Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Thin logo

Tela cheia

Conhecendo a nossa História

29 de Maio de 2018, 17:15 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 68 vezes

História da Ucsal

A Universidade Católica do Salvador (UCSAL), mantida pela Associação Universitária e Cultural da Bahia, é uma instituição educacional de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Salvador, Estado da Bahia, criada pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 631, de 09 de outubro de 1961, e reconhecida pelo Decreto nº 58, de 18 de outubro de 1961, como Universidade Livre Equiparada, antecedida apenas pela Universidade Federal da Bahia.

Em 10 de março de 1962, no Fórum Ruy Barbosa, após missa, pela manhã na Catedral Basílica, o Grão-Chanceler D Augusto Cardeal da Silva empossou os primeiros Reitor e Vice Reitor, respectivamente, Mons. Eugênio de Andrade Veiga e Dr. Jorge Valente.

A UCSAL surgiu em decorrência da preocupação da Igreja católica com a formação de uma cultura universitária a serviço do desenvolvimento social e econômico da sociedade, inspirada no ideário cristão e num momento em que se tratava, no Brasil, a grande polêmica a respeito da Reforma Universitária.

A instituição foi implementada pela justaposição de escolas profissionais, seguindo a tônica dos processos de implantação de universidades no Brasil, sendo estruturadas a partir da incorporação e agregação das seguintes Escolas e Faculdades existentes na cidade de Salvador, respectivamente, Escola de Serviço Social (1944), Faculdade Católica de Direito (1956); e Faculdade Católica de Filosofia (1952), e Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1953), e Faculdade Católica de Ciências Econômicas (1960). Estas duas últimas unidades desligaram-se posteriormente da UCSAL.

Era, ainda, uma universidade nascente quando atravessou a crise política dos governos militares, cujos reflexos se fizeram profundos na educação superior, em todo o País. Entre as variáveis políticas, sociais, culturais e econômicas do período, a transição de um modelo eminentemente político para outro, estritamente técnico, sob orientação do acordo MEC-USAID, reforçou e deflagrou o processo de expansão das instituições privadas – e das católicas.

Em 1968, UCSal se instala no Campus da Lapa, na área do Convento e para lá são transferidos os cursos de Direito, História Natural e Letras. Em seguida, com a construção de um prédio anexo, nos fundos do Convento, são agregados os cursos de Enfermagem, Engenharia e Pedagogia. Nesse período, na antiga casa do Capelão, passa a funcionar a Superintendência Acadêmica da UCSAL. O Convento abrigou também os cursos de Letras, Comunicação Social e Secretariado. A unidade contava, ainda, com Biblioteca e Laboratórios de Informática.

Em 1969, a Universidade Católica se instala no campus da Federação, cuja área física e instalações foi doado pelo Seminário Central São João Maria Vianney. Um ano depois a biblioteca central foi criada.

A sua expansão ocorreu, basicamente, por intermédio do ensino de graduação, da extensão universitária e dos cursos de especialização. Diante desse contexto de crescimento em 1983 o governo do Estado da Bahia doou um terreno em Pituaçu para que fosse edificado um novo campus da instituição. Em 1933 foi inaugurado o 1º prédio nesse espaço e em 1999 o Centro de Ensino Cardeal D. Lucas Moreira Neves passa a funcionar.

As atividades da UCSAL no Convento da Lapa se encerraram no ano de 2015 e os cursos lá existentes são transferidos para o campus da Federação e de Pituaçu.

Em 20 de junho de 2000 ocorreu a aprovação do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. De lá para cá a qualidade dos cursos e pesquisas vem se consolidando ao longo do tempo. A Pós-Graduação produz novos conhecimentos e qualificam docentes, desta universidade e de outras, do Brasil.

Como uma das duas Universidades Católicas situadas na Região Norte/Nordeste do Brasil a Ucsal é uma instituição membro da Associação Brasileira de Universidades Católicas (ABRUC), da Associação Nacional de Escolas Católicas, bem como do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e da Organização Universitária Internacional (OUI) que se constituem em fóruns específicos para o debate sobre a Educação e seus desafios.

Ao longo de mais cinco décadas, falando apenas 04 anos para completar 60 anos de existência, vem desempenhando importante papel no atendimento de parcela significativa das necessidades de educação superior, sendo a única instituição baiana que apresenta concomitantemente o caráter confessional, comunitário e filantrópico.

Esses atributos conferem à Universidade Católica um diferencial de natureza acadêmica e organizacional que permite distingui-la de outras instituições, atuando com crescente intensificação nas relações com a sociedade, nos vários ambientes e lugares que acolhem a ação universitária, objetivando bem expressar o componente ético-social que lhe dá sentido.

Em 18 de outubro de 2021, a UCSal completará 60 anos e ao longo desse período, nossa Universidade formou profissionais qualificados e comprometidos com as mudanças do mundo contemporâneo se tornando uma instituição educacional de reconhecida relevância social.