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Pneumatologia Bíblica 2019.2

2 de Setembro de 2019, 11:42 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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  • Objetivo

Aprofundar a disciplina “Pneumatologia”, de grande importância e atualidade na vida da Igreja. De forma mais específica, o objetivo será oferecer o conhecimento teológico e espiritual junto com uma fundamentação bíblica quanto mais rigorosa, tornando mais eficaz a sucessiva comunicação pastoral.

 

 

  • Público Alvo

O Curso é destinado a todos aqueles – internos e externos - que podem ter interesse para o assunto especificado, seja do ponto de vista do conhecimento teológico-bíblico, seja em vista de uma prática pastoral.

 

 

  • Local

 

Campus de Federação

 

  • Carga Horária

40h 

 

  • Datas

Aulas às quintas- feiras, das 14h às 18h.

Período: 10/10 à 12/12/2019

10/10

17/10

24/10

31/10

07/11

14/11

21/11

28/11

05/12

12/12

 

  • Conteúdo Programático

 

 

I - Pneumatologia, disciplina do pneuma

 

  • 1. Primeiras noções
  • 2. Respiração e Sopro, Alma e Espírito: 

              uma distinção bíblica prévia e necessária

  • 3. Os vários níveis de definição do Pneuma

- nível natural (sopro de ar, vento); 

- nível antropológico (o ser humano: «espírito e alma e corpo» (1 Ts 5,23);

- nível teológicoDeus é Espírito»: Jo 4,24); 

- nível angélico (Hb 1,7);  

- nível entitativo (várias referências).

 

  II - Atualidade da Pneumatologia no Magistério da Igreja (últimos Pontífices)

- Textos significativos

- Leituras recomendadas

- Excursus: Gioacchino da Fiore, profeta da «Era do Espírito Santo»



  III - Noção geral de Pneuma  heb. Rûah

  • 1. Pneuma - Rûah
  1. a) O gênero
  2. b) Identificação e distinção a respeito de ‘Deus’
  3. c) Rûah e sua associação aos Nomes divinos
  4. d) Caráter dinâmico e noção de espiração
  • 2. A Rûah no texto de Gn 1, 2
  1. a) O Espírito e as águas
  2. b) O Espírito relacionado à ordem de criação
  3. c) Espírito vivificante e fecundante



    IV - A noção de “Espírito Santo” do At para o Nt

  • 1. O “Espírito Santo” no AT
  • 2. O Espírito “Santo” no NT
  1.     O Espírito Santoprecursor’
  2.     O Espírito Santocursor’
  3.     O Espírito Santopostcursor’

 

    V - O Espírito e a “Agua viva”:O Diálogo de Jesus com a Samaritana

 

  • 1. Jo 4, 5-30: texto grego e tradução portuguesa
  • 2. As circunstâncias do encontro

e a hora do “meio dia”

  • 3. «Fonte» e «poço»:

  o distinto valor arquetipal  

  • 4. «Água viva, jorrante em vida eterna»
  • 5. O arquétipo da  ‘superabundância’
  • 6. Jesus doador do “dom” do Espírito   
  • 7.        A ‘estrutura’ da perícope
  • 8.        Qual o dom e quem é o doador
  • 9.        Jesus-Eu Sou, doador da «água viva»
  • 10. O “rio” depois da “fonte” (a seguir)

 

Ficha sintética

sobre o diálogo de Jesus com a Samaritana (Jo 4)



  VI  - Constelação conceitual do Pneuma e área pneumatológica

 

  • 1. Constelação conceitual

-  Imagens - Símbolos

-  Títulos - Atribuições

-  Prerrogativas

-  Virtudes pneumatológicas

-   Dons do Espírito

-  O Conceito fundamental da Pneumatologia bíblica

  • 2. O Paradigma  Nome-Memorial
  • 3. Exercício de discernimento



  VII – Excursus Ascética e Mística e natureza da experiência mística cristã

  • 1. Ascética e Mística
  • 2.       Ascética: caráter específico
  • 3. Mística: discernimento prévio em relação ao ‘Misticismo’
  • 4. Procura de uma definição de “experiência mística” cristã 
  • 5. Caracteres da experiência mística
  • 6. Autores clássicos da literatura mística cristã 

 

  VII - O Pentecostes,  “Dies Natalis” da Igreja

 

  • 1. O além da Pneumatologia em relação à Cristologia do «Eu Sou».

Rumo ao Pentecostes. 

A centralidade do conceito de Voz nos termos descritivos da perícope pentecostal: 

exame do conceito em todo o arco escriturístico (parte 1a).

  • 2. Exame do conceito de Voz em todo o arco escriturístico (parte 2a); 

discernimento em relação ao conceito de Palavra. 

Voz e Palavra com relação à Pneumatologia e Cristologia.

  • 3. Pentecostes: exame aprofundado da perícope de At 2, 1-13. 

Aspectos históricos, literários (estruturas subjacentes), exgéticos, hermenêuticos e 

teológicos. Destaque sobre a centralidade do conceito de Voz.

  • 4. O Pentecostes como evento Pneumatológico e Cristológico.

O “cumprimento” de Pentecostes.

  • 5. O Universalismo do Pentecostes e o “dies natalis” da Igreja.
  • 6. Chamados sintéticos e conclusões sobre o Pentecostes e o Curso inteiro.
  • 7. Exercício de discernimento, interlocutório com os alunos, sobre os principais assuntos desenvolvidos ao longo do Curso.

 

  • Corpo Docente

         Prof. Francesco Bindella

Possui Mestrado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma 1972) e Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade S. Tomás de Aquino (Nápoles 1991). É Professor da Universidade Católica do Salvador, ministrando cursos de Extensão em Teologia Bíblica e Pneumatologia, além da disciplina de Escatologia. Na Itália é Diretor do Centro de Estudos teológicos-bíblicos Il Presidio (Associação Civil e Canônica da Diocese de Fano, desde 1980). E autor da Collectio Praesidium Assisiense (Edições Porziuncola, Assis), coleção de textos que tem inaugurado uma mova linha hermenêutica numa revisitação de temáticas bíblicas, teológicas e espirituais, a partir do fundamento bíblico do Eu Sou. É sócio ordinário da Associação Teologica Italiana (ATI) e da Associação  Biblica Italiana (ATI).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4468128515541219

 

  •  Certificação

 

O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga horária total do curso.

 

  •  Investimento estimado

 

 

R$ 120,00 (TAXA ÚNICA)

 

Informações:

(71) 3206-7994

extensao@ucsal.br

 

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