Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Institucional

Tela cheia

Reitor

30 de Julho de 2014, 10:54 , por Lais Catarine Souza Braga - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 23206 vezes
Dscn7096

Nascido em 01 de janeiro de 1973, na capital do Estado, Mauricio da Silva Ferreira é filho de Antonio Carlos Ferreira e Cecília da Silva Ferreira, naturais de Santo Amaro - Ba, cidade que marcou sua infância e a formação cultural. Cursou ensino fundamental no Colégio Miguel Calmon (SESI – Largo do Retiro), e o ensino médio no Centro Integrado Anísio Teixeira (Caixa D’água – Salvador), curso de Auxiliar Técnico de Arquitetura.

Mauricio Ferreira entrou no Seminário São João Maria Vianney em 1993, no ano seguinte iniciou o Bacharelado em Filosofia na Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Em 1996, seguiu para Roma - Itália, onde fez graduação em Teologia, curso concluído em 1999, ano que retornou ao Brasil para concluir sua formação na Igreja, sendo ordenado em 03 de Junho de 2000. Até 2002 ocupou o cargo de pároco na Paróquia de São Francisco de Assis (Boca do Rio). Neste mesmo ano, iniciou o mestrado em Roma (Dissertação em Direitos Humanos).

Em 2005, retornou à Salvador e à UCSAL como professor de Teologia e Filosofia.  Desde 2007, compõe o comitê de Colaboradores para avaliação e seleção de Capelão do Exercito Brasileiro. Em 2008, foi nomeado Assistente Eclesiástico do Colégio Instituto Social da Bahia (ISBA) e, neste mesmo ano, retornou a Roma – Itália para concluir o doutorado com tese sobre Ética e Política.

Entre 2009 e 2010, de volta à capital da Bahia, se tornou membro do Conselho de Ética da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA); vice-presidente do Conselho de Ética da Faculdade Social da Bahia; membro do Comitê de Pesquisa desta mesma Faculdade e pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Bairro de Tororó). Em 2010, assumiu a Coordenação do curso de Teologia.

Em 2011, escreveu “Nos passos de Cristo: Uma reflexão ética sobre a via-crucis”, pela editora O Lutador (Belo Horizonte), ano em que se tornou membro da Comissão de Doutrina da Fé da CNBB e foi nomeado Reitor do Seminário central São João Maria Vianney, cargo ocupado até o final de 2013.

Confira a entrevista do Reitor Pe. Mauricio Ferreira na TVE: