma visão científica, e na formação de uma consciência sanitária, social e política.

O enfermeiro possui quatro grandes campos de atuação: ensino, pesquisa, atenção saúde e a gestão. No ensino o enfermeiro atua no exercício da docência em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu nas instituições de ensino superiores públicas e privadas. O enfermeiro pesquisador desenvolve estudos científicos nas instituições de ensino, em grupos de pesquisa, orientação de projetos de pesquisa e integra o corpo editorial de revistas.

Na atenção a saúde atua em diversas especialidades, a exemplo: Centro Cirúrgico e Centro de Material, Nefrologia, Oncologia, Cardiologia, Assistência à mulher, à Criança e Adolescente, ao Adulto, ao Idoso, Terapia Intensiva, Emergência, Enfermagem do Trabalho, Estratégia em Saúde da Família, relacionando-se com as demandas do mercado de trabalho. Nas instituições de saúde, lida com pesquisa clínica e estudos de evidência científica em enfermagem.  Realiza o Processo de enfermagem através da Consulta de Enfermagem, do Diagnóstico de Enfermagem e, do Planejamento da Assistência nos cuidados diretos a pacientes no processo  saúde-doença, na atenção básica, e na média e alta complexidade. Ainda na atenção básica, realiza prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública.

Na gestão atua no gerenciamento do serviço de enfermagem em instituições de saúde e de ensino, públicas, privadas com atividades como: planejamento e avaliação de serviço; consultoria, auditoria.


LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus de Pituaçu

VAGAS E TURNOS: 120 vagas semestrais / Matutino: 60 vagas / Noturno: 60 vagas

O QUE O CURSO OFERECE: Laboratórios de ensino e pesquisa; Laboratório de Informática; Laboratório de Habilidades de Enfermagem; Projetos de Extensão e Ação Comunitária, Iniciação Científica.

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos e meio (9 semestres)

Coordenação: Profª. Tânia Márcia Baraúna Teixeira