Ir para o conteúdo

Institucional

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Manual do Aluno

6 de Agosto de 2015, 17:56 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Aspectos Acadêmicos

6 de Agosto de 2015, 19:53, por Lais Catarine Souza Braga

Modalidades de Ensino Tipos de Cursos A UCSal oferece, nos termos da legislação vigente, as seguintes categorias de curso na modalidade presencial: graduação (bacharelados, licenciaturas e graduação superior tecnológica). Observadas as exigências legais pertinentes, é de inteira e exclusiva responsabilidade da UCSal a definição e a realização das matrizes dos cursos em todos os seus aspectos acadêmicos, pedagógicos e administrativos, tais como: a organização curricular, a definição dos conteúdos e metodologias, a fixação dos critérios de avaliação, a designação de professores e a definição do Calendário Acadêmico.

Os cursos da UCSal têm suas diretrizes didático-pedagógicas e administrativas estabelecidas pelo Conselho Universitário da Universidade, conforme exigências legais pertinentes e aplicáveis a cada modalidade de curso.

 

Bacharelado

Esta modalidade de ensino tem como objetivo formar profissionais em enfoques voltados para o mercado e para a pesquisa. Curso superior generalista, de formação científica ou humanística que confere ao diplomado competência em determinado campo do saber para exercício de atividade profissional, acadêmico ou cultural, com grau de bacharel

 

Licenciatura

Esta modalidade de ensino tem como objetivo conferir ao diplomado competências para atuar como professor na Educação Básica, com Grau de licenciado.

 

Tecnológico

Trata-se de uma modalidade de curso superior de formação profissional especializada, de curta duração, que oferece o grau Superior Tecnológico.

 

 



Pastoral na UCSAL

6 de Agosto de 2015, 19:46, por Lais Catarine Souza Braga

A pastoral é a presença de Cristo na Universidade. Neste sentido, o setor de pastoral constitui no serviço de articulação da fé com os diversos âmbitos da comunidade acadêmica, decorrente da própria missão e identidade da Universidade Católica. Para tanto, o setor desenvolve, na instituição, atividades de reflexão inspirada na fé, espiritualidade e ação solidária. Informações das atividades no site da UCSal.



Superintendências

6 de Agosto de 2015, 19:44, por Lais Catarine Souza Braga

Superintendente Acadêmico – Profª Dra. Silvana Sá de Carvalho

Superintendente Administrativo - Financeiro - Danilo Sampaio de Assis

Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação - José Euclimar Xavier de Menezes



Reitoria

6 de Agosto de 2015, 19:42, por Lais Catarine Souza Braga

A Reitoria é o Órgão Executivo Superior da Universidade, que planeja, organiza, coordena, supervisiona as atividades da entidade mantida, especialmente aquelas vinculadas às funções da Secretaria, Assessoria e do Gabinete do Reitor.

O Reitor é a autoridade superior da Universidade e seu representante legal em todos os atos e feito judicial ou extrajudicial, podendo constituir mandatários e delegar competência. Compete ao Reitor, dirigir, administrar, cumprir, fazer cumprir, nomear, admitir pessoal docente e técnico-administrativo, rescindir contratos, elaborar o Plano Geral, promulgar o calendário acadêmico da Universidade e abrir concursos de títulos de provas, tomar decisões de natureza técnica e administrativa, propor ao Conselho Universitário a criação, alteração ou extinção de cursos.

 

Reitor: Pe. Mauricio Ferreira da Silva

Chefe de Gabinete: André Ramos de Jesus



Administração

6 de Agosto de 2015, 19:40, por Lais Catarine Souza Braga

CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN É o órgão superior deliberativo e consultivo da UCSal de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar, tendo sua composição, competências e funcionamento definidos no Estatuto e no Regimento Geral da UCSAL. Compete ao CONSUN, deliberar sobre a criação, organização ou extinção dos cursos. É constituído pelo Reitor, que o preside, pelos Superintendentes, Coordenadores de Cursos. Suas competências são definidas em seu Estatuto (art. 13).

CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA – CONSEP “É órgão técnico, com funções de supervisionar, coordenar as atividades sobre ensino, pesquisa e extensão, cujas atribuições são definidas em seu Estatuto.” (Art. 16).

GRÃ-CHANCELARIA A Universidade terá suas finalidades realizadas sob autoridade do Grão-Chancelar. O Grão-Chanceler é o Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, presidente nato da Associação Universitária e Cultural da Bahia.

Grão-Chanceler DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER,SCJ