Ir para o conteúdo

Institucional

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudantes da UCSAL se preparam para Mobilidade Acadêmica Internacional em 2022

13 de Janeiro de 2022, 18:03 , por ascom - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Encontroari

O Programa de Mobilidade Acadêmica UCSal 2022 está em andamento e os alunos selecionados já se preparam para embarcar nos próximos dias em uma nova jornada em outros países. Em preparo para a viagem, nesta quinta-feira (13) a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) promoveu um encontro dos estudantes e seus familiares com a Reitoria, onde eles foram prestigiados pela conquista e orientados pela Instituição para o novo momento.

Os estudantes Filipe Gabriel Alves (Letras), Beatriz Gomes (Arquitetura e Urbanismo), Isabela Victoria (Direito), Janaina Sá de Carvalho (Arquitetura e Urbanismo), Paloma Valões (Direito), Felipe França (Biologia) e Jade Giudice Sampaio (Direito) foram os aprovados no processo seletivo. Eles foram recebidos por Roberta Hatty, coordenadora da ARI, juntamente com a Profa. Dra. Silvana Sá de Carvalho, Reitora da UCSal, Prof. Dr. Deivid Lorenzo, Pró-Reitor de Graduação e o  Prof. Ms.Vander Costa, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Durante a acolhida, a Reitora reforçou com os estudantes a importância de experiências que agreguem valor à formação acadêmica durante a passagem pela Universidade, sobretudo fora das quatro paredes da sala de aula. “Precisamos nos conectar com o mundo, pois isso é importante para o nosso crescimento”, ressaltou a professora Silvana.

"É uma alegria e um sinal de esperança ver os estudantes finalizando esta etapa, depois de 6 meses de formação e acompanhamento e diante desse cenário de incertezas e crise sanitária, partindo com coragem e prudência, foco, espírito de aventura e responsabilidade, para desbravar novas fronteiras do conhecimento", comentou a coordenadora da ARI, Roberta Hatty.

Experiências

Para Janaina Sá de Carvalho, a ficha de que irá realizar um intercâmbio fora do país ainda não caiu. A estudante de Arquitetura e Urbanismo soube que a faculdade proporciona a possibilidade de fazer mobilidade acadêmica, e como sempre desejou isso, decidiu se inscrever e aguardar a sua vez.

“A internacionalização é algo que eu sempre sonhei em fazer. Fico muito grata por finalmente conseguir tornar esse sonho realidade”, comenta Janaina.

Para muitos deles, o Intercâmbio é um sonho antigo, e essa felicidade resplandece também em seus familiares. “Todos ficaram felizes demais, inclusive minha mãe e avó que tanto amo”, comenta Filipe Gabriel, poeta, escritor e graduando em Letras na UCSal. 

A aluna Beatriz Gomes, que cursa Arquitetura e Urbanismo, também idealizou muito este momento, porém, precisou adiar a experiência em razão da pandemia da Covid-19. Desta vez, a estudante já está com passagens aéreas e moradia para os próximos 6 meses garantidas. 

“Quando o edital de 2021.1 foi cancelado eu fiquei arrasada e preocupada, pois já estava no oitavo semestre do curso, mas apesar do conflito  interno, não desisti. Continuei com o plano em mente e iria aguardar o próximo edital para  me inscrever e ser aprovada. E assim aconteceu”, relata.

Fotoari1

Reta final

Quem também está ansiosa para embarcar no Intercâmbio é a graduanda Paloma Valões, do curso de Direito, que aguarda agora o visto do Consulado para seguir destino rumo à cidade de Porto, em Portugal. 

“Não vejo a hora de ir realizar meu sonho, de conhecer a Europa, andar por Porto e estudar em uma das melhores Universidades do mundo. Pretendo experimentar comidas novas, conhecer novos lugares, pessoas e culturas, voltar mais madura e com todos os conhecimentos que a U. PORTO pode me fornecer”, comenta Paloma.

Já o estudante de Ciências Biológicas, Felipe França, que também irá para Portugal, passou por alguns perrengues para resolver questões relacionadas à documentações exigidas para viagem, agora com tudo pronto, é o momento de somente aguardar o momento do embarque.

“Estou numa mistura de felicidade, ansiedade, preocupação e animação. Tenho certeza que vai ser uma experiência inesquecível, não só por estar inserido em outra cultura, como também por ter a oportunidade de aprender a respeito do meu curso em uma outra perspectiva”, ressalta Felipe.

A graduanda do curso de Direito, Jade Sampaio, também enfrentou burocracias com documentos e precisou adiar a viagem que faria em 2021 por conta de restrições de entrada na Espanha, país de destino. Agora, ela está com malas e documentos preparados para trilhar uma nova jornada na Universidade de Salamanca.

“A pandemia ainda criou algumas complicações, como novas exigências quanto ao seguro de saúde, por exemplo. Ainda assim, a animação é grande e as expectativas são as melhores possíveis."

A questão financeira é sempre uma preocupação para os estudantes que desejam a internacionalização. Para conseguir vencer este desafio e realizar o intercâmbio, a maioria precisou mobilizar suas redes de apoio no intuito de arrecadar os recursos necessários para viver esta experiência. Foi o caso de Isabela Victoria, graduanda de Direito, que criou uma vaquinha online para concretizar seu sonho.

“Decidimos fazer uma vaquinha para me ajudar a ir para Portugal pois as coisas não estão fáceis e todo apoio é bem-vindo”, conta a aluna Isabela, que segue divulgando a iniciativa entre os familiares e amigos, em busca dos recursos necessários para a realização do intercâmbio. 

Texto por Jade Massena

Edição: Felipe Fonseca (DRT-BA 5257)


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.