Ir para o conteúdo

Thin logo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

O LABORATÓRIO

29 de Junho de 2021, 12:17 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Laboratório de Conservação, Restauração e Tratamento Arquivístico Reitor Eugênio Veiga

O ACMS (Arquivo Hitórico da Cúria Metropolitana de Salvador), era sediado nas dependências do Palácio Arquiepiscopal, localizado na praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, e após a inviabilização do prédio, onde se constataram sérios problemas estruturais como rachaduras e infiltrações, além de problemas nas intalações elétricas, que colocavam em risco a própria edificação, e em especial o acervo documental, o Arcebispo da época, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo numa tentativa bem sucedida de socorrer este imensurável patrimônio histórico, firmou uma parceria com a Universidade Católica do Salvador, transferindo todo o acervo para a Universidade, no Campus da Federação.

Desde então, com a guarda da UCSAL (Universidade Católica do Salvador), o acervo do ACMS vem sendo identificado, acondicionado, conservado e restaurado pela equipe do LEV inaugurado em 2002.

Equipado com modernos equipamentos e materiais especializados para trabalhos de conservação e restauração de papel. Está dividido em salas destinadas às etapas de tratamento:

Sala de supervisão técnica e Identificação do Acervo;
Sala para pesquisa;
Sala para desinfestação e quarentena;
Sala para expurgos, limpeza mecânica, higienização;
Laboratório de restauração;
Sala para a guarda do acervo.

A partir dessa estrutura o acervo é submetido a procedimentos de preservação, conservação, restauração documental e tratamento arquivístico, numa perspectiva de adequadas condições de guarda e manuseio dessa valiosa documentação.

Missão

Salvaguardar o acervo histórico documental do Arquivo Histórico da Cúria, bem como organizá-lo, identificá-lo e restaurá-lo com excelência tornando toda a documentação disponível à pesquisa. Bem como desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de cursos, palestras, grupos de estudo, visitas técnicas e publicações.

Equípe

Alvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior – Coordenador Geral
Ana Maria Villar Leite – Conservadora e Restauradora (Coordenadora de Restauro)
Miracy Queirós Ramos - Arquivista,
Pedro Conte Lima – Conservador e Restaurador


(sem posts)