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Graduação

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TIRA-DÚVIDAS FINANCEIRAS - Graduação

30 de Julho de 2014, 16:25 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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No Tira-Dúvidas Financeiras você vai encontrar respostas para as principais perguntas frequentemente formuladas ao Núcleo Financeiro da Universidade, facilitando o acesso a informações do seu interesse. 

Se você não encontrar, neste texto, a resposta ou serviço que estava procurando, fale conosco. O Atendimento Financeiro ao Núcleo, situado na Secretaria Geral de Cursos nos Campus da Federação e de Pituaçu,  telefones (71) 3203-8800

  1. Como posso calcular o valor da minha mensalidade?

O valor da mensalidade é calculado através da multiplicação do número de disciplinas a cursar pelo valor de uma disciplina e, logo após, pela divisão deste resultado encontrado pelo número de parcelas da semestralidade, de acordo com a fórmula a seguir:

 

                                                        (nº de disciplinas a cursar X valor de 1 disciplina)

 Parcela da semestralidade =          _________________________________________

                                                       nº de parcelas da semestralidade 

 

Desta forma, o valor cobrado pela UCSal em contraprestação aos serviços educacionais disponibilizados para o aluno, por período letivo, é dividido em seis parcelas iguais e sucessivas, calculadas de acordo com o número de disciplinas em que o aluno estiver matriculado.

  1. Que dia vence a minha mensalidade?

A parcela inicial do semestre (matrícula) para o calouro é paga no ato da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, enquanto que para o veterano o pagamento ocorre em datas fixadas pela UCSal nos meses de janeiro e julho de cada ano. As cinco parcelas subseqüentes serão pagas, tanto pelo calouro quanto pelo veterano, no dia cinco de cada mês.

 Nº de Parcelas

Primeiro Semestre

Segundo Semestre

1 ª

Janeiro

Junho

 (Matrícula) 

(Veteranos)

(Veteranos)

2ª 

Fevereiro 

Agosto

Março

Setembro

Abril

Outubro

Maio

Novembro

Junho

Dezembro

  1. Vou receber meus boletos em casa?

O carnê das mensalidades será enviado mensalmente para o endereço fornecido pelo aluno, com exceção da matrícula de cada semestre, que ocorre nos meses de janeiro e julho, cujo documento o veterano emite pela Internet, enquanto que o calouro recebe o seu boleto por e-mail ou  em mãos, no ato da matrícula.

  1. Onde devo retirar a 2a. via da minha mensalidade?

Você poderá solicitar a 2ª via da sua mensalidade, caso não chegue o carnê no seu endereço até o dia 1º do mês correspondente ao vencimento, no Atendimento Financeiro ao aluno na Secretaria Geral de Cursos do seu Campus ou emiti-lo pela Internet, através do Canal do Aluno no site www.ucsal.br, na opção 2ª via da mensalidade.

  1. Onde devo pagar a minha mensalidade?

As mensalidades devem ser pagas até o vencimento em qualquer banco. Após o vencimento, o pagamento pode ser realizado até o último dia útil do mês correspondente ao vencimento nos bancos de origem da ficha de compensação da sua mensalidade (carnê). Após este prazo, o aluno deverá consultar o local de pagamento na Internet, através do Canal do Aluno, no site www.ucsal.br, na opção Dados Financeiros.

  1. Quais são as implicações em caso de atraso no pagamento da mensalidade?

Ocorrendo atraso no pagamento das mensalidades, será cobrado o valor atualizado monetariamente pelos dias decorridos entre o vencimento da obrigação e a efetiva quitação, além da multa de 2% (dois por cento) e juros de 0,033% (zero vírgula zero trinta e três por cento) ao dia, incidentes sobre o valor original. Perdurando o atraso, poderão ser adotadas medidas judiciais e extrajudiciais, como também o encaminhamento do nome do contratante às instituições e órgãos de controle de crédito, conforme prevê o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

  1. Quando ou em que situações ocorrem alterações no valor da mensalidade?

Podem ocorrer alterações no valor da mensalidade nos casos de ajustes especiais na matrícula, que será obtido de acordo com modificações na  Matrícula Acadêmica. Nessas situações, caso o número de disciplinas sofra acréscimo a diferença será acrescida nas parcelas subsequentes, caso o número de disciplinas sofra redução a diferença será deduzida das parcelas subsequentes.

  1. Tenho desconto para pagamento antecipado da mensalidade?

Sim. Será concedido desconto de 7% para pagamento até o dia 25 do mês antecedente à data do vencimento da mensalidade que se quer antecipar, ou seja, com 10 dias de antecedência a data do vencimento. Para os pagamentos realizados do dia 26 ao dia do vencimento do boleto será concedido desconto de 3%.

  1. Tenho desconto para pagamento antecipado do semestre. Posso pagar em cheques pré-datados?

Sim. Será concedido desconto de 15% (quinze por cento)  para as antecipações  da 2ª a 6ª parcelas,  realizadas no primeiro mês do semestre. Neste caso, a solicitação do boleto no valor total a antecipar deverá ser feita no Atendimento Financeiro ao aluno na Secretaria Geral de Cursos do seu Campus. Considera-se antecipação do semestre o pagamento efetivado até o dia 25 do mês antecedente à data do vencimento da primeira mensalidade que se quer antecipar, ou seja, com 10 dias de antecedência a data do vencimento.

 

Para os alunos que desejarem efetuar o pagamento das mensalidades através de cheques pré-datados, o desconto será de 5% (cinco por cento) sobre cada mensalidade, no ato da matricula, sendo o seu vencimento programado para o mesmo dia do vencimento da mensalidade. Este desconto não será cumulativo com o desconto de antecipação ou de pontualidade.

 

O cheque deverá ser de Pessoa Física, nominal a AUCBA (Associação Universitária e Cultural da Bahia), cruzado e no verso deverá conter matrícula e telefone para contato. Caso seja cheque de terceiros, além das informações acima, o aluno deverá solicitar o endosso do emitente. Não aceitamos cheque de Pessoa Jurídica.

  1. Os irmãos, pais, filhos ou cônjuges que estudam na UCSal têm desconto nas mensalidades?

Sim. Será concedido desconto de 10% (dez por cento) para alunos que tenham irmãos, pais, filhos ou cônjuges que estejam matriculados simultaneamente na UCSal, e que efetuarem o pagamento até a data do vencimento da mensalidade do semestre, incluindo a matrícula. O aluno deverá apresentar documento comprobatório pertinente e requeira o uso do benefício. Para obter o desconto, o aluno deverá estar matriculado na UCSal, juntamente com o seu beneficiário e não podem possuir outro benefício (bolsa ou financiamento).

  1. Se eu desistir do curso, a UCSal devolve o que eu paguei?

A UCSal devolverá o valor correspondente a 80% (oitenta por cento) da matrícula efetivamente paga pelos alunos calouros, ou seja, alunos ingressantes, desde que o pedido de desistência seja solicitado antes do início das aulas.

Em caso de alunos veteranos, o pedido de desistência, transferência ou trancamento, implica no pagamento das mensalidades até o mês em que for protocolada a solicitação, exceto se o protocolo ocorrer até o vencimento da mensalidade.

  1. Quais os requisitos financeiros para a renovação da matrícula?

A renovação da matrícula financeira é feita mediante prévia regularização de débitos, quando houver, e, em seguida, através da quitação da primeira parcela da mensalidade. A matrícula financeira corresponde apenas a uma etapa para a renovação de matrícula sequencial, que é efetuada a cada semestre através da Internet.

A matrícula sequencial consta de três etapas distintas a serem cumpridas, na forma do disposto no Ato e Edital de Matrícula, conforme a seguir discriminadas:

I - Formulação de Matrícula Acadêmica;

II - Pagamento da Matrícula Financeira; e

III - Resultado da Matrícula.

 

  1. A UCSal oferece programas de bolsas e créditos?

A instituição oferece para os alunos ATIVOS os programas FIES (Financiamento Estudantil), PROUNI (Programa Universidade para Todos), CREDIES, Financiamento Estudantil Bradesco.