Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Extensão

______________________________________________________________

Dimensão acadêmica que tem um papel SOCIAL de interlocução entre Universidade e Sociedade que busca, por meio de atividades extensionistas de caráter multivariado, favorecer a formação técnica e cidadã.

Em consonância com a natureza confessional e comunitária da Universidade Católica do Salvador, a Extensão constitui-se em um lócus privilegiado de troca de saberes entre a universidade e a comunidade, permitindo o encontro do conhecimento científico e humanístico com o saber popular, potencializando os seus valores e características de modo a produzir, em interação com a sociedade, um conhecimento que possa contribuir para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática.

Enquanto prática acadêmica, a extensão constitui-se em componente pedagógico efetivo ao se vincular ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa), tendo em vista assegurar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Implica:

  1. promoção de ações extensionistas de natureza interdisciplinar que se constituam em respostas para os desafios da realidade e fortaleçam o compromisso social da Universidade;
  2. democratização e produção do conhecimento mediante troca de saberes entre universidade e comunidade;
  3. desenvolvimento de programas e projetos, em parceria com órgãos federais, estaduais, municipais, entidades não-governamentais e empresas privadas.

Os eixos temáticos dos programas e projetos de extensão deverão referenciar-se, primordialmente, nas linhas temáticas que constam nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UCSal em articulação com as oito áreas correspondentes aos principais focos da política social: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho, em consonância com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras (2012).

 

Mais informações:
 
 
71 3206-7994