Elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, o Curso de Nutrição da UCSal tem como objetivo geral formar o profissional nutricionista generalista, humanista e crítico, capaz de atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a qualidade de vida da população.
O cenário epidemiológico de saúde e nutrição no Brasil ilustra que, aproximadamente, metade da população brasileira (49%), com 20 anos ou mais, está com excesso de peso e indica 31,3% da população do país apresenta alguma doença crônica (como hipertensão, asma, diabetes, etc.), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Neste contexto, a formação do nutricionista deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), com ações profissionais pautadas em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural da sociedade.
Os conteúdos essenciais para a formação do nutricionista devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades gerais (disciplinas das Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais, Humanas e Econômicas) e específicas (Ciências da Alimentação e Nutrição), ao alcance da integralidade das ações do cuidar em Nutrição e Alimentação.
O curso de Nutrição da UCSal se diferencia pela oferta de uma carga horária total (4.000h), superior em 25% à carga horária total mínima exigida pelo Ministério da Educação (3.200h) e, da mesma forma, nossos estágios obrigatórios estão 33% (800h) além da carga horária total exigida (600h).
Disciplinas e estágios diferenciais podem ser encontradas no curso da UCSal, como: Técnica Dietética e Gastronomia I e II; disciplinas de cálculo de dieta (para pacientes saudáveis e com patologias) separadas por faixa etária e fase fisiológica (a exemplo de: Nutrição do Adulto e Idoso; Nutrição Materno-Infantil e Hebeatria; Fisiopatologia e Dietoterapia I e II; Dietoterapia Materno-Infantil e Hebeatria) e uma quarta área de estágio obrigatório em Educação Alimentar e Nutricional.
O profissional formado pelo Curso de Nutrição da UCSal, além de estar capacitado para desenvolver atividades técnico-científicas no campo da Nutrição e Alimentação, deverá desenvolver suas ações com responsabilidade social e compromisso com a cidadania, colaborando na elaboração e implantação de projetos e ações de promoção, manutenção, recuperação e prevenção da saúde da população.
Campos de atuação: O profissional de Nutrição poderá desenvolver-se no mercado de trabalho como profissional de empresas privadas ou públicas, atuando nas áreas:
NUTRIÇÃO CLÍNICA - na área de Nutrição Clínica; desenvolvendo atividades em hospitais, clínicas, ambulatórios, instituições de longa permanência para idosos, bancos de leite humano e lactários, Spa, centrais de terapia nutricional, atendimento domiciliar (personal diet / home care)
ALIMENTAÇÃO COLETIVA - em unidades de alimentação e nutrição de indústrias e hospitais, alimentação escolar, escolas e universidades, restaurantes comerciais, hotéis, hotelaria marítima, comissárias, serviços de buffet e de alimentos congelados. empresas de comércio de cestas básicas de alimentos, na vigilância sanitária de alimentos, na vigilância epidemiológica.
SAÚDE COLETIVA - atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas governamentais e/ou institucionais, de atenção básica à saúde e de vigilância sanitária.
NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA (OU NUTRIÇÃO EM ESPORTES) - atividades relacionadas alimentação e à nutrição para indivíduos ativos (praticantes de atividade física) e/ou atletas (esportes individuais e/ou em equipes), em academias, clubes esportivos e similares.
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS - atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição.
MARKETING NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e nutrição.
DOCÊNCIA - atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo geral:
Propiciar a formação generalista, técnica, humanística e social do nutricionista, com foco para os problemas que caracterizam a sociedade em nível nacional, regional e local, de modo que este seja capaz de planejar, executar e avaliar ações de atenção e vigilância alimentar e nutricional, envolvendo seus principais objetos de estudo (a alimentação, a nutrição, a saúde e o homem, e inter-relação entre estes), a partir de evidências científicas, ao alcance da promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida, contribuindo para a garantia da SAN e do DHAA, numa abordagem profissional tecnicamente competente, socialmente responsável e ética.
Objetivos específicos:
- Contribuir para a promoção, manutenção e recuperação do estado nutricional de indivíduos e coletividades.
- Investigar e intervir na área de alimentação e nutrição, considerando a visão holística e interdisciplinar do ser humano, bem como a influência ambiental, sociocultural, política e econômica, o que determina a disponibilidade de acesso ao consumo e utilização biológica dos alimentos pelos indivíduos e populações.
- Aplicar conhecimentos sobre a composição, funcionalidade e interações bioquímicas, fisiológicas e fisiopatológicas dos alimentos no organismo humano, a partir de evidências científicas.
- Realizar a avaliação e acompanhamento do estado nutricional, planejar, prescrever e monitorar o planejamento alimentar para indivíduos sadios e/ou enfermos, incluindo a atuação em equipes multiprofissionais.
- Avaliar e participar do processo de gestão em unidades de alimentação e nutrição/unidades produtoras de refeições, visando à manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de indivíduos e coletividades sadias e/ou enfermas.
- Contribuir para que o estudante adquira conhecimentos e habilidades como proatividade, confiança, autonomia, criatividade no fazer diferente, qualidades necessárias ao empreendedor.
- Identificar as atividades do nutricionista em níveis de atenção à saúde com complexidade crescente, considerando os princípios norteadores do SUS, possibilitando contribuir com ações (individuais e coletivas) nos âmbitos acadêmicos do ensino (estágios obrigatórios), extensão/assistência e pesquisa científica.
- Conhecer as políticas e programas de alimentação e nutrição (nos cenários nacional, regional e local), permitindo o desenvolvimento de ações (individuais e coletivas) com foco para a educação em saúde, segurança e vigilância alimentar, nutricional e sanitária, visando à promoção da saúde/nutrição em âmbito local.
PERFIL PROFISSIONAL
Em consonância com o artigo 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais, objetiva-se que o egresso do curso de Nutrição apresente o seguinte perfil de formação: generalista, humanista e crítica, capacitado para atuar profissionalmente, visando à segurança alimentar e à atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, agindo sempre de forma ética e reflexiva sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Entre as competências e habilidades gerais, os elementos principais objetivados pelo Curso na formação de seus egressos são: atenção à saúde; comunicação, liderança e tomada de decisões; educação permanente.
São as seguintes as competências e habilidades específicas, estimuladas no futuro profissional do Curso de Nutrição da UCSal:
- compreender a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, através de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, aplicando conhecimentos com visão holística do ser humano e integrando equipes multiprofissionais;
- aplicação de conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
- contribuição para a promoção, manutenção e recuperação do estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais, a partir das ferramentas de avaliação, diagnóstico e acompanhamento do planejamento alimentar e nutricional de indivíduos sadios e enfermos, compreendendo as influências sociocultural e econômica sobre os aspectos alimentares;
- compreensão das políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
- a compreensão e participação no planejamento e gerenciamento de ações de alimentação e nutrição em unidades de alimentação e nutrição/unidades produtoras de refeições, visando à manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
Complementando a formação do nutricionista egresso do curso de Nutrição da UCSal, os conteúdos essenciais da graduação devem estar relacionados com o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em nutrição. Desta forma, pode-se contemplar na formação deste novo profissional às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Clique aqui e acesse a Matriz Curricular.
LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus de Pituaçu.
VAGAS E TURNOS: 160 vagas anuais – Matutino
O QUE O CURSO OFERECE: Laboratórios, Projetos de Extensão e Ação Comunitária, Iniciação Científica, Atividades Complementares.
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos e meio ou 9 semestres
COORDENAÇÃO: Profa. Dannieli do Espirito Santo Silva
RELAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE NUTRIÇÃO
1. Dannieli do Espírito Santo Silva (Coordenadora) - dannieli.silva@pro.ucsal.br |
2. Adriano Celso Rodrigues Conceição |
3. Ana Clara de Sousa Bittencourt Bastos |
4. Carlos Antônio Neves Junior |
5. Carolina Alves Rolim de Albuquerque |
6. Catarina Lima Leite |
7. Daniela Santos Melo |
8. Dannieli do Espírito Santo Silva |
9. Edilmar Cardoso Ribeiro |
10. Edvana dos Santos Ferreira |
11. Edvete Andrade Matos |
12. Erika Pedreira Fonseca |
13. Filipe Ferreira de Almeida Rego |
14. Geiza Santana Neri Trindade |
15. Gisele Barreto Lopes Menezes |
16. Iana Souza Passos |
17. Katia Regina Benati |
18. Lilian Ferreira Penna |
19. Luana Leandro Gois |
20. Marcelo Couto Dias |
21. Paula Gois de Lima |
22. Ricardo Souza Cruz |
23. Thassila Nogueira Pitanga |
24. Verena Loureiro Galvão |