Ir para o conteúdo

Thin logo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

O ACMS (Arquivo da Cúria Metropolitana de Salvador)

29 de Junho de 2021, 12:05 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O bispado de São Salvador foi instituído pelo Papa Julio III em meados XVI através da Bula “Super Specula Militantis Ecclesiae” e estava subordinado ao Estado Colonial Português através da Mesa de Consciência e Ordens. Foi dessa Simbiose entre Estado e Igreja que se constituiu a produção documental que regulamentou a vida da sociedade no Brasil, em especial na cidade do Salvador nos vários mbitos do viver social.

A documentação eclesiástica foi, ao longo do tempo, depositária da memória do cotidiano das pessoas e das instituições, que constituíram o Brasil Colônia, tanto das figuras ilustres (notórias), quanto das ignotas (anônimas).

Assim na Bahia, o Acervo que constitui o Arquivo Histórico da cúria Metropolitana de Salvador é parte imprescindível para o estudo da História religiosa, em particular, e da sociedade soteropolitana e nacional desde a colônia até o início do séc XX

Após a construção do Palácio Arquiepiscopal, localizado na Praça da Sé, pelo quinto Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro Da Vide, o arquivo da cúria esteve reunido neste importante prédio do início do séc. XVII.


(sem posts)