Ir para o conteúdo

Thin logo

Tela cheia

Apresentação

10 de Junho de 2020, 17:11 , por Vitor Silva Alves - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 60 vezes

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar, aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de cursos de licenciatura participantes de projetos de Iniciação à Docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes locais públicas de ensino.

Em abril de 2018 a UCSAL, concorreu ao Edital no 7 da CAPES,  e durante 18 meses o Programa ofereceu 90 bolsas para estudantes dos curso de Licenciatura em Música, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras Vernáculas, Licenciatura em Matemática e Pedagogia. 

É com grande alegria que mais uma vez a UCSAL é classificada entre as IES finalistas, no edital n. 02/2020 da CAPES, tendo em seu histórico institucional o marco de ser a primeira IES privada da Bahia habilitada para participar do PIBID, bem como, a participação em duas edições consecutivas no referido programa.  Este resultado é oriundo de envolvimento e compromisso de toda a comunidade acadêmica envolvida nos processos de formação dos estudantes da UCSAL.

 O PIBID UCSAL atenderá durante 18 meses, 72 estudantes de licenciatura, distribuídos em três subprojetos interdisciplinares: Música e Matemática, sob a coordenação de área da professora Ms. Odete Amanda Guerreiro Rodrigues Martinez; História e Geografia, sob a coordenação da área da professora Ms. Alessandra Carvalho da Cruz; Pedagogia e Letras (Português e Inglês), sob a coordenação da professora Dra. Liliane Vasconcelos de Jesus.  Além dos coordenadores dos subprojetos, os estudantes são acompanhados por professores supervisores atuantes nas escolas parceiras.

O PIBID UCSAL, sob a coordenação institucional da professora Ms. Silvana de Oliveira Guimarães, tem como objetivo geral: Corroborar com a formação inicial de estudantes de licenciatura e  com a formação continuada de docentes, comprometidos com a elevação da qualidade do ensino nas escolas da rede pública, protagonistas de práticas pedagógicas coerentes com a realidade de um mundo globalizado e em constante transformação, buscando-se superar a dicotomia teoria e prática, mediante a articulação da Universidade Católica do Salvador com a rede de Educação Básica do Estado.  

Fundamentado no Modelo Teórico Cante e Dance com a Gente, da professora Dra. Helena de Souza Nunes, e de acordo a Missão desta Universidade, o PIBID UCSAL está estruturado em três eixos:

Construção de Si - formação de sujeitos éticos, que compreendem e investem em seu autoconhecimento e em sua vocação.

Preparação Profissional - formação de docentes que possuem competências e habilidades pedagógicas e sociais nas áreas específicas, preparados para atuar interdisciplinarmente como protagonistas num mundo em transformação.

Comprometimento com o outro - formação de sujeitos comprometidos em servir ao ser humano, colaborando para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.

Contato: pibid@ucsal.br