Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Políticas Sociais

Tela cheia

O Programa

7 de Novembro de 2014, 17:20 , por Igor Leonardo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania é um curso de pós-graduação stricto sensu, voltado para a formação de competências acadêmicas, políticas e técnicas necessárias à produção de conhecimentos sobre as atuais configurações da questão social e à formulação, gestão e avaliação de políticas sociais, com vista à promoção do bem-estar dos cidadãos. Com ele, a UCSal busca atender a uma demanda histórica da sociedade, especialmente daqueles setores mais diretamente envolvidos com o enfrentamento das múltiplas manifestações da questão social.

O curso tem caráter interdisciplinar e acolhe graduados e mestres de qualquer curso de graduação com interesse nas temáticas contempladas na sua Área de Concentração, tais como, Direito, Serviço Social, Economia, Psicologia, Administração, Pedagogia, Ciências Sociais, Fisioterapia, Enfermagem e outras.

Vagas são oferecidas anualmente para Aluno Regular no Mestrado e no Doutorado, além das vagas para Aluno Especial, abertas no início de cada semestre e destinadas aos interessados no curso que ainda não passaram pela seleção para aluno regular ou àqueles que desejem se atualizar nas temáticas do curso. 

 

Área de concentração

Políticas Sociais e Cidadania

O curso tem como objetivo as políticas sociais considerando a sua pluralidade de sentidos, suas perspectivas multidimensionais, em diferentes escalas e universos empíricos que conferem especificidades à interconexão entre o Estado, a sociedade e o mercado e envolvendo debates entrecruzados de saberes originários de várias áreas do conhecimento. Contempla a crítica dos regimes de bem-estar social; os modos de organização do poder político e social;o modo como as políticas setoriais se constituem, suas lógicas, princípios, modelos e institucionalização e a capacidade política da sociedade (sujeitos históricos) em estabelecer mecanismos de produção e controle social dos bens públicos como direito (s) da cidadania.

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadadia da UCSal propõe formação interdisciplinar consistente de mestres e doutores sobre políticas sociais, com ênfase na mudança histórica, econômica, social e política e na espacialização que acompanham o desenvolvimento do capitalismo e os diferentes regimes de bem-estar, processos que exigem uma abordagem teórico-metodológica que favoreça o diálogo entre saberes (sociologia economia política, antropologia, educação, saúde, psicologia, serviço social, direito e ciências políticas).

Com essas preocupações, o curso visa: a) Oferecer formação teórico-metodológica de caráter interdisciplinar, qualificando profissionais para atuarem em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional, na inovação de pesquisas nas áreas das políticas sociais e da efetividade dos direitos sociais da cidadania. b) Desenvolver pesquisas interdisciplinares orientadas para conhecer, avaliar e atender às exigências implícitas à intervenção do Estado na área social,na garantia da seguridade social e civil, orientadas para o aperfeiçoamento da cidadania. c) Fomentar o debate sobre o ciclo crítico do desenvolvimento contemporâneo, buscando atenuar riscos e desenvolver ferramentas analíticas que permitam a redução das desigualdades;a garantia dos direitos e a expressão da cidadania em suas distintas formas de manifestação e participação política. d) Fomentar a cooperação internacional com grupos de excelência, de forma a melhorar a produção científica e a qualidade das pesquisas docentes e discentes e permitir a mobilidade na formação. e) Desenvolver o potencial criativo e inovador no campo das conquistas científicas do ser humano integral e integrado para questionar e responder aos "desafios da complexidade".

 

Público-alvo

Voltado para a formação de competências acadêmicas, políticas e técnicas na área das políticas sociais, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania acolhe recém-graduados e profissionais de formação disciplinar variada - Serviço Social, Direito, Administração, Saúde Coletiva, Enfermagem, Fisioterapia, Sociologia, Economia, Pedagogia e Psicologia, dentre outras -, vocacionados para a pesquisa e ensino e/ou que atuem ou desejem atuar como profissionais em organizações governamentais e não-governamentais, na esfera das políticas sociais, particularmente aquelas relacionadas à assistência social, saúde; educação; atenção à infância, adolescência e velhice; geração de emprego e renda, acesso à justiça e demais ações voltadas para a afirmação da cidadania.

 

Perfil do Egresso

Os Mestres e Doutores em Políticas Sociais e Cidadania estarão habilitados em nível avançado para o ensino na graduação e na pós-graduação e para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas de caráter interdisciplinar na área de concentração do curso, assim como para o desempenho de atividades nos campos das políticas sociais e da cidadania, em âmbitos institucionais diversos, como o setor público, organizações não governamentais nacionais e internacionais e em entidades do setor privado. Esses profissionais desenvolverão competências para acompanhar e se inserir nos debates contemporâneos e para intervir na realidade social. A prática com pesquisa interdisciplinar contribuirá para que os egressos, formados em diversas áreas do conhecimento e atuando em diversos campos profissionais das políticas sociais, nas suas funções originais ampliem sua base social de referencia e passam a se interessar em novas abordagens em seu próprio campo, as quais se estruturam por conhecimento interdisciplinar.