Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Nat...
Tela cheia

Fisioterapia

31 de Julho de 2014, 11:42 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 20473 vezes

 

DIFERENCIAIS

O curso de Fisioterapia da UCSAL, há 28 anos, vem ajudando a construir a história da Fisioterapia na Bahia. Possui corpo docente qualificado e reconhecido pelo mercado de trabalho, além de infraestrutura constituída por laboratórios específicos e uma clínica escola (UNAFISIO) de 340m², que presta assistência interdisciplinar à comunidade, há 17 anos. Tem como meta a inserção do aluno nos cenários reais da prática profissional, na pesquisa e na extensão universitária, além de tradição e qualidade atestadas pelo sucesso profissional dos egressos, o nosso maior diferencial. No exercício da profissão, os profissionais formados pela Universidade Católica do Salvador utilizam todo o conhecimento adquirido e os recursos disponíveis para promover a saúde, o bem-estar e melhorar as condições clínicas do paciente, sem perder de vista a individualidade e suas necessidades específicas. O curso de Fisioterapia da UCSAL vem cumprindo seu papel social ao longo destes 28 anos de existência, mantendo, através da assistência integral ao indivíduo e à comunidade, sua tradição e credibilidade junto à sociedade, transformando a realidade da profissão, do profissional e das pessoas.

OBJETIVO DO CURSO

- Formar profissionais capazes de exercer a prática da Fisioterapia, dentro de um elevado padrão de qualidade e de princípios éticos e humanísticos, por meio de uma formação integral, através da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

- Formar o estudioso, o pesquisador, com capacidade para buscar, continuamente, o aprofundamento nas áreas específicas do conhecimento.

- Formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individuais quanto coletivas, e nos diferentes níveis de atenção à saúde: prevenção primária, com promoção da saúde e proteção específica, secundária, através do diagnóstico precoce, tratamento oportuno e limitação de danos, além de prevenção terciária, realizada através de reabilitação e habilitação.

 INVESTIMENTO:  Acesse aqui 

VAGAS: 60 vagas / matutino

LOCAL: Campus de Pituaçu

DURAÇÃO DO CURSO: 4 anos e meio (9 semestres) 

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular 

 PERFIL PROFISSIONAL

O fisioterapeuta é um profissional da equipe de saúde, com formação acadêmica superior, que exerce atividades de atenção à saúde integral do indivíduo. Está habilitado a elaborar o diagnóstico dos distúrbios cinético-funcionais, à prescrição e execução das condutas fisioterapêuticas, assim como, acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional até a avaliação das condições de alta fisioterapêutica.

 CAMPO DE ATUAÇÃO

O fisioterapeuta tem uma ampla possibilidade no mercado de trabalho. Sua atuação não se restringe a consultórios, hospitais, clínicas ou ambulatórios. Ele atua, também, em centros de saúde e reabilitação, atendimento à comunidade, assistência domiciliar, clubes esportivos, empresas e indústrias, na área da tecnologia, com indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, administração de serviços e na docência, extensão e pesquisa. A práxis da fisioterapia é realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias de assistência à saúde, com capacidade de identificar e refletir acerca dos problemas do contexto social propondo soluções para os mesmos.

 

O QUE O CURSO OFERECE:  

O curso de Fisioterapia da UCSAL oferece atividades nos três pilares da universidade, ensino, extensão e pesquisa. Traz o ensino de excelência, com a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem diversificadas, utilização de laboratórios para aulas práticas, além da Clínica escola UNAFISIO, para realização de aulas práticas, além de ser um rico ambiente para os estágios Curriculares Obrigatórios. No âmbito da extensão, além dos eventos de extensão promovidos todos os semestres, o curso de Fisioterapia apresenta projetos de extensão, nos quais são realizados atenção à comunidade. No âmbito da pesquisa, o curso contém dois grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, com a participação e produção ativa de professores e estudantes do curso.

 EXTENSÃO: 

As ações extensionistas consolidam o conhecimento adquirido pelo aluno e oferecem oportunidades de troca de saberes fundamentais para formação generalista, ética, moral e humanitária do futuro profissional. Para a comunidade assistida, a extensão poderá intervir nas suas necessidades e deficiências, com possibilidade de transformação da realidade social em que vivem. Conheça a Extensão do curso de fisioterapia da UCSAL: 

PROJETOS

Projeto de Extensão

Professor Responsável

Fisioterapia UCSAL nas escolas

Adriano Celso

Cuidar UCSAL

Silvana Monteiro

Atendimento Fisioterapêutico a pessoas com HTLV

Erika Pedreira

PROFISIO

Achilles Motta

Educação e assistência fisioterapêutica ao paciente diabético

Giovana Figueirôa

Oficina de Questões

Verena Galvão

Saúde na Tela

Juliana Freitas

 

LIGAS ACADÊMICAS

As Ligas Acadêmicas são organizações constituídas a partir do desejo de universitários que tenham como princípio complementar a formação acadêmica em uma área específica, sempre sob a tutoria de um professor. É uma organização apartidária, não religiosa e sem vista de fins lucrativos, de duração ilimitada. Normalmente estão abertas para todas as correntes de pensamento, e são baseadas nos princípios de liberdade de expressão, ensino e pesquisa. São grupos voltados para o desenvolvimento de pesquisa e ações de extensão no âmbito dos conteúdos selecionados durante o processo de constituição das mesmas. Podem ser disciplinares ou interdisciplinares, e desse modo garantem o desenvolvimento de relacionamentos que com certeza serão de grande valia para a vida profissional.


1. Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva – LAFIE

                    

Fundada por alunos do curso de fisioterapia da Universidade Católica do Salvador, sob a orientação do tutor e professor da Universidade, José Fernando Neto. Foi criada com o objetivo de buscar aliar o ensino, pesquisa e extensão a fim de proporcionar aos ligantes o aprofundamento na fisioterapia esportiva, e a interdisciplinaridade para a construção do conhecimento. Esta liga está em observância às novas práticas de saúde, objetivando uma maior atenção de maneira integrada e desta forma, estão de acordo com as áreas de atuação da LAFIE.  Os ligantes, além de participarem com regularidade das reuniões, desenvolvem atividades de organização de eventos, prevenção e promoção à saúde em prol da comunidade para aproximá-los das experiências voltadas para essa especialidade da fisioterapia.

E-mail: lafieucsal@outlook.com
Instagram: @https://instagram.com/lafieucsal
Facebook: https://www.facebook.com/lafie.ucsal

2. Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional - LAFNEF      

      
A liga acadêmica é um grupo formado por alunos com um interesse acadêmico em comum, nesse caso, realizar estudos e atividades teórico-práticas  no campo da Fisioterapia Neurofuncional (LAFNEF). Os professores tutores da liga são: Erika Pedreira, Mayra Castro e Juliana Freitas e durante o processo de aprendizagem, os ligantes tem como princípios estimular o senso crítico, ético e político nos processos de transformações dos setores de saúde e a interdisciplinaridade para a construção do conhecimento. O seu intuito é aperfeiçoar os conhecimentos na área de neurologia, além de permitir aos ligantes a atuação na comunidade exercendo ações promoção e prevenção em saúde.
Email: lafnefucsal@gmail.com
Instagram: @https://instagram.com/lafnef_ucsal
Facebook: https://www.facebook.com/lafnef.ucsal.18


3. Liga Acadêmica de Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica - LAFUGO  



Foi criada em setembro de 2016, por alunos do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica do Salvador. Tem como tutora a professora Ana Paula Batista Paes Leme. É uma liga que tem como prioridade realizar pesquisas, ações e eventos na área da uroginecologia e obstetrícia, e conscientizar acerca da importância da atenção fisioterapêutica nas disfunções do assoalho pélvico e na promoção desse campo de atuação. Os ligantes estão atentos para a progressão das práticas fisioterapêuticas, bem como novas práticas em saúde, e objetivam uma maior atenção de maneira integrada voltada aos aspectos de saúde.
Email: lafugoucsal@outlook.com
Instagram: @https://instagram.com/lafugoucsal
Facebook: https://www.facebook.com/lafugo.ucsal.3


4. Liga Acadêmica de Fisioterapia No Desenvolvimento Infantil – LAFIDI  



A Liga Acadêmica de Fisioterapia no Desenvolvimento Infantil, LAFIDI, surgiu a partir de acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica do Salvador. Tem como tutoras as professoras Ana Paula Guerreiro e Sumaia Midlej. A LAFIDI tem como principal objetivo ampliar o conhecimento na área de pediatria e neonatologia, para que os acadêmicos que se interessam em atuar nesse universo possam se capacitar e oferecer o melhor de si para a criança.  A liga propõe-se ainda promover ações educativas para todos os envolvidos no universo infantil, pais, estudantes e profissionais da área.Acreditamos que pais bem informados tornam-se parceiros em casa, na fisioterapia, na escola e na vida. Quando bem orientados e esclarecidos, aceitam e reagem melhor aos diferentes desafios impostos pelo crescimento e desenvolvimento da criança. A LAFIDI se coloca as ordens para o aprendizado, bem como para transformá-lo em auxilio para as crianças e seus pais.
E-mail: lafidiucsal@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/search/top/?q=lafidi%20ucsal


5. Liga de Fisioterapia Hospitalar - LAFISIH           

                       

A Liga de Fisioterapia Hospitalar (LAFISIH) surgiu por acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica do Salvador, que queriam estudar mais sobre as boas práticas fisioterapêuticas no âmbito hospitalar e tem como tutor o professor Reinaldo Borges. A liga tem como intuito fomentar a ciência e promover o conhecimento através de palestras, minicursos, workshops, debates. Nós da LAFISIH fazemos questão de estar em sintonia com todo corpo acadêmico da UCSAL e as demais ligas, visando sempre um bem em comum, nosso conhecimento e crescimento dentro das áreas da fisioterapia. Os ligantes da LAFISIH tem como princípios o estudo do ambiente hospitalar, que envolve desde a abordagem nas internações em HOSPITALDIA até as mais complexas, assim como as internações domiciliares. É um universo que deve ser cuidado para reduzir os impactos causados pelas hospitalizações.
Email: lafisihucsal@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/lafisih.ucsal.5
Instagram: @https://instagram.com/lafisihucsal

6. Liga Acadêmica de Fisioterapia Ortopédica – LAFORTO   

                    

A LAFORTO surgiu da necessidade de aprofundamento dos alunos, na área de fisioterapia traumato-ortopédica e suas vertentes. Idealizada pelos alunos da UCSAL, a LAFORTO conta com a tutoria do professor Achilles Motta Nunes, especialista na área de fisioterapia traumato-ortopédica, além de apoiador da nossa proposta: ampliar os conhecimentos nessa área tão importante. A liga também proporciona contato com alunos de outras instituições, visto que é permitida a seleção dos mesmos, ampliando seu caráter educativo, permitindo trocas de experiências e de conteúdos diversos.
A nossa liga tem propostas na promoção de saúde através de ações, na idealização de eventos na área, execução de ações de caráter informativo interna e externamente, pois, vivências diversas e relações interpessoais também fazem parte do processo de formação de um profissional mais completo.

7. Liga Acadêmica de Diabetes Mellitus – LADIME            



A Liga Acadêmica de Diabetes Mellitus, identificada por LADIME, trata-se de uma organização idealizada e constituída por acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), mas com espaço aberto para agregar estudantes de outros cursos de saúde da UCSAL, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Seu início deu-se pelo interesse de um grupo de alunos que participavam do Programa de Extensão em Diabetes, que é oferecido na UNAFISIO, em buscar aprofundar o conhecimento sobre a doença diabetes, integrando ensino, pesquisa e extensão. A sessão inaugural da LADIME foi realizada no dia 14 de novembro de 2017, durante o II Simpósio pelo Dia Mundial do Diabetes.
A LADIME tem como objetivos:
Estimular o protagonismo dos estudantes
Articular e incentivar, seus membros e público em geral, para o aprendizado sobre a temática diabetes mellitus e a interdisciplinaridade para a construção do conhecimento
Desenvolver e estimular o senso crítico, ético e político, nos processos de transformações dos setores de saúde;
Organizar e promover a participação em cursos, palestras, jornadas, congressos, simpósios e outros eventos que contribuam com as áreas de atuação da LADIME.
Desenvolver atividades de prevenção e promoção à saúde em prol da população diabética.


Email: ladimeucsal@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ladime.ucsal
Instagram: @https://www.instagram.com/ladimeucsal

 

PESQUISA:

O curso de Fisioterapia contém dois grupos de Pesquisa, nos quais estão inseridos docentes e discentes do curso, com a inserção de alunos em programas de Iniciação Científica como bolsistas e como voluntários. Ambos os grupos têm reuniões semanais, nas quais acontecem reuniões científicas.

 

- Grupo de Pesquisa Pró-Saúde

- Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano

 

 FORMAÇÃO CONTINUADA:  

A UCSAL oferece cursos de Pós-graduação latu sensu específicos para Fisioterapeutas, a saber: Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em Desportiva e Fisioterapia na UTI Neonatal e Pediátrica. Além destes programas, a UCSAL disponibiliza cursos Pós-graduação strictu sensu em diferentes áreas.

COORDENAÇÃO:  

Profª. Juliana Viana Freitas

juliana.freitas@ucsal.br 

3206 7861

 

  

PROFESSORES

NOME

CURRÍCULO LATTES

ACHILLES MOTTA NUNES

http://lattes.cnpq.br/8581159125126167

ADRIANO CELSO RODRIGUES DA CONCEIÇÃO

http://lattes.cnpq.br/7578949875849633

ANA PAULA CARDOSO BATISTA PAES LEME

http://lattes.cnpq.br/8177176887520645

BIANCA MARTINS LIMA

http://lattes.cnpq.br/7345969272673239

ELAINE CRISTINA CARTAXO VILLAS BOAS

http://lates.cnpq.br/5978166698357202

ERIKA PEDREIRA DA FONSECA

http://lattes.cnpq.br/2188084232837529

GIOVANA ROSSI FIGUERÔA

http://lattes.cnpq.br/5626500955378621

GIOVANI ASSUNÇÃO DE AZEVEDO ALVES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240610P6

HELEN SUZART GOMES SILVA FORMIGLI

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240610P6

JOSÉ CARLOS BARBOZA FILHO

http://lattes.cnpq.br/9822915351119219

JOSE FERNANDO PEREIRA COSTA NETO

http://lattes.cnpq.br/5524522311985307

JULIANA VIANA FREITAS

http://lattes.cnpq.br/3305112523616019

RENATA REIS MATUTINO DE CASTRO

http://lattes.cnpq.br/8960925675084065

SILVANA MONTEIRO ALMEIDA

 http://lattes.cnpq.br/2131829264628958

SINTIA FREITAS BASTOS LIRA

 http://lattes.cnpq.br/1807906412818603

SUMAIA MIDLEJ PIMENTEL SÁ

 http://lattes.cnpq.br/1348994510306322

THASSILA NOGUEIRA PITANGA

http://lattes.cnpq.br/4203467925704186

VERENA LOUREIRO GALVÃO

http://lattes.cnpq.br/0358481110053898