Ir para o conteúdo

Mestrado e Doutorado

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

O Mestrado em Planejamento Ambiental faz visita oficial à Universidade de Bolonha na Italia

2 de Janeiro de 2019, 14:40 , por Ana Elisa Rocha - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 79 vezes
"A parceria entre o o Programa de Pós Graduação em Planejamento Ambiental da UCSAL, e o seu Mestrado Profissional, ganha mais força com uma visita oficial da nossa Profª Drª Cristina Marchi àquela instituição agora em Dezembro de 2018. Com a visita ao setor de Edificações e Sustentabilidade da Universidade de Bolonha a parceria termina o ano ainda mais fortalecida, com uma visita técnica à região da Emília Romana, na Itália. O trabalho vem acontecendo há alguns anos e envolve funcionários, docentes e discentes do PPGPA/UCSAL e funcionários de diversos setores da instituição.
 
A Profª Drª Maria Marchi representou o PPGPA/UCSAL na reunião com o diretor de edificações e sustentabilidade da universidade italiana, o Sr. Andrea Braschi, tratando sobre parcerias para ações sustentáveis. Também participaram da reunião a arquiteta da Universidade de Bolonha, Gilciana de Jesus que foi bolsista em 2018, do programa Erasmus Plus da União Européia e aplicou seu plano de trabalho junto ao Mestrado Profissional do nosso Programa. Também estava presente a professora, Larissa Ramos da UCSAL. 
Segundo Braschi, sustentabilidade fomenta parcerias. “Estamos investindo internamente na área há algum tempo. Agora é o momento de ampliar os horizontes, buscando experiências em outras realidades, o que representa crescimento para todos”. O plano de trabalho da Arquiteta Gilciana de Jesus resultou na elaboração da Política Institucional de Sustentabilidade, pelos alunos da turma 2018 de Políticas Públicas e Meio Ambiente, a Política será apresentada pelos alunos ao nosso Reitor já no início do próximo ano. 
 
Profª Cristina Marchi também lembrou da necessidade de divulgação destas ações para contribuir com a realização de novas iniciativas. “A escrita acadêmica é um instrumento importante para que outros profissionais e instituições sigam os mesmos procedimentos”, explicou.
Um artigo acadêmico sobre construções sustentáveis no Brasil e Itália já está em andamento como parte desta parceria, que também abre possibilidade para novos trabalhos colaborativos entre discentes e docentes de ambas as instituições. 
 
A arquiteta Gilciana de Jesus, funcionária da Universidade de Bolonha e responsável por projetos de sustentabilidade financiados pelo programa Erasmus Plus, conduziu a visita in loco a alguns projetos da Universidade italiana e mais antiga de toda Europa. Carros movidos à energia elétrica, horta orgânica, contêineres para separação separação de resíduos, utilização de reciclados nas edificações já são realidade nos cerca de um milhão de metros quadrados onde funciona a respeitada instituição. Projetos técnicos para qualidade de vida da comunidade acadêmica, através da melhoria na alimentação, com a compra de hortifrutis a preço de custo, também estão em desenvolvimento e devem ser implementados até o fim de 2019. 
 
De outro lado a arquiteta já aprovou um novo plano de trabalho para o Erasmus Plus em 2019 e também aplicará o plano no nosso Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental. Este é um passo certamente muito inovador e de grande impacto para um mestrado profissional na realidade brasileira."
 
 
 

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.