Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Graduação

 Voltar a Ciências Nat...
Tela cheia

Nutrição

31 de Julho de 2014, 11:48 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 22048 vezes

Elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, o Curso de Nutrição da UCSal tem como objetivo geral formar o profissional nutricionista generalista, humanista e crítico, capaz de atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a qualidade de vida da população. 

O cenário epidemiológico de saúde e nutrição no Brasil ilustra que, aproximadamente, metade da população brasileira (49%), com 20 anos ou mais, está com excesso de peso e indica 31,3% da população do país apresenta alguma doença crônica (como hipertensão, asma, diabetes, etc.), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Neste contexto, a formação do nutricionista deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), com ações profissionais pautadas em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural da sociedade.

Os conteúdos essenciais para a formação do nutricionista devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades gerais (disciplinas das Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais, Humanas e Econômicas) e específicas (Ciências da Alimentação e Nutrição), ao alcance da integralidade das ações do cuidar em Nutrição e Alimentação.

O curso de Nutrição da UCSal se diferencia pela oferta de uma carga horária total (4.000h), superior em 25% à carga horária total mínima exigida pelo Ministério da Educação (3.200h) e, da mesma forma, nossos estágios obrigatórios estão 33% (800h) além da carga horária total exigida (600h). 

Disciplinas e estágios diferenciais podem ser encontradas no curso da UCSal, como: Técnica Dietética e Gastronomia I e II; disciplinas de cálculo de dieta (para pacientes saudáveis e com patologias) separadas por faixa etária e fase fisiológica (a exemplo de: Nutrição do Adulto e Idoso; Nutrição Materno-Infantil e Hebeatria; Fisiopatologia e Dietoterapia I e II; Dietoterapia Materno-Infantil e Hebeatria) e uma quarta área de estágio obrigatório em Educação Alimentar e Nutricional.

O profissional formado pelo Curso de Nutrição da UCSal, além de estar capacitado para desenvolver atividades técnico-científicas no campo da Nutrição e Alimentação, deverá desenvolver suas ações com responsabilidade social e compromisso com a cidadania, colaborando na elaboração e implantação de projetos e ações de promoção, manutenção, recuperação e prevenção da saúde da população. 

 

Campos de atuação: O profissional de Nutrição poderá desenvolver-se no mercado de trabalho como profissional de empresas privadas ou públicas, atuando nas áreas: 

NUTRIÇÃO CLÍNICA - na área de Nutrição Clínica; desenvolvendo atividades em hospitais, clínicas, ambulatórios, instituições de longa permanência para idosos, bancos de leite humano e lactários, Spa, centrais de terapia nutricional, atendimento domiciliar (personal diet / home care)

ALIMENTAÇÃO COLETIVA - em unidades de alimentação e nutrição de indústrias e hospitais, alimentação escolar, escolas e universidades, restaurantes comerciais, hotéis, hotelaria marítima, comissárias, serviços de buffet e de alimentos congelados. empresas de comércio de cestas básicas de alimentos, na vigilância sanitária de alimentos, na vigilância epidemiológica. 

SAÚDE COLETIVA - atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas governamentais e/ou institucionais, de atenção básica à saúde e de vigilância sanitária.

NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA (OU NUTRIÇÃO EM ESPORTES) - atividades relacionadas alimentação e à nutrição para indivíduos ativos (praticantes de atividade física) e/ou atletas (esportes individuais e/ou em equipes), em academias, clubes esportivos e similares.

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS - atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição.

MARKETING NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e nutrição.

DOCÊNCIA - atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Objetivo geral:

 

Propiciar a formação generalista, técnica, humanística e social do nutricionista, com foco para os problemas que caracterizam a sociedade em nível nacional, regional e local, de modo que este seja capaz de planejar, executar e avaliar ações de atenção e vigilância alimentar e nutricional, envolvendo seus principais objetos de estudo (a alimentação, a nutrição, a saúde e o homem, e inter-relação entre estes), a partir de evidências científicas, ao alcance da promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida, contribuindo para a garantia da SAN e do DHAA, numa abordagem profissional tecnicamente competente, socialmente responsável e ética.

 

Objetivos específicos:

 

  • Contribuir para a promoção, manutenção e recuperação do estado nutricional de indivíduos e coletividades.

 

  • Investigar e intervir na área de alimentação e nutrição, considerando a visão holística e interdisciplinar do ser humano, bem como a influência ambiental, sociocultural, política e econômica, o que determina a disponibilidade de acesso ao consumo e utilização biológica dos alimentos pelos indivíduos e populações.

 

  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, funcionalidade e interações bioquímicas, fisiológicas e fisiopatológicas dos alimentos no organismo humano, a partir de evidências científicas.

 

  • Realizar a avaliação e acompanhamento do estado nutricional, planejar, prescrever e monitorar o planejamento alimentar para indivíduos sadios e/ou enfermos, incluindo a atuação em equipes multiprofissionais.

 

  • Avaliar e participar do processo de gestão em unidades de alimentação e nutrição/unidades produtoras de refeições, visando à manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de indivíduos e coletividades sadias e/ou enfermas.

 

  • Contribuir para que o estudante adquira conhecimentos e habilidades como proatividade, confiança, autonomia, criatividade no fazer diferente, qualidades necessárias ao empreendedor.

 

  • Identificar as atividades do nutricionista em níveis de atenção à saúde com complexidade crescente, considerando os princípios norteadores do SUS, possibilitando contribuir com ações (individuais e coletivas) nos âmbitos acadêmicos do ensino (estágios obrigatórios), extensão/assistência e pesquisa científica.

 

 

  • Conhecer as políticas e programas de alimentação e nutrição (nos cenários nacional, regional e local), permitindo o desenvolvimento de ações (individuais e coletivas) com foco para a educação em saúde, segurança e vigilância alimentar, nutricional e sanitária, visando à promoção da saúde/nutrição em âmbito local.

 

 

PERFIL PROFISSIONAL

 

Em consonância com o artigo 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais, objetiva-se que o egresso do curso de Nutrição apresente o seguinte perfil de formação: generalista, humanista e crítica, capacitado para atuar profissionalmente, visando à segurança alimentar e à atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, agindo sempre de forma ética e reflexiva sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

 

Entre as competências e habilidades gerais, os elementos principais objetivados pelo Curso na formação de seus egressos são: atenção à saúde; comunicação, liderança e tomada de decisões; educação permanente.

 

São as seguintes as competências e habilidades específicas, estimuladas no futuro profissional do Curso de Nutrição da UCSal:

 

  • compreender a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, através de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, aplicando conhecimentos com visão holística do ser humano e integrando equipes multiprofissionais;
  • aplicação de conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
  • contribuição para a promoção, manutenção e recuperação do estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais, a partir das ferramentas de avaliação, diagnóstico e acompanhamento do planejamento alimentar e nutricional de indivíduos sadios e enfermos, compreendendo as influências sociocultural e econômica sobre os aspectos alimentares;
  • compreensão das políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  • a compreensão e participação no planejamento e gerenciamento de ações de alimentação e nutrição em unidades de alimentação e nutrição/unidades produtoras de refeições, visando à manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.

 

Complementando a formação do nutricionista egresso do curso de Nutrição da UCSal, os conteúdos essenciais da graduação devem estar relacionados com o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em nutrição. Desta forma, pode-se contemplar na formação deste novo profissional às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

  

Clique aqui e acesse a Matriz Curricular

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus de Pituaçu.

 

 

VAGAS E TURNOS: 160 vagas anuais – Matutino

 

 

O QUE O CURSO OFERECE: Laboratórios, Projetos de Extensão e Ação Comunitária, Iniciação Científica, Atividades Complementares.

 

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos e meio ou 9 semestres 

 

 

COORDENAÇÃO: Profª. Amanda Valente da Silva

 

 

RELAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE NUTRIÇÃO

 

1.         Amanda Valente da Silva (Coordenadora) amanda.silva@ucsal.br 

2.         Adriano Celso Rodrigues Conceição

3.         Ana Clara de Sousa Bittencourt Bastos

4.         Carlos Antônio Neves Junior

5.         Carolina Alves Rolim de Albuquerque

6.         Catarina Lima Leite

7.         Daniela Santos Melo

8.         Dannieli do Espírito Santo Silva

9.         Edilmar Cardoso Ribeiro

10.     Edvana dos Santos Ferreira

11.     Edvete Andrade Matos

12.    Erika Pedreira Fonseca

13.     Filipe Ferreira de Almeida Rego

14.     Geiza Santana Neri Trindade

15.    Gisele Barreto Lopes Menezes

16.    Iana Souza Passos

17.    Katia Regina Benati

18.    Lilian Ferreira Penna

19.     Luana Leandro Gois

20.     Marcelo Couto Dias

21.     Paula Gois de Lima

22.     Ricardo Souza Cruz

23.     Thassila Nogueira Pitanga

24.     Verena Loureiro Galvão