Ir para o conteúdo

Thin-logo

Tela cheia

Projetos

12 de Junho de 2017 , por Ana Elisa Rocha -
Visualizado 24 vezes

SMART-SSA

 

O Smart-SSA é um aplicativo de mapas interativos, onde as pessoas podem inserir suas próprias camadas de informações e pesquisar informações sobre a cidade de Salvador e sua região metropolitana RMS, o aplicativo é desenvolvido e  mantido  por estudantes, pesquisadores e professores  da Universidade Católica do Salvador bem como outras instituições parceiras seguindo a linha das cidades inteligentes (smart cities)

 

A principal diferença entre o Smart-SSA e outro aplicativos de mapas interativos, é a possibilidade de customizar perfis de acesso e modelos de dados dentro da aplicação, de modo que uma pessoa comum pode inserir e buscar informações de uso público, mas uma empresa pode por exemplo construir camadas de nível estratégico de forma moderada por um administrador.

 

O aplicativo foi desenvolvido para as plataformas web e mobile, e na sua primeira versão permite a importação de dados nos formatos Shapefile, Google KML e GeoJSON.

 

SAGE

 

Desenvolvido no Electronic Visualization Laboratory (EVL) da Universidade de Illinois (Chicago), o Scalable Amplified Group Environment - SAGE é um middleware de código aberto que fornece a vários usuários simultâneos um ambiente operacional comum para acessar, exibir e compartilhar uma variedade de informações intensivas de dados. O software permite que cada usuário crie um ponteiro na SRSD usando seu próprio equipamento, ou para acessar diretamente o SRSD de outras instituições  e interagir através de uma interface multi-touch. Desta forma, vários usuários simultaneamente podem adicionar ou interagir com o conteúdo. O sistema permite a visualização e manipulação de imagens de fontes remotas, utilizando redes de alta velocidade para processar o conteúdo variando de imagens de alta definição, vídeos a documentos em PDF, onde se pode efetivamente visualizar grandes volumes de dados num ambiente colaborativo. Como resultado, mais de cem instituições adotaram SAGE em todo o mundo ao longo da última década.