Ir para o conteúdo

Planejamento Territorial

Tela cheia

Corpo Docente

7 de Novembro de 2014, 17:39 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3987 vezes

Amilcar Baiardi

Graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduação em Reforma Agraria y Desarrollo Rural pelo IICA-CIRA da OEA, mestrado acadêmico em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências Humanas pela UNICAMP, tendo realizado o pós-doutorado na área de história das políticas de ciência e tecnologia no IMSS, Firenze, Itália em 1994. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, da Universidade Católica do Salvador. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia. Nas grandes áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, tem como eixo de pesquisa e ensino, Ciência e Tecnologia, nas dimensões política, histórica, social, econômica e papel da C&T no desenvolvimento local e rural.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5894026951550520

 

André Alves Portella

Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ2); Mestre e Doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universidad Complutense de Madrid; Advogado e Consultor Tributário de empresas, cooperativas e Municípios no Estado da Bahia; Coordenador do NEF – Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UCSal; Avaliador do INEP/BASiS; Ex-Conselheiro do Conselho de Assuntos Fiscais e Tributário (CAFT) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Ex-Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Município de Salvador; Ex-Assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; Ex-Membro da Câmara de Assessoramento para a Área de Ciências Sociais da FAPESB.

Áreas de Interesse: Tributação e desenvolvimento social; Financiamento das políticas públicas; Orçamento Público e Direitos Fundamentais; Pensamento Crítico da Responsabilidade Fiscal; Dívida e Endividamento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1782631349656661

 

 

Aparecida Netto Teixeira

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (2004). Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP (1998). Foi coordenadora de Fomento à Produção de Habitação Popular, da Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal do Salvador/BA, de 2005 a 2008. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UCSAL). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gestão Democrática das Cidades (CNPq/UCSAL). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, política urbana, espaço público, planejamento e projeto urbano.

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4602341145962830

 

 

Cristina Maria Macêdo de Alencar

Doutora em Ciências Sociais e Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Salvador. Graduação em Ciências Econômicas também pela Universidade Católica de Salvador. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador. Lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento, Sociedade e Natureza. Integra as seguintes redes: Rede de Estudos Rurais, Rede de Ciências Sociais e Barragens e Rede de Desenvolvimento, Ensino e Sociedade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2257876241055037

 

 

Laila Nazem Mourad.

Arquiteta e Urbanista. Professora, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador. Realizou o doutorado (2011) e pós-doutorado (2011/2015) no PPGAU/UFBA, com período sanduíche na Université Paris-Dauphine - Paris IX (2009) e Mestrado pela PUC Campinas, com período sanduíche na Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II (2000). É pesquisadora associada do núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles. Lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Municipal e tem como principais áreas de ensino e pesquisa: Conflitos Territoriais, Habitação Social, Justiça Ambiental, Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional e processos de reabilitação em centro histórico.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8464508890621003

 

 

Liliane Vasconcelos

 

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Centro de Escrita Científica da UCSal,  Líder do Grupo de Pesquisa Temporalidades Urbanas. Tem interesse nas áreas: Imaginário Urbano, Cidade e Cultura, Representações da Urbanidade, Cidade e Linguagens.

Currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/6135519310756165

 

 

Maria Helena Ochi Flexor

Graduação e Doutoramento em História (USP). Professora Emérita da UFBA. Adjunta IV da EBA/UFA, responsável pelo Projeto de Pós-Graduação em Artes Visuais, mais graduação e pós-graduação na FAU e FFCH/UFBA. Aposentada em 1994. Professora da UNIFACS, UNIME e UCSal. Cadastramento dos Bens Culturais e Agregados da Bahia (IPHAN). Visitante da UESB, UEFS, USP. Especialista em História da Arte, História Urbana, Metodologia de Pesquisa e Paleografia. Tem várias publicações e premiações. Pesquisas em desenvolvimento: Salvador: transformações e permanências; Cesar Romero, por Cesar Romero, por mim e pelos outros; Concílio de Trento, as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia como programa da arquitetura e arte barroca na Bahia; Itapagipe: patrimônio industrial e possibilidades de reconversão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4600166750512322

 

Pedro de Almeida Vasconcelos

Graduado em Geografia pela Unicap; Mestre em Urbanismo pela Université Catholique de Louvain; Ph.D em Geografia pela Université d´Ottawa e Pós-doutorado pela Université Paris IV – Sorbonne. Professor Titular em Geografia da Ufba. Atua nos Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da Ucsal e em Geografia da Ufba. Pesquisador 1-A do CNPq. Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia (2018). Tem várias publicações e premiações. Pesquisas em desenvolvimento: Os Antecedentes do Trabalho Informal Urbano; Salvador: transformações e permanências e outros estudos. Atua na área de Geografia Histórica; Teorias sobre cidades.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6592341965132312

 

Silvana Sá de Carvalho

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Especialista em Geoprocessamento (1996). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1995). Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa e           Pós-Gradução e professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Áreas de interesse: Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Geoprocessamento e Planejamento Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Técnicas de Análise Urbana e Regional, Análise de Dados Geográficos, Cartografia Temática e Cidades Digitais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2509418288797497

 

 

Maina Pirajá Silva

Licenciada, bacharel, mestre e doutora em Geografia pela UFBA. Pós-doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela UCSAL. Líder do Grupo de estudos de Áreas Metropolitanas (GAM)/UCSAL. Desenvolve pesquisas na área da Geografia Urbana e Regional, com ênfase em análises sobre planejamento, governança, dinâmicas e transformações espaciais em áreas metropolitanas, atuando ainda nas temáticas sobre Análise de dados, Cartografia temática e Geoprocessamento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1454954636042924