Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Programa de direito

Tela cheia

LINHAS DE PESQUISA 2019.1

14 de Janeiro de 2019, 14:19 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 694 vezes

Linhas de Pesquisa

  1. Bioética, Alteridade e Meio Ambiente Social

 

Descrição: A linha de pesquisa Bioética, alteridade e meio ambiente social propõe-se estudar as bases culturais e jurídicas presentes no saber da Bioética, meio ambiente e justiça social.

Com base em um pluralismo cultural existente na sociedade, busca-se compreender as diversas visões sobre a vida em comunidade, sua diversidade e sua complexidade, a fim de possibilitar uma sustentabilidade ambiental e promoção da equidade e desenvolvimento social de todos os grupos existentes. Com base em uma perspectiva

transdisciplinar esta linha permite a discussão e a pesquisa em torno dos elementos do saber científico, sobretudo aqueles voltados à defesa dos grupos sociais e de suas complexidades; O meio ambiente, então, é um espaço de oportunidades para que todos, presentes e futuras gerações, possam desfrutar e contribuir para promoção de valores democráticos.

A linha de pesquisa de Bioética, Alteridade e Meio Ambiente Social é sustentada por 5 docentes permanentes:

 

Docentes:

  1. Ana Thereza Meireles Araújo
  2.  Heron José de Santana Gordilho
  3. Mônica Neves Aguiar da Silva
  4. Tagore Trajano de Almeida Silva
  5. Thais Novaes Cavalcanti

 

2. Políticas Públicas e Efetivação de Direitos Fundamentais

 

Descrição: Com o objetivo de articular os saberes que abordam ações públicas, esta linha busca compreender formas sociais de promoção social e desenvolvimento humano, através de políticas públicas que se estabelecem na sociedade brasileira para a efetivação de direitos fundamentais.

Produzir conhecimento pela comunidade acadêmica para ser efetiva e socialmente aplicado e o escopo primordial da linha que se propõe. A abstração típica da função tipológica da intuição na pesquisa científica, pela qual se percebe ideias e imagens, deve estar ligada à possibilidade de sua execução. A criatividade trazida pela intuição a

qual permite abrir novas possiblidades concernentes ao caráter do pesquisador não deve afastar, mas, ao contrário, promover a aplicação da ideia na prática, ou seja, seu teste na realidade social.

Desta forma, a linha proposta, busca a função real da concretização dos direitos fundamentais estudados na área de concentração escolhida.

A linha de pesquisa Políticas Públicas e Efetivação de Direitos Fundamentais possui 5 docentes permanentes e uma docente colaboradora:

 

Docentes Permanentes:

  1. Alexandre Douglas Zaidan de Carvalho;
  2.  Fábio Roque da Silva Araujo;
  3. Jadson Correia de Oliveira;
  4. João Glicério Oliveira Filho;
  5. Paulo Roberto Lyrio Pimenta;

Docente Colaborador:

1. Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro