Ir para o conteúdo

Thin logo

Tela cheia

Apresentação

15 de Junho de 2020, 15:19 , por Vitor Silva Alves - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 130 vezes

O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

Em março de 2020 a UCSAL, concorreu ao Edital no 1 da CAPES, classificando-se entre as 250 Instituições de Ensino Superior selecionadas para oferecer o Programa. A Residência Pedagógica da UCSAL atenderá durante 18 meses, 96 estudantes de cursos de Licenciatura, distribuídos em três subprojetos interdisciplinares: Música e Matemática sob orientação do professor Dr. Obadias Cunha, e da professora Dra. Maria Auxiliadora; História e Geografia, sob a orientação do Professor Ms. José Jackson Andrade; Letras e Pedagogia, sob a orientação do professor José Abbade. Além dos orientadores dos subprojetos os estudantes serão acompanhados por professores preceptores atuantes nas escolas parceiras.

A Residência Pedagógica da UCSAL, sob a coordenação institucional da professora Dra. Jaqueline Leite, tem como objetivo geral Corroborar com a formação inicial de estudantes de licenciatura, aperfeiçoando seu compromisso com a elevação da qualidade do ensino nas escolas da rede pública e seu protagonismo em práticas pedagógicas coerentes com a realidade de um mundo globalizado e em constante transformação, buscando superar a dicotomia teoria e prática, mediante a articulação da Universidade Católica do Salvador com a rede de Educação Básica do Estado.

Fundamentado no Modelo Teórico Cante e Dance com a Gente, da professora Dra. Helena de Souza Nunes, e de acordo a Missão desta Universidade, o PIBID UCSAL está estruturado em três eixos:

Construção de Si - formação de sujeitos éticos, que compreendem e investem em seu autoconhecimento e em sua vocação.

Preparação Profissional - formação de docentes que possuem competências e habilidades pedagógicas e sociais nas áreas específicas, preparados para atuar interdisciplinarmente como protagonistas num mundo em transformação.

Comprometimento com o outro - formação de sujeitos comprometidos em servir ao ser humano, colaborando para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.

Contato: rp@ucsal.br