Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Thin logo

Tela cheia

Subprojeto Arte-Música

10 de Setembro de 2018, 13:31 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 34 vezes

O  Subprojeto Arte/Música do PIBID/UCSAL tem como objetivo geral promover a formação de Si mesmo (licenciando em Música) enquanto pessoa e Educador Musical, desenvolvendo competências e habilidades através da imersão no cotidiano escolar, elaborando pontes entre a sua formação e seu campo de atuação, proporcionando experiências reais em metodologias específicas da Educação Musical que dialoguem  interdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento, experimentando novas tecnologias e práticas para o ensino de Música, a serviço de uma construção social compartilhada e sustentável.

 

Coordenado pelo Prof. Obadias Cunha, o Subprojeto teve seu início em agosto de 2018  e  conta com trinta bolsistas do Curso Licenciatura em Música/UCSAL, com três Supervisoras de escolas parceiras, sendo: Escola Ruy de Lima Maltez (Fundamental I, município de Salvador), sob a Supervisão da Profa. Juliani Vilas Boas; o Colégio Estadual Kleber Pachedo de Oliveira (Fundamental II, município de Lauro de Freitas) com a Supervisão da Porfa. Ana Elisa Jampietro; e o Centro Estadual de Educação Profissional em Música (CEEP-Música, em Salvador) na supervisão de Profa. Judith Eny Paes Leite. Os licenciandos bolsistas estão divididos em três equipes, uma para cada escola com 10 integrantes cada. São objetivos específicos do Subprojeto:

 

  • Escrever um memorial próprio, realizando, cada um, uma reflexão sobre seu percurso formativo e sua relação com a Música.

 

  • Desenvolver pesquisas bibliográficas no campo de sua formação, construindo pontes entre seu próprio desenvolvimento e  sua profissionalização em Educador Musical.

 

  • Observar o professor de Música da Educação Básica, no exercício de sua função, promovendo reflexões para a futura atuação profissional do licenciado em Música.

 

  • Perceber o cotidiano escolar, seus limites e possibilidades para o ensino e o aprendizado de Música.

 

  • Elaborar atividades,  dinâmicas e materiais didáticos de apoio, para o ensino de Música na Educação Básica, sob a orientação do Professor Supervisor da unidade escolar.

 

  • Promover momentos de apreciação, linguagem e performance musical em conjunto com o Professor Supervisor e a comunidade escolar.

 

  • Elaborar apresentações públicas em projetos interdisciplinares a partir do estudo do repertório local, concebendo novas elaborações e desdobramentos do saber do fazer artístico-musical na construção de si, da obra e do outro, no contexto da Escola Básica.

 

As atividades do Subprojeto contam com reuniões semanais entre coordenador, supervisoras e bolsistas, assim como uma visita semanal dos bolsistas na escola. Nas reuniões, os bolsistas recebem orientações, realizam planejamento, ajudam na elaboração de materiais didáticos, jogos, dinâmicas, arranjos musicais, momentos de apreciação musical, apresentações musicais, dentre outras, que possam contribuir com o trabalho de cada professor em sua unidade escolar. Nas escolas, os bolsistas observam as aulas, apoiam as professores supervisoras em suas atividades e na aplicação do planejamento realizado nas reuniões. Enfim, participam do cotidiano escolar, contribuindo para a sua formação enquanto professor de Música.

 

No link do Blog que segue, podem ser conferidos alguns dos resultados das experiências vividas no subprojeto Arte/Música UCSAL.

 

https://pibidmusucsal.blogspot.com/