Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Planejamento Territorial

Tela cheia

O Programa

7 de Novembro de 2014, 17:38 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social é vinculado à Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica do Salvador – SPPG/UCSAL. Seu objetivo primordial é criar competências acadêmicas, em planejamento da cidade e da região, na perspectiva das condições de vida humana e de suas relações socioambientais. Neste sentido, os seus estudos, de foco interdisciplinar, inter-relacionam os fenômenos territoriais às questões sociais e ambientais, com especial ênfase nas formas de intervenção planejada tendo em vista as condições de vida no território.

 

Áreas de concentração

Territorialização e Desenvolvimento Social - prioriza a análise da dinâmica social que possa redundar em novos processos de planejamento, assumindo o território como uma instância social potencialmente agregadora e visando atingir níveis de desenvolvimento socialmente mais justos e ecologicamente prudentes em diferentes escalas e contextos.

 

Objetivos

O objetivo primordial do programa é criar competências acadêmicas, em planejamento territorial da cidade, da região, do urbano, do rural e do local na perspectiva das condições de vida humana e de suas relações socioambientais.

 

Público-alvo

O Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social destina-se a graduados em cursos superiores que desejam aprofundar seus estudos sobre os fenômenos territoriais relacionando-os às questões econômicas, sociais, culturais e ambientais, com especial ênfase nas formas de intervenção planejada em diferentes contextos regionais ou sub-regionais. Confere o titulo de Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e tem como uma das suas finalidades iniciar o estudante na carreira de pesquisador.

O Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social destina-se a Mestres que procuram aprofundar suas pesquisas em questões territoriais, planejamento e desenvolvimento social. Confere o título de Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, caracterizando o egresso como pesquisador e como docente universitário.

Perfil do Egresso

 Os egressos estarão aptos para desenvolver suas capacidades em universidades, organismos não governamentais e em empresas. O seu perfil envolve as habilidades para o desenvolvimento de estratégias de planejamento e desenvolvimento urbano, regional e rural, com ênfase nas questões sócio-territoriais.