Ir para o conteúdo

Institucional

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

XV Jornada de Análise do Comportamento de Salvador

6 de Junho de 2019, 13:53 , por ascom - | Ninguém aparecerá a este evento.
Visualizado 144 vezes
6 de Junho de 2019, 13:42

Em outubro, Salvador terá a edição comemorativa da XV Jornada de Análise de Comportamento (JAC) para discutir sua aplicação em diversas vertentes, trazendo especialistas reconhecidos no âmbito local e nacional

 

O evento contará com a participação de profissionais reconhecidos no âmbito local e nacional, que atuam em diferentes áreas da Psicologia, para discutir temas como: aprendizagem na contemporaneidade, cultura do estrupo, depressão, estudo de caso clínico, feminismo, gênero, interfaces entre psicologia e psicofarmacologia, luto e psicologia hospitalar, uso de protocolos em psicoterapia, psicologia do desenvolvimento, psiquiatria, relacionamento abusivo, tecnologia do ensino, traição e perdão sob a ótica da análise do comportamento.

A Jornada de Análise de Comportamento de Salvador (JAC) é um evento organizado por psicólogos do Instituto Transformação de Psicologia, com o intuito de difundir a filosofia do Behaviorismo Radical e a sua aplicação (Análise do Comportamento), além de discutir as produções e estudos recentes entre os alunos e profissionais de Psicologia de Salvador e demais cidades da Bahia. A JAC Salvador ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro.

Esse ano o evento que ao longo dos anos já contou com a participação de mais de 4500 pessoas, completará 15 anos, e faremos uma edição comemorativa para brindar esse marco. Para isso, contaremos com a presença da nossa madrinha Profa. Dra. Martha Hübner (que foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental por dois biênios, eleita Presidente da Association for Behavior Analysis International e é a única mulher brasileira a ter recebido o Prêmio por International Dissemination of Behavior Analysis, concedido pela ABAI, maior fórum científico mundial na área) e, muitos outros profissionais com reconhecimento local e/ou nacional.

O evento ocorrerá em duas salas simultâneas e busca alcançar um público alvo de 360 estudantes e profissionais de psicologia e áreas afins.

Inscrições: www.jacsalvador.com.br.

Mais informações: contato@institutotransformacao.com.br (71) 99947-9393 (WhatsApp).

Sobre os palestrantes

Martha Hübner

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluiu mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular na USP. Coordena o Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP.

Hélio José Guilhardi

Psicólogo, mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), sócio-diretor do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento de Campinas. Membro Permanente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental.

Táhcita Medrado Mizael

Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, doutoranda em Psicologia, pela mesma Universidade (Bolsista FAPESP). Especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Liane Dahás

Psicóloga Clínica e Experimental. Pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Pós Doutoranda do PSE), desenvolvendo pesquisas em prevenção e tratamento de transtornos psiquiátricos. Doutora e Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Psicologia Clínica.

Ângela Miranda-Scippa

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da UFBA e do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da UFBA.

Patrícia Alvarenga

Professora Associada do Instituto de Psicologia e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral na Unidad de Agression y Familia, Universidad de Valencia/ES. Realizou estágio como Pesquisadora Visitante no Children's Learning Institute, Department of Pediatrics, University of Texas - Health Science Center/Houston/EUA.

Tiago Alfredo Ferreira

Psicólogo, mestre e doutor pelo Programa de Ensino, História e Filosofia das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor e Supervisor clínico no Curso de Psicologia da UFBA. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Análise do Comportamento, Subjetividade e Cultura (UFBA).

Adriana Lourenço

Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga pela Universidade Estadual de São Paulo. Atualmente é docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Ciências da Saúde.

Paulo Gurgel

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal. Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fabrício de Souza

Graduado, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado na Universidade de Manitoba no Canadá e no Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Professor de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Sandro Iêgo

Psicólogo com mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é terapeuta analítico-comportamental do Instituto de Ciências e Tecnologia do Comportamento.

Curt Hemanny

Psicólogo. Terapeuta Analítico-Comportamental. Mestre e Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pelo Instituto de Ciências da Saúde (UFBA). Possui formação em terapias comportamentais, com ênfase em Psicoterapia Analítico-Funcional e Terapia de Aceitação e Compromisso, além de ter experiência clínica com Ativação Comportamental.

Janaína Nascimento Teixeira

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Terapia Comportamental pela UNIJORGE e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFBA. Atualmente é psicóloga da UFBA e sócia-diretora do Instituto Transformação

Luciana Maria Assis Silva

Psicóloga, especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento e Terapia Comportamental, mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é sócia-diretora do Instituto Transformação e analista universitária na Universidade do Estado da Bahia.

Luana Flor Hamilton

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento também pela USP. Além da atuação como psicoterapeuta, leciona no curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa e na Pós-graduação em Terapias Comportamentais da UniJorge.

Julia Castro

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche na York University (Toronto, Canadá). Atua como psicoterapeuta na abordagem analítico-comportamental.

Mariana Troesch

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Terapia Analítico Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP). Pós Graduanda em Psicologia Hospitalar pela FRB. Atualmente Psicóloga Clínica e também Psicóloga Hospitalar do Hospital Teresa de Lisieux.