Ir para o conteúdo

Thin logo

 Voltar a 23ª-SEMOC
Tela cheia

Apresentação

18 de Maio de 2020, 14:14 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 273 vezes

23ª SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA – SEMOC

A SEMOC oportuniza a participação de interessados em diversos níveis: graduação, pós-graduação, ensino médio, membros das comunidades locais e adjacentes aos Campi. O público alvo principal é sem dúvida a comunidade acadêmica municipal, regional e nacional. As principais IES presentes, além da UCSAL, são usualmente UFBA, UNEB, UEFS, USBA, UNIFACS entre outras. As inscrições de trabalhos para as sessões de comunicação são facultadas à comunidade das universidades e dos centros de pesquisas sediados no Brasil e no exterior (professores, pesquisadores, alunos de graduação/pós-graduação e funcionários), IES parceiras, além de profissionais egressos da UCSAL. O acesso às atividades é aberto ao público em geral, inclusive na apresentação dos trabalhos nas sessões de comunicação.

 

 

“ENVELHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIAS”

19 a 23 de outubro de 2020

 

COMISSÃO ORGANIZADORA E EXECUTIVA

 

Comitê Executivo

Prof. Dr. Moacir Tinôco, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Deivid Lorenzo, Pró Reitor de Graduação e Extensão e Ação Comunitária

Profª. Drª. Ana Thereza Meirelles, PPG em Direito

Profª. Drª. Cristina Marchi, PPG em e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social

Profª. Drª. Kátia Oliver, PPG em Políticas sociais

Profª. Drª. Sumaia Midlej, PPG em Família na Sociedade Contemporânea

Profª. Drª. Aparecida Teixeira, Coordenação de Pesquisa

Profª. Drª. Eliana Brito, Coordenação Geral do Lato Sensu

 

Comitê de Organização

Mário Lázaro do Espírito Santo -  PROPPG

Cláudio Cunha -  Cerimonial

Lucas Peixinho - Administração dos Campi

Ana Cláudia Silva de Souza -  ASCOM

Léa Maria Bonfim Medeiros -  Coordenação de Extensão

Linda Gomes – Bibliotecas dos Campi

Danielle Bandeira - Administração Campus Federação

 

Subcomitê por Eixo Temático

 

Eixo 1.

Profª, Drª. Elaine Rabinovich

Profª, Msc. Verena Galvão

Prof. Dr. Filipe Rego

Profª, Drª. Lúcia Moreira

Prof. Dr. Rafael Fornasier

Doutoranda Janaína Paiva

 

Eixo 2.

Profª. Drª. Ana Thereza Meirelles

Prof. Dr. Alexandre Douglas Zaidan

Profª. Drª. Fernanda Ravazzano

Prof. Dr. Jadson Oliveira

Profª. Drª. Rita Bonelli

 

Eixo 3.

 

Eixo 4.

Profª, Draª. Maina Pirajá

Prof Msc. Fernando Antonio de Souza Pereira

Prof Msc. José Luiz Borja Fernandez

Doutoranda Ana Paula Geitenes

 

Eixo 5.

Profª. Drª Débora Porciúncula - PNPD/UCSAL

Profª. Fernanda Batista

 

 

·         APRESENTAÇÃO

 

A Semana de Mobilização Científica - SEMOC - é uma atividade promovida anualmente pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), integrando a programação regular de atividades do calendário acadêmico desde 1998, sendo organizada e executada com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e funcionários), e já é uma tradição na cidade do Salvador.

Dentre seus principais objetivos, a SEMOC pretende estimular e socializar as iniciativas no campo da pesquisa científica e da extensão desenvolvidas na Universidade, contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, promover o intercâmbio intra e interinstitucional em torno da produção do conhecimento e das ações comunitárias, e fomentar a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no Estado da Bahia, como também no âmbito nacional e internacional.

A série SEMOC tem gerado importantes desdobramentos para o fortalecimento da ambiência acadêmica, dentre os quais se inclui o estímulo à sensibilização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade universitária, com repercussões na produção e socialização da pesquisa científica, no intercâmbio de atividades culturais, na articulação entre os campi e entre diferentes instituições e na criação e aprofundamento de redes nacionais e  internacionais.

Neste já tradicional evento anual, docentes, discentes, funcionários, pesquisadores e comunidades realizam atividades diversas em torno das temáticas selecionadas, anualmente, que inclui conferências, mesas redondas, jornadas de pesquisa, debates, apresentações de trabalho, minicursos, oficinas e atividades culturais.

     A sucessão de temáticas centrais da série SEMOC demonstra um encadeamento lógico e tradutor do mérito privilegiado pela UCSAL, circunscrito em preocupações explícitas com questões sociais e com princípios basilares de cunho universal, que articula-se, dessa forma, com a proposta pedagógica institucional, como, também, evidencia a tendência de colocar no centro dos debates temas de ampla abrangência científica e de abordagem interdisciplinar.

            A cultura institucional de integração das diferentes áreas do conhecimento alicerça o portfólio acadêmico da UCSAL. Para a 23ª edição, a SEMOC traz como temática central “Envelhecimento em Tempos de Pandemias”, que possibilita experienciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e entre as grandes áreas do conhecimento:  Ciências Exatas e da Terra, Ciências Naturais, Engenharia / Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Este tema se sincroniza, assim, com a diretriz institucional de pautar agendas que privilegiam reflexões de relevância social, que sejam efetivas e inovadoras na perspectiva de soluções para problemas reais que afetam a vida humana, sempre enriquecidas por abordagens multidisciplinares, que abrangem as várias concepções de produção do conhecimento.

  

  • PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS OU DE INOVAÇÃO DO EVENTO

 

O objetivo principal do evento é contribuir para a difusão da temática - Envelhecimento em Tempos de Pandemias e promover o fortalecimento da produção do conhecimento científico (diversidade científica) no país. A 23ª Semana de Mobilização Científica – SEMOC inclui, dentre suas principais metas e contribuições:

  1. a) promover a difusão científico-cultural de conhecimento do tema no âmbito universitário;
  2. b) articular iniciativas de produção do conhecimento de forma integrada entre os cursos de graduação e pós-graduação da UCSAL;
  3. c) incentivar e promover o intercâmbio científico e cultural entre os Centros de Pesquisa da Região, do país e do mundo;
  4. d) contribuir para a reflexão sobre o envelhecimento em tempos de pandemia, considerando, tanto do ponto de vista teórico quanto de propostas práticas, que privilegiam o desenvolvimento de ações de promoção da pessoa que envelhece, suas relações sociais e o meio em que vive;
  5. e) criar redes de conhecimento interinstitucionais internacionais e nacionais, fortalecendo a produção e difusão do conhecimento científico de caráter interdisciplinar acerca do eixo temático;
  6. f) ampliar, a partir de estudos e pesquisas, os impactos sociais e culturais através de ações integradas à temática;
  7. g) ampliar as possibilidades de projetos de extensão (via projetos científicos, ações sociais, culturais e esportivas) relacionados com o tema Envelhecimento em Tempos de Pandemias. 

 

  • SEMOC VIRTUAL

 

Seguindo a nova tendência global de orientação na pandemia para redução de grandes aglomerações, traremos nesta 23ª versão,  a inclusão de uma proposta de "SEMOC Virtual". Nesta nova possibilidade ampliada de modalidade, além das atividades presenciais, teremos diversas "Lives", Vídeo Conferências, Palestras, Sessões de Comunicação Virtuais em Vídeo e Minicursos, que poderão ou não estar em formato virtual. Esta novidade oportunizará para aqueles que não possam ou não desejem participar presencialmente, a possibilidade de participação virtualmente e, além disso, permitirá que palestrantes e pesquisadores de diversas partes da Bahia, do Brasil e do mundo, possam contribuir à distância com a comunicação de seus estudos e pesquisas. -.

 

  • WORKSHOPS E OFICINAS PARA AS PESSOAS IDOSAS

 

Procurando cumprir o seu papel social, extensionista e filantrópico a 23ª SEMOC, contará com atividades voltadas, especificamente, para as pessoas idosas. Uma série de wokshops e oficinas serão oferecidas, o que - trará para esse segmento da sociedade - um espaço especial de convivência da  vida universitária e quem sabe de maneira permanente.

 

  • PRÊMIO "MELHOR ARTIGO" POR EIXO TEMÁTICO

            Mais uma grande novidade desta edição é a  premiação para os melhores artigos publicados na 23ª SEMOC. Esta atividade será acompanhada de perto pelo nosso Centro de Escrita Científica (CEC) e  proporcionará uma excelente oportunidade para reconhecermos e valorizarmos os melhores trabalhos científicos apresentados por Eixos Temáticos.

 

  • LANÇAMENTO E RELANÇAMENTO DE LIVROS

            A fim de mostrar para toda a comunidade acadêmica os novos lançamentos de livros da nossa comunidade UCSAL, teremos mostras de livros recém lançados ou em lançamentos, com a presença interativa de estudantes e autores e promoção de momentos de autógrafos.

 

  • FESTIVAL DE MÚSICA COM GASTRONOMIA

Se temos duas atividades  que combinam muito com a realização do  lazer de idosos(as),  é a  música e a gastronomia. Estas atrações combinadas serão proporcionadas a partir de um repertório cuidadosamente pensado não só para este segmento, como para todos os públicos participantes da 23ª SEMOC.

 

  • ESPAÇO EMPRESA SOLIDÁRIA

Nesta atração teremos a presença das empresas parceiras da 23ª SEMOC. Será um espaço pensado para que determinadas empresas possam mostrar sua solidariedade com nosso público alvo e também expor os seus produtos e serviços.

 

  • EXPO LATO SENSU

Nesta 23ª SEMOC, cria-se um espaço especial de interatividade de produção do conhecimento e estreitamento de vínculos institucionais, garantindo a identidade da Pós Graduação Lato Sensu no contexto da SEMOC. Ao fortalecer o papel da Universidade como produtora de conhecimento a serviço da sociedade, a Expo Lato Sensu cria oportunidades de aproximação entre a UCSAL, organizações e empresas, mediante a participação  de estudantes do Lato Sensu com apresentação de suas produções científicas, considerando as diferentes áreas de conhecimento a partir da realização de oficinas, seminários conferências debates, exposições, games e minicursos com temáticas interdisciplinares e aderentes ao enfoque do Envelhecimento em Tempos de Pandemias.

Estas são algumas das nossas atrações nesta 23ª SEMOC - "Envelhecimento em Tempos de Pandemias".

 

As atividades ocorrerão em dois Campi da UCSAL e mais instituições parceiras externas. As atividades, abaixo, serão distribuídas entre todos os espaços, de maneira a que ocorram atividades durante os cinco dias previstos para acontecer a 23ª SEMOC.

 

 

ATIVIDADES

19/10

20/10

21/10

22/10

23/10

Credenciamento e Montagem de Stands

 

 

 

 

 

Abertura e Encerramento

 

 

 

 

 

Mesas redondas e Sessões Científicas

 

 

 

 

 

Minicursos

 

 

 

 

 

Oficinas e Workshops da Terceira Idade (NOVIDADE)

 

 

 

 

 

Jornadas Científicas

 

 

 

 

 

Festival de Música e Gastronomia

 

 

 

 

 

Lançamento e Relançamento de livros

 

 

 

 

 

Expo Lato Sensu

 

 

 

 

 

Espaço "Empresa Solidária"

 

 

 

 

 

SEMOC Virtual (NOVIDADE)

 

 

 

 

 

SEMOC Jovem/Iniciação Científica

 

 

 

 

 

Premiação dos Melhores Artigos (NOVIDADE)

 

 

 

 

 

Salão Interativo (Sessões Culturais, Exposições)