Ir para o conteúdo

Graduação

Tela cheia

ENADE 2019

10 de Agosto de 2018, 14:08 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2191 vezes

 

O que  é o ENADE ?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

Qual o objetivo do ENADE?

O ENADE tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.

O ENADE é obrigatório?

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, devendo constar do histórico escolar de todo estudante concluinte a participação ou dispensa da prova.

Em 2019, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 24/11/2019.

Cadastro dos Estudantes 

O cadastro implica na ciência e aceitação das condições estabelecidas no Edital do ENADE 2019, das quais não poderá alegar desconhecimento. 

Para realizar o preenchimento do cadastro, o estudante deverá possuir login e senha. 

Caso o estudante não possua login e senha, poderá obtê-los diretamente no Sistema ENADE, na opção “Primeiro Acesso”, informando: CPF, Data de nascimento, endereço de e-mail válido, não sendo permitida a utilização de um mesmo endereço de e-mail por outro Estudante

O cadastro deverá ser preenchido, exclusivamente pelo estudante, no período de 01/07 a 21/11/19, até as 23h59, através do Sistema ENADE http://enade.inep.gov.br

O estudante só conseguirá preencher o cadastro do estudante após ser inscrito pela IES.

  

Atendimento 

O Inep assegurará Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo Nome Social aos estudantes que requererem e comprovarem sua necessidade.

Atendimento Especializado, oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental) surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. 

Atendimento Específico, oferecido a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica 

Atendimento pelo nome social, para pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (Estudantes travesti ou transexual).

A solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo nome social deverá ser feita, pelo estudante, no período de 02/09 a 13/09/2019, até 23h59 no Sistema ENADE:  http://enade.inep.gov.br 

Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante deve ser preenchido por todos os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscritos pela IES, de caráter obrigatório, exclusivamente no Sistema ENADE, disponível no endereço http://enade.inep.gov.br no período de 10h de 02/09 até as 23h59 de 21/11/2019.

O preenchimento do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o ENADE 2019. 

Prova do ENADE

Data e horário: a Prova do ENADE 2019 será realizada em 24 de novembro de 2019, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (Horário de Brasília).

O local de realização da prova será divulgado no Sistema ENADE, disponível no endereço http://enade.inep.gov.br, sendo de responsabilidade do estudante verificá-lo, de acordo com o item 1.2 do Edital, a partir de  08/11/2019.


A prova terá duração de 4 (quatro) horas, composta por itens de: 

Formação Geral, comum a todos aos cursos de todas as áreas, sendo 10 (dez) questões – 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problemas e estudos de casos. 

Componente Específico de cada área de avaliação, composto de  30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.

Quais cursos da UCSal serão avaliados no ENADE 2019?

BACHARELADOS:

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Fisioterapia
  • Nutrição

Quais os estudantes que deverão ser inscritos no ENADE 2019?

Deverão ser inscritos no ENADE  2019 todos os estudantes ingressantes e os concluintes habilitados de cursos de bacharelado vinculados às áreas de avaliação indicadas acima, que atendam aos critérios de habilitação.

O que se entende por estudantes ingressantes e concluintes?

Ingressantes: aqueles que iniciaram seu curso com matrícula no ano da edição do ENADE (2019) e que tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia do período de retificação de inscrições.

Todos os estudantes ingressantes de 2019 estão dispensados de participar da prova a ser aplicada em 24/11/2019 e sua situação de regularidade atribuída pelo INEP ao final do período de inscrições, previsto no cronograma do Edital

Concluintes: Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais  da carga-horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia  do período de retificação de inscrições do ENADE 2019, ou aqueles com previsão  

Instruções para o estudante no dia da prova

Cuidado com o horário e local de prova - os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília – DF, sendo vedada a entrada após o fechamento dos portões.

A aplicação da prova terá início às 13h30, Horário Oficial de Brasília – DF, em todas as Unidades Federais.

 Utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. 

 

 Da identificação do Estudante

 É obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação original com foto para realização da prova. 

 Consideram-se documentos válidos para identificação do estudante: Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9277 de 05 de fevereiro de 2018; Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei tenha validade como Documento de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade Funcional, em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Acesse o site http://enade.inep.gov.br para ter acesso a mais informações e para ter conhecimento sobre o Edital, acesse: 

http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2019/edital_n43_04062019-enade2019.pdf

Qualquer dúvida sobre a sua participação no ENADE 2019, procure a coordenação do seu curso.